ATPS: Salário como fator motivador
Seminário: ATPS: Salário como fator motivador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deni24 • 26/11/2014 • Seminário • 3.016 Palavras (13 Páginas) • 302 Visualizações
Sumário
Introdução .............................................................................................................................. 03
1. Descrição da Empresa ...................................................................................................... 04
2. Descrição de Cargos .......................................................................................................... 04
2.1 Descrição do cargo de Analista Administrativo ........................................................... 04
2.2 Descrição do cargo de Motorista ................................................................................... 06
2.3 Descrição do cargo de Ajudante de Motorista ............................................................. 07
2.4. Descrição do cargo de vendedor interno e externo ..................................................... 09
3. Qual a importância do planejamento de carreira? ........................................................ 10
4. A Remuneração Moderna................................................................................................. 11
5. Programa de implantação de Cargos e salários na empresa Maná Doces Ltda. ........ 13
6. Conclusão.............................................................................................................................15
7. Referências Bibliográficas................................................................................................. 16
Introdução
Motivação é uma força interior que se modifica durante toda vida, essas mudanças traz aos seres humanos um direcionando aos seus objetivos, desta forma podemos dizer que somente nós mesmos temos este poder de se desmotivar.
Sendo assim o salário não é um fator motivacional, ele é um instrumento a mais na compatibilidade dos objetivos empresariais e pessoais.
Todo individuo procura não somente o salário, mas um ambiente que lhe traga conforto e retorno proporcionando um bem estar.
Considerando as teorias motivacionais modernas, dentro da Teoria Behaviorista, podemos considerar um aperfeiçoamento da teoria das relações humanas, encontramos duas teorias que são extremamente importantes para compreendermos o mecanismo de motivação do ser humano, são elas: a “Hierarquia das Necessidades”, de Maslow, e os “Fatores de Higiene-Motivação”, de Herzberg.
Segundo Abraham Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica.
Estas necessidades são organizadas da seguinte forma: auto realização, autoestima, sociais, segurança e fisiológicas, onde precisam ser supridas começando pelo alicerce, ou seja, pelas necessidades fisiológicas, onde cada pessoa tem suas próprias necessidades acima ou abaixo tendo assim um processo flexível.
Já para Frederick Herzberg, a motivação é alcançada através de dois fatores: fatores higiênicos e fatores motivacionais.
Os fatores higiênicos são os estímulos externos que melhoram o desempenho e a ações de indivíduo, porém isso não os motiva.
Os fatores motivacionais internos são sentimentos gerados dentro de cada pessoa a partir do reconhecimento e da auto realização gerada através de seus atos.
Segundo David McClelland existe três necessidades que são pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização, e McClelland, entende que tais necessidades são “secundárias”, ou seja, são adquiridas ao longo da vida, mas que trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.
Associando a teoria de Maslow e Herzberg à nossa questão de salário, como fator de motivação, observamos que, indiretamente, o salário contribui, é o pano de fundo, podemos compreender que o salário está tão intimamente ligado à satisfação das necessidades humanas.
1. Descrição da Empresa
A empresa Maná Doces Ltda. é uma empresa de médio porte localizada na Rua Igaratá, nº 1958, bairro Distrito Industrial em Santa Barbara d´Oeste, CEP: 13456-727– SP.
Seu prédio tem a medida de 500m², contendo as Áreas Administrativas, Marketing, Operacional, Refeitórios, Vestiário, Sala de descanso e Garagem, todos devidamente identificados pelas normas e legislações da IS09001 e ISO14001.
A empresa produz vários tipos de doces, tanto industrializados como caseiros conforme a demanda de mercado.
A missão da empresa é suprir as necessidades da indústria alimentícia com produtos e serviços de qualidade, comprometendo-se com a realização plena de seus colaboradores e sendo o diferencial sobre a concorrência, com o esforço de todos seus colaboradores.
Tem como valores organizacionais a atitude de excelência, trabalho em equipe, responsabilidade, comprometimento, garantido o máximo de efetividade possível, gerando satisfação para os clientes e colaboradores.
O seu publico alvo é atender ao mercado varejista e atacadista, com intermediações de distribuidores em geral.
A empresa foi criada devido ao amplo mercado no ramo alimentício na produção de doces e guloseimas, pois, mesmo que tenha um custo inicial alto sabemos que teremos um ótimo retorno e recuperação do que foi investimento.
A mesma conta com um quadro de 100 colaboradores entre área administrativa e operacional.
A entrevista foi realizada com Francisco Dantas (Gerente administrativo), que atua como gestor desta empresa há dois anos.
2. Descrições de Cargos
2.1 Descrição do cargo de Analista Administrativo
Titulo do Cargo: Analista administrativo
Unidade: Maná Doces Ltda de Santa Barbara d´Oeste
Descrição sumária
• Realizar
...