Adm de Cargos e Salários
Por: erikabaksa • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 741 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
Curso de Gestão de Recursos Humanos[pic 1]
ERIKA BAKSA
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS. (PROINTER IV).
Santo André – SP
Outubro/2015
ERIKA BAKSA[pic 2]
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS. (PROINTER IV).
Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Administração de Cargos e Salários, no Curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera, sob a orientação do(a) Prof.(a)Rosane Zamberlan Bellé
Santo André – SP
Outubro/2015
SUMÁRIO[pic 3]
INTRODUÇÃO ....................................................................................................................................04
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO .......................................................................................05
CONSIDERAÇÕES FINAIS ..............................................................................................................07
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...............................................................................................08
INTRODUÇÃO[pic 4]
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a elaboração de uma pesquisa salarial colocando em prática todo o conteúdo adquirido na disciplina de Administração de Cargos e Salários.
Consiste basicamente no estudo do comportamento salarial praticado no segmento de atuação de uma organização. Dessa forma, através da pesquisa salarial, podemos conhecer os salários praticados por outras companhias.
A pesquisa salarial fornece elementos importantes determinar os critérios que serão praticados pela empresa, através dela é que alcançamos o equilíbrio interno e externo.
UTILIDADE DA PESQUISA SALARIAL
A pesquisa salarial é uma referência do mercado para a tomada de decisões e objetiva obter elementos de comparação entre a estrutura da empresa e os níveis de remuneração praticados pela esfera onde a organização se enquadra.
A pesquisa está entre as diversas ferramentas usadas pelas empresas. É ela quem possibilita às organizações terem acesso a informações confiáveis sobre as práticas de remuneração do mercado de trabalho, gerando ricas análises no nível de competitividade dos salários e benefícios oferecidos, assim como uma comparação com as demais práticas de gestão de pessoas.
Visando a estruturação de cargos nas empresas, a descrição e avaliação dos mesmos, assim como as curvas e tabelas salariais de referência e simulações de custo de enquadramento, são algumas das informações que as pesquisas salarias proporcionam.
O resultado auxilia na verificação das diferenças salariais existentes no mercado, bem como o emprego de remunerações inadequadas se comparadas aos níveis de responsabilidades nas empresas. A falta do equilíbrio interno geralmente traz problemas mais graves que o desequilíbrio externo.
A administração salarial é uma atividade que busca manter o equilíbrio interno e externo dos salários e benefícios de forma que os empregados sintam-se reconhecidos de maneira justa e equilibrada.
TIPOS DE AMOSTRAS QUE SÃO UTILIZADAS
Geralmente são utilizadas duas técnicas de amostragem, estratificada e de conveniência.
Utiliza-se a amostra estratificada para a escolha dos cargos a serem pesquisados, assim são escolhidos cargos de diversos planos salariais (grupos ocupacionais).
Utiliza-se a amostra de conveniência para a escolha das empresas que irão compor o rol de empresas participantes, uma vez que a escolha será da conveniência do pesquisador, assim normalmente são escolhidas empresas pertencentes ao mesmo segmento de negócio ou por outros critérios que convenham à empresa pesquisadora.
...