AVA - Falta de Ética Gera Grandes Prejuizos
Por: vanessa1206 • 26/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.777 Palavras (12 Páginas) • 200 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA[pic 1]
UNIABC
Vanessa Kokos Demetrio – RA 8088877071 – Gestão Financeira
atividades praticas supervisionadas (atps)
Ava especifica Etica
Santo André
2014
_________________________________________________________________
Curso Tecnologia em Gestão Financeira
Disciplina AVA – Especifica Etica
Ana Angélica da silva
Vanessa Kokos Demetrio – RA 8088877071 – Gestão Financeira
Atividades Práticas Supervisionadas ATPS à disciplina Técnicas de Negociação apresentada ao curso de Gestão financeira ou Processos Gerenciais da Faculdade UNIABC de Santo André
Tutora: Ana Angélica da Silva
Santo André
2014
_________________________________________________________________
Curso Tecnologia em Gestão Financeira
Disciplina AVA – Especifica Etica
Ana Angélica da Silva
Sumário [pic 2]
1 Etapa 1
1.1 A importância da ética corporativa.
2 Etapa 2
2.1 A importância da Cultura da Participação para a implantação de princípios éticos nas empresas.
3 Etapa 3
3.1 A falta de ética gera prejuízos às empresas.
4 Etapa 4
4.1 A importância do conhecimento e da Oficina de Liderança para se implantar um modelo de gestão da ética em empresa de qualquer porte.
4.2 Aqui analisamos em um simples organograma, como funciona o sistema de etica corporativa em sentido homostase onde o sistema se mantem em constante:
5 Etapa 5
5.1 Elaborar uma lista com 10 elementos essenciais para se ter uma pequena (ou micro) empresa COM ALMA, (o texto deverá conter o resumo das leituras das tarefas 1 e 2).
5.2 Faça a leitura das páginas 120 à 123 do capítulo 3 do livro-texto, e selecione, nessa leitura, as principais recomendações sobre como elaborar um Modelo de Gestão da Ética .
5.2.1 Recomendações essencial ao modelo de gestão da ética.
6 Etapa 6
6.1 Fazer a leitura das paginas 101 á 106, do capitulo 2 refletindo sobre a importância da negociação para se implementar um Modelo de Gestão de ética.
Etapa 1
A importância da ética corporativa.
Não existe meia verdade, ou meia mentira assim como não existe meio ética. A ética por si vem dos princípios básicos que fazem a sociedade se manter em seus pilares ; precisar ser justa precisa ser livre e precisa ser solidaria.
A missão e valores de uma empresa é o que definem sua ética, e por assim ser exemplificam como seus colaboradores devem agir dentro da empresa, tendo bons modos, respeito e ajudando uns aos outros.
O ponto de ética corporativa foi crescendo tanto nos últimos anos, que é foco central das grandes empresas hoje, pois a alguns anos os estudos apontavam que o item principal ao aceitar um emprego era o salário, hoje em dia a mesma pesquisa aponta que o salário entra em 7º lugar, sendo assim os primeiros lugares melhor condições de trabalho e qualidade de vida. A ética não é somente o conceito do bem e mal, mas também responsabilidade social, sustentabilidade e balanço social. E as empresas já perceberam isso, pois seus funcionários como seus clientes finais (consumidores) hoje optam por produtos ou resultados que sejam elaborados de formas “limpas”.
Sendo assim é difícil por uma denominação à ética corporativa, pois cada empresa mantém a sua a melhor maneira, porem fica-se o conceito: Justo, livre e solidário.
Etapa 2
A importância da Cultura da Participação para a implantação de princípios éticos nas empresas.
Ninguém é uma ilha, todos precisam de ajuda pra de manter ou se desenvolver pois o homem não subsiste sozinho.
Existem profissionais competentes aéticos que ganham negocio mais perdem a empresa, pois a maneira de pensar egocêntrica, visão lucros mais não resultados. O objetivo de uma empresa é prestar serviços e satisfazer o mercado lucro seria a consequência dos tais serviços bem realizados.
Empregados e ética na empresa, muitas vezes se escutam e famosa pergunta: “O que vou ganhar com isso?” , este é o tipo de espírito antiético que podem ocorrer e ocorrem muitas vezes na empresa, pois o funcionário visa o seu lucro antes do resultado, muitas vezes se esquecendo do cooperativismo. Ocorre também com os patrões se não veem o negocio seguindo do jeito planejado tomam decisão não tão éticas. Por isso o conceito ético do amor deveria ser mais elaborado e difundido nas empresas. O Bem para mim, para-nos, para um todo.
...