ATPS de Processos Administrativos
Por: leeh1820 • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.953 Palavras (16 Páginas) • 220 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
2. PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL 5
2.1 Liderança e poder 6
3 ORGANIZAÇÂO E AÇÃO EMPRESARIAL 8
4 DIREÇÃO E AÇÃO EMPRESARIAL 13
4.1 Clima organizacional 15
4.2 Responsabilidade social e meio ambiente 17
5 ADMINISTRAÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL 19
5.1 Controles e suas definições 19
5.2 Controle estratégico 19
5.3 Controle organizacional. 20
5.4 Planejamento estratégico 20
CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23
INTRODUÇÃO
O objetivo desta pesquisa é obtermos conhecimento quanto às habilidades necessárias de um gestor para desenvolver junto a sua equipe estratégias para a obtenção de bons resultados para seu empreendimento.
Iremos conceituar o que é empresa, gestor e empresários e suas respectivas diferenças. Colocaremos a entendimento o porquê as empresas são conceituadas empresas abertas, e a importância da visão, missão e valores para uma organização, conceitos esses que serão implantados em nossa cafeteria.
Falamos sobre a importância do controle para uma organização, plano estratégico e sobre as vantagens que a empresa vem usando esse método.
Criamos uma estratégia final para a melhoria da cafeteria.
2. PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
O público alvo desse empreendimento são pessoas de ambos os sexos com faixa etária entre 17 a 65 anos entre a classe c à média.
Podemos concluir que, as habilidades necessárias e fundamentais que um líder ou gestor deverá desenvolver para tornar suas funções e comportamentos de liderança são basicamente quatro:
• Sensibilidade nas situações: A habilidade que o gestor desenvolve em perceber as particularidades de cada situação ou indivíduo, além de suas tendências futuras. Com essa habilidade o gestor poderá diagnosticar mais precisamente a realidade, é pré-condição para outras habilidades.
• Flexibilidade ou maleabilidade de estilo de liderança: Esta habilidade requer do gestor capacidade para adequar-se ou adaptar-se com as situações com que ele se depara, quando não existem possibilidades necessidade ou é prudente alterá-las.
• Gestão situacional: esta habilidade requer do gestor capacidade em administrar a situação na qual ele está inserido, alterando suas condições com a intenção de cumprir seus próprios objetivos e metas de trabalho.
• Auto-percepção: Habilidade que o gestor deve possuir em saber e perceber suas limitações e recursos pessoais, assim como sua maneira de vir, agir, sentir e reagir aos seus estilos de gerenciar. Sem esta o gestor não terá como fazer uso das habilidades anteriores, pois lhe faltará um ponto da partida, uma referência.
2.1 Liderança e poder
Podemos considerar como liderança o processo de influência de um indivíduo sobre o outro através do qual uma pessoa ou um grupo de pessoas é orientado para o alcance de metas e objetivos. Esse processo de influência exercida de um sobre o outro é que irá determinar o grau de desenvolvimento e comprometimento. Através desse grau de influência é que o gestor irá conseguir bons ou maus resultados.
Empresa- é toda entidade constituída sob qualquer forma jurídica para a exploração de uma atividade econômica, seja mercantil, industrial, agrícola ou de prestação de serviços. O processo de organização de uma empresa dá-se em diversas etapas que se iniciam nas pesquisas dos problemas existentes na empresa, até a implementação das possíveis soluções encontradas.
Gestor- é a pessoa responsável por gerir ou administrar determinado local, empresa ou qualquer ramo de negócio que exija um cargo ou direção secundária, ou seja, é aquele que tem poderes para substituir o dono na empresa caso este precise se ausentar-se.
Empresário- o empresário individual (anteriormente chamado de firma individual) é aquele que exerce em nome próprio uma atividade empresarial. É a pessoa física (natural) titular da empresa. O patrimônio da pessoa natural e o do empresário individual são os mesmos, logo o titular responderá de forma limitada pelas dívidas.
O empresário é quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção de bens e serviços.
As empresas consideradas como um sistema aberto, reagem a seu ambiente ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver, e muda seus mercados.
O modelo de sistema aberto é sempre um complexo de elementos em interação e intercâmbio contínuo com o ambiente. A empresa reage a seu ambiente ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver, e muda seus mercados, produtos, técnicas e estruturas.
O sistema aberto tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto reprodução, naturalmente sob certas condições ambientais.
Uma empresa é um sistema criado pelo homem e mantém uma dinâmica, interação com o seu meio ambiente, sejam os clientes, os fornecedores, os concorrentes, as entidades sindicais e muitos outros agentes externos. Um organismo social tem a semelhança a um organismo individual nos seguintes traços:
• No crescimento
• Tornando-se mais complexo à medida que cresce
• A interdependência
As organizações são vistas como um sistema dentro de sistemas. Esta relação constitui o vinculo básico entre uma organização e o sistema maior de que é parte e proporciona uma base para a classificação dos tipos de organização.
...