ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Por: andrezaguirre30 • 18/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.581 Palavras (15 Páginas) • 187 Visualizações
ATPS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Turma – 3º Semestre
Professor EAD. – Prof.ª Msc Monica Satolani
Professor - Tutor a Distância – Marley Buchara Gomes Casagranda
São Caetano do Sul - SP
Junho 2013
SUMÁRIO
Introdução 3
Etapa 1 – Planejamento 4
Etapa 2 – Organização 8
Etapa 3 – Direção e Controle.................................................................................................10
Etapa 4 – O Administrador....................................................................................................12
Considerações Finais..............................................................................................................14
Implicações Éticas..................................................................................................................15
Referências Bibliográficas 16
INTRODUÇÃO
Durante grande parte de nossas vidas, pertencemos a algum tipo de organização: uma escola, uma equipe de esporte, um grupo religioso, ou até mesmo uma empresa.
Organização é a combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização, é possível perseguir e alcançar objetivos que seriam talvez um pouco mais difícil de atingir se a pessoa estivesse sozinha.
Algumas possuem uma estrutura formal, como as grandes corporações e outras uma estrutura informal, como é o caso de um time de futebol do bairro, por exemplo.
Em todas elas, de uma forma ou de outra, a administração se faz presente, em algumas o sucesso prevalece, porém em outras nem sempre.
O planejamento e a liderança são elementos essenciais para que a organização caminhe rumo ao seu desenvolvimento.
O objetivo deste trabalho é sistematizar o Processo Administrativo, que se trata de planejar, organizar, coordenar e controlar, por meio da elaboração de um relatório com um plano estratégico, para a realização de um projeto de extensão universitária.
Figura 1: O Processo Administrativo
ETAPA 1 – PLANEJAMENTO
1. Conceito de Planejamento
Planejamento pode ser visto como a determinação da direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado. Ele engloba decisões em fatos e estimativas do que ocorreria em cada alternativa. É um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de modo a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.
Planejar é, portanto, decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer.
Figura 2: Planejamento
1.1 Tipos de Planejamento
1.1.1 Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico refere-se ao planejamento sistêmico das metas de longo prazo e dos meios disponíveis para alcançá-las.
Ele deve definir os rumos do negócio, por isso que a elaboração de um Planejamento Estratégico aumenta a probabilidade de que, no futuro, a organização esteja no local certo, na hora certa. Um plano estratégico oferece uma visão de futuro. Independente do porte da organização, o plano estratégico indica a direção certa.
Esse tipo de planejamento é efetuado pelos dirigentes de mais alto nível de uma empresa, ou seja, seus diretores e assessores, pois quase sempre, são os que possuem uma visão sistêmica ou global da empresa e, portanto, tem melhores condições de analisarem o ambiente externo.
1.1.2 Planejamento Tático
O Planejamento Tático é desenvolvido pelos departamentos que estão subordinados a diretoria geral da empresa. Estes departamentos deverão desenvolver o seu próprio planejamento, focado para seu departamento, mas sem fugir do planejamento estratégico. Neste nível, entra a figura dos gerentes, coordenadores, supervisores e demais funções. Este nível tem como objetivo principal o desdobramento da estratégia, ou seja, de como será realizado o caminho para a consecução dos objetivos estratégicos (já estabelecidos no nível acima), utilizando de forma eficiente (cumprindo os processos) e eficaz (atingindo os objetivos), desdobrando-os em metas específicas para suas áreas e liderados.
O planejamento tático é feito de ano a ano e busca otimizar uma determinada área da empresa na busca de um resultado.
1.1.3 Planejamento Operacional
O Planejamento Operacional é uma função gerencial e especifica quais recursos devem estar disponíveis para cada produto e fornece os cronogramas. Pode ser realizado como um sistema que começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento tático.
Ele desenvolve planos, procedimentos e proporciona informações no sentido de propiciar meios e condições para aperfeiçoar e maximizar os resultados, para alcançar regularidade e certeza para que funcione com eficiência.
Para cumprir a estratégia traçada e alcançar os objetivos almejados, é necessário que pessoas "coloquem
...