ATPS para comportamento organizacional
Seminário: ATPS para comportamento organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kimie • 21/5/2014 • Seminário • 2.032 Palavras (9 Páginas) • 232 Visualizações
INTRODUÇÃO
A ATPS referente ao Comportamento Organizacional, objetiva a introdução e ampliação dos conhecimentos referentes ao comportamento humano dentro de uma organização, e conseguinte a isso, o senso ponderador entre atitudes e pensamentos que resultarão no melhor desempenho do colaborador e empresa. O estudo foi dividido em etapas, cada qual com seu grau de profundidade que nos leva ao conhecimento de cada tema de maneira isolada,e, no fim a fusão de informações. Subdividindo, a Etapa 1 tem como foco introduzir conceitos sobre Comportamento Organizacional, incluindo visão sistêmica e suas vertentes , conduzindo ao fator mudança, este que, por sua vez, é dissertado a partir da importância em detectar, encontrar o caminho otimizado para a resolução, e, demonstrar os resultados comparando o antigo com o novo, assim como as facilidades que as ações interventivas trouxeram. Já na Etapa 2 é abordado um tema de grande relevância na atualidade : a Inovação , mostrando-se fator imprescindível em uma corporação e também nos pensamentos e atitudes do colaborador ; com isso encontra-se a necessidade de estudar o indivíduo e sua vida laboral, traçar características que o implantem da melhor forma possível no cenário em que está a empresa; sua personalidade se torna instrumento de estudo e avaliação, para delinear técnicas de motivação que sejam , de fato, efetivas, resultando num processo de desenvolvimento contínuo tanto da empresa como de seu funcionário. As conclusões foram inferidas a partir de estudos realizados à base de artigos acadêmicos pesquisados na internet e também artigos que foram indicados pela instituição no próprio documento de pesquisa.
ETAPA 1
AULA TEMA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. VISÃO SISTÊMICA. MUDANÇA.
PASSO 1
Com o intuito de fazer um levantamento sobre o conceito de Comportamento Organizacional foram consultados os seguintes artigos:
Artigo indicado na ATPS, “Comportamento organizacional – princípios de Karla Sampaio” e mais um artigo consultado pela equipe de “Wellington Oliveria – Definição de Comportamento Organizacional”, foi possível analisar que Comportamento Organizacional trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto dos indivíduos em uma empresa.
O Comportamento Organizacional explora a importância do desenvolvimento humano dentro de uma organização, que busca tratar de forma exclusiva seus indivíduos, grupos e toda sua estrutura, sobre o comportamento dentro das organizações, para que haja atitudes e motivação, assim promover a melhoria da eficácia organizacional. Em outras palavras o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações de forma geral.
PASSO 2
Conforme os textos listados na ATPS, seguem as seguintes conclusões:
O que é pensamento sistêmico?
Pensamento sistêmico nada mais é do que criar uma forma de analisar e uma linguagem para descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas, segundo Peter Senge. É a disciplina que permite mudar os sistemas com maior eficácia e agir mais de acordo com os processos do mundo natural e econômico. Ou seja é uma nova forma de abordagem que compreende o desenvolvimento humano sobre a perspectiva da complexidade, para percebê-lo, a abordagem sistêmica lança seu olhar não somente para o indivíduo isoladamente, considera também seu contexto e as relações aí estabelecidas. Pensar sistematicamente exige uma nova forma de olhar o mundo.
Pensamento sistêmico
A descoberta que vivemos em sistemas nos foi trazida no século XX, pode-se definir sistema como um conjunto de partes coordenadas que se interagem para alcançar um objetivo, com isso é possível inferir que o ser humano é um sistema dentro de outros sistemas, com a necessidade do funcionamento simultâneo dos órgãos para zelar do bem-estar. Há um equilíbrio tridimensional entre corpo, mente e meio-ambiente, a teoria do relógio biológico prevê que qualquer desequilíbrio nesse sistema resulta em doença ;qualidade de vida depende da preservação do equilíbrio entre corpo, mente e meio-ambiente, assim surge a concepção do homem como um ser biopsicossocial ( constituição biológica (física), uma constituição psicológica (mental) e uma relação permanente com o meio (social)). Por Pensamento Sistêmico entende-se que a humanidade encontrou uma forma para entender Sistemas - Problemas Divididos -, isto é, estuda o problema por partes, (mais sem perder a visão do todo) e não apenas como um todo, pois existem problemas que devido ao seu grau de complexidade fica muito difícil de entender e resolver. O dinamismo acelerado do mundo contemporâneo requer profissionais com olhar crítico quanto a suas formas de atuação, desenvolvendo a visão sistêmica, qualquer profissional poderá repensar suas práticas e construir novas formas de ação que os permitam lidar de modo mais eficiente com as situações e se integrar em redes mais amplas de relações, quanto realizar trabalhos em parceria.
O líder na gestão de mudanças.
A partir do artigo, foi inferido que é preciso identificar as mudanças necessárias, com base no contexto no qual a empresa se encontra, seu mercado, sua equipe, seus produtos e principalmente a sua liderança. A tarefa dos lideres é criar o sentimento de necessidade para a mudança. Lideres talentosos conseguem fazer isso; precisam também manter um excelente relacionamento com as pessoas envolvidas, ajudando, delegando e principalmente servindo de exemplo no processo de mudança. Lideres que simplesmente querem mandar e esperar as mudanças acontecer não terão sucesso. É necessário ter pessoas que o ajude a fazer essas mudanças ; devem ter um bom planejamento , como, o que deve mudar primeiro, a partir de uma ordem de necessidade e prioridade, como deve ser mudado, delinear os procedimentos, quais as pessoas mais indicadas para o processo lidando com a capacitação de seu pessoal e por fim, fazer o balanço dos benefícios que as ações interventivas trouxeram à empresa, comparando cenário passado e futuro, assim mensurando os efeitos.
PASSO 3
EXTRUTURAR UM TEXTO CONTENDO O RESULTADO DO PASSO 1 E A EXPLICAÇÃO DO PASSO 2
Com
...