ATPS : Processo Administrativo
Seminário: ATPS : Processo Administrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaells9 • 15/5/2014 • Seminário • 437 Palavras (2 Páginas) • 279 Visualizações
Processo Administrativo
O possesso administrativo é formado por quatro fundamentos essenciais para uma gestão, planejamento, Organização, Direção e Controle para que sejam aplicados de maneira eficaz e eficiente nas entidades em quais iremos atuar.
Planejamento
O planejamento é o principal fator administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas. Existem dois tipos de planejamento, estratégico e tático. O planejamento de uma empresa é formado por: operacional, procedimentos, orçamentos e programas. A importância deles na gestão é que os mesmos apresentam algumas características de como estabelecer um processo permanente e contínuo, que se preocupa com a racionalidade de tomada de decisões, sendo voltado para o futuro.
Organização
“a palavra organização denota todo empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos”.
Tipos de Organização
Existem dois tipos de organizações formal e informal, ambas se diferenciam, pois a informal as decisões são tomadas somente pelos diretores e a formal as decisões são tomadas com as pessoas que ocupam cargos na empresa.
Direção
Direção designa o processo pelo qual os gerentes procuram lidar com seus subordinados, liderando-os e comunicando-se com eles. Os outros processos administrativos – planejamento, organização e controle – podem ser vistos como interpessoais. Um gerente poderia praticá-los sozinho em seu escritório. Porém, liderar, ou a liderança, é diferente.
Situações e Estilo
Considere-se, por exemplo, a decisão que o gerente enfrenta de acordo com a pesquisa que se vê apenas os efeitos da liderança orientada para as pessoas ou para a tarefa. Se o gerente concentrar as atividades de liderança nas pessoas, os trabalhadores ficarão satisfeitos, mas serão menos produtivos. Trabalhadores ficarão satisfeitos, mas serão menos produtivos. Por outro lado, se o gerente concentrar-se na tarefa, os trabalhadores poderão tornar-se mais produtivos, mas ficarão menos satisfeitos. Da mesma forma, na pesquisa que leva em conta tanto à situação do líder quanto seu estilo, a liderança orientada para as pessoas funciona melhor em situações que são ou extremamente favoráveis ou extremamente desfavoráveis.
Controle
A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos.
Abrangência do controle
Enquanto o planejamento abre o processo administrativo, o controle serve de fechamento. Da mesma forma como ocorre com o planejamento, a abrangência do controle pode ser feita ao nível global, ao nível departamental e ao nível operacional, respectivamente dentro dos planos estratégicos, tático e operacional.
A importância do controle para a gestão
Com tudo o controle é importante para a gestão, pois protege os bens da empresa de roubos, desperdícios e abusos, através do controle qualitativo e 16 quantitativo
...