ATPS - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS
Tese: ATPS - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandramary • 10/10/2014 • Tese • 10.318 Palavras (42 Páginas) • 232 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ
ATPS - PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
CURSO 3º CC0 - A
1. ÉRICA JOSÉ GODINHO RA: 2289443271
2. LARISSA LAVANE DA SILVA RA: 6814000214
3. MARIANA BARRETO DE OLIVEIRA RA: 6275254862
4. RENATA LOPES DA SILVA RA: 6854485424
5. RODRIGO SANT ANNA DA SILVA RA: 6814000214
6. SANDRA MARIA DA SILVA RA: 6849417648
Profª. Regina
Jacareí, 23 de maio 2014.
1.Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?
As habilidades necessárias para um gestor de sucesso é a capacidade de lidar com problemas, polivalência, adaptabilidade, ponderação e interação.
Um gestor de sucesso precisa saber liderar sua equipe, comunicando-se claramente o que se quer atingir e os objetivos da empresa, é preciso ser rápido nas tomadas de decisões, saber delegar atividades os seus subordinados, dar feedback e estabelecer comprometimento com os participantes, um bom gestor tem que saber negociar, ter uma visão estratégica e fazer reflexões com a equipe sobre que caminho deve percorrer para melhorar nas atividades.
2. O conceito de Empresa, de gestor e empresário?
Empresa: Juridicamente, empresa significa uma ação que o empresário exerce. Desse modo, deve-se ficar claro que se trata de duas pessoas: empresa, pessoa jurídico, e empresário, pessoa natural.
Empresário: Distingue-se também a empresa da pessoa do proprietário, pois uma empresa bem gerida pode durar anos, enquanto o proprietário falece. É a idéia do conceito de instituição, em que instituição é o que perdura no tempo. O empresário é a pessoa que exercita profissionalmente a atividade economicamente organizada, visando à produção ou circulação de bens ou serviços para o mercado (art. 966 do Código Civil)
Gestor: O papel do gestor vai muito além do meramente administrar, desempenhando funções que há muito tempo resumiam se a essa prática. Segundo esse, pouco importa o termo a ser utilizado, desde que: O termo cultura organizacional vem diretamente associado de que as organizações são marcadas pelas interações sociais entre as pessoas, destacando as relações informais que ocorrem na escola, para além de uma visão meramente burocrática do funcionamento da instituição.
3. Por que as empresas são consideradas sistemas abertos
O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e de saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas não são bem conhecidas e suas relações de causa e efeito são indeterminadas. Por essa razão, o sistema aberto é também chamado sistema orgânico. O melhor exemplo de sistemas abertos são as organizações em geral e as empresas em particular, todos os sistemas vivos e, principalmente, o homem. Nas organizações não existe uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são abertas e permeáveis. O sistema é aberto à medida que efetua transações ou intercâmbios (entradas e saídas) com o ambiente que o envolve. Em outros termos, o sistema aberto apresenta uma grande interdependência com o seu ambiente.
4. O que é missão, visão e valores organizacionais
Missão: A missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes: Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem? A organização deverá seguir uma linha da qual não abre mão, como por exemplo: honestidade, respeito, qualidade, integridade, etc.
Visão: A visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado pelos esforços individuais, da equipe e pela alocação de recursos. A visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração. A aspiração de tornar-se "algo", e a inspiração porque esse "algo" deve merecer e valer a pena ser concretizado. Deve ser uma frase prática, realista e visível, pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propuser resultados inatingíveis. Uma simples frase pode sintetizar essa idéia sendo, ao mesmo tempo, ambiciosa e inspiradora. Deve facilitar as respostas para as seguintes perguntas: No que a empresa quer se tornar? Onde nós estaremos? O que a empresa será? Em que direção deve-se apontar os esforços dos dirigentes e colaboradores?
Valores: Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a missão, na direção da visão.
RESENHA
Este Trabalho mostra que planejar, tem a ver com minimizar erros ou aumentar probabilidades de acerto.
Para o Administrador e gestor planejar torna-se obrigatório, pois terá que apresentar soluções viáveis para alcançar objetivos comuns.
O planejamento estratégico que se tornou o foco de atenção da alta administração das empresas volta-se para medidas positivas onde a empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente. Todos os tipos de empresas estão chegando à conclusão de que essa atenção sistêmica à estratégia é uma atividade mais proveitosa empresas pequenas, médias e grandes, distribuidores e fabricantes, bancos e instituições sem finalidades de lucro. A empresa somente poderá crescer e progredir se conseguir ajustar-se a conjuntura e o planejamento estratégico é uma técnica comprovada para que tais técnicas comprovadas sejam feitas com inteligência. Temos também planejamento tático e operacional.
Os requisitos do desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados.
Desenho departamental para a empresa trabalhar e operar ela precisa de departamentos, o desenho departamental refere-se á estrutura
...