Visão geral: afinal, o salário é um fator motivador?
Resenha: Visão geral: afinal, o salário é um fator motivador?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jpamela • 5/11/2014 • Resenha • 262 Palavras (2 Páginas) • 376 Visualizações
Resenha: Afinal, salário é fator motivador?
No artigo escrito por Washington Sorio para o site RH.com.br, fala que o salário pode ser um fator de motivação para as pessoas. No conteúdo esta exposto as teorias motivacionais modernas que são: a Hierarquia das necessidades de A. Maslow e Fatores motivadores e higiênicos de F. Herzberg.
Podemos observar que a teoria de aslow o salário pode ser uma motivação, e ele pode contribuir para a satisfação das necessidades humanas.
A empresa tem um jeito de mostrar ao funcionário que esta satisfeita e valoriza o seu trabalho, e este jeito é fetuando o pagamento de salários. O plano de carreiras ajudaria a empresa a motivar o funcionário, pode ser que não seja um fator importante ou principal, mas daria uma base motivadora para os cargos ocupados e daria uma perspectiva de crescimento profissional para os funcionários.
Na teoria de Herzeberg, ee mostra que o salário está ligado a satisfação das necessidades humanas, entre fatores higiênicos e motivadores, aonde se incluem benefícios da empresa e ao cargo ocupado que podem gerar um grau de satisfação para o funcionário referente ao trabalho realizado.
O salário realmente não é o único fator motivacional de um funcionário, existem um conjunto de fatores que podem motivar as pessoas, muitas das vezes o ser humano não é só motivado pelo dinheiro, mas sim pelo reconhecimento de seu trabalho dentro de uma empresa. Por isso toda empresa deveria implantar um programa de cargos e salários para que os funcionários tenham cargos bem remunerados e exerçam suas funções de acordo com seu grau de conhecimento e experiência.
...