AV2 UVa fundamentos de marketing
Por: Tainá Soares • 30/5/2019 • Projeto de pesquisa • 962 Palavras (4 Páginas) • 796 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
TAINÁ SOARES MACEIÓ
ECONOMIA INTERNACIONAL E COMERCIO EXTERIOR
AVALIAÇÃO UNIDADE 3 E 4
RIO DE JANEIRO
2018
- Descreva os avanços e as dicotomias gerados a partir do progresso tecnológico e da globalização financeira.
Atualmente, estamos numa sociedade com elevado grau de desenvolvimento científico e tecnológico, a todo momento novas tecnologias são desenvolvidas e mais avanços vem surgindo, principalmente nas areas medica, armamentista e digital. Mas esses avanços são de extrema importancia economica e para a sociedade. O mundo esta em constante mutação e a sociedade cada vez mais se torna consumista, mas além disso, os avanços, movimentam a economia internacional principalmente pela concorrência.
Com o avanço da tecnologia e da globalização financeira, passou a existir uma interação econômica maior,isto é, a nível mundial, expandido fluxos internacionais de bens, serviços e capitais. A globalização financeira trouxe diversas vantagens e aspectos financeiros positivos como: maior disponibilidade de poupança,maior eficiência nos investimentos, direcionando os recursos existentes para as oportunidades mais produtivas, disponibilização de instrumentos para melhor gerenciamento de riscos financeiros, por parte de governos e empresas, e maior facilidade de financiamento de déficits fiscais.
Porém, mesmo com tantas vantagens, há algumas desvantagens. Para diversos países, alguns beneficios, viram desvantagens, devido por exemplo a desigualdades sociais e culturais que acabam por gerar diferentes valores. Além disso, o rol dos problemas encarados pelos países em desenvolvimento, devido à súbita exposição às tentações e rigores de um mercado financeiro globalizado, aumenta cada vez mais, como por exemplo os efeitos cambiais e monetários. Outra desvantagem que ocorre é em países emergentes que se defrontem com dificuldades e vários problemas, como riscos de volatilidade cambial, de elevação de juros, de aumento do passivo interno, e de vulnerabilidade a choques externos.
Nesse contexto, podemos dizer que as vantagens e desvantagens da globalização financeira e avanços tecnológicos tem especial importância para as nações em desenvolvimento.
- Analise o papel dos organismos multilaterais para a inserção dos países menos desenvolvidos no mercado mundial. Exemplifique.
Organismos ou organizações internacionais, também chamados de instituições multilaterais, são entidades criadas pelas principais nações do mundo com o objetivo de trabalhar em comum para o pleno desenvolvimento das diferentes área da atividade humana: política, economia, saúde, segurança, e outros. Algumas das mais importantes organizações internacionais são: ONU, OCDE, OMS, OEA, OTAN, BIRD, FMI e OMC. Todos eles apresentam formas de incentivo e controle na inserção de países menos desenvolvidos.
A OMC por exemplo, desde o inicio de suas atividades vem atuado como a principal instância para administrar o sistema multilateral de comércio. A organização tem por objetivo estabelecer um marco institucional comum para regular as relações comerciais entre os diversos Membros que a compõem, estabelecer um mecanismo de solução das controvérsias comerciais, tendo como base os acordos comerciais atualmente em vigor, e criar um ambiente que permita a negociação de novos acordos multilaterais e plurilaterais entre os Membros.
A primeira rodada de negociações multilaterais no âmbito da Organização Mundial do Comércio sob a denominação indicativa de Rodada de Desenvolvimento de Doha, os Ministros das Relações Exteriores e de Comércio comprometeram-se a buscar a liberalização comercial e o crescimento econômico, com ênfase nas necessidades dos países em desenvolvimento. As negociações incluem: agricultura, comércio de serviços, regras, comércio e meio ambiente, facilitação de negócios e alguns aspectos de propriedade intelectual e. Uma discussão horizontal sobre tratamento especial e diferenciado a favor de países em desenvolvimento procurou assegurar que suas necessidades especiais fossem contempladas.
...