Administracao
Por: duduca • 22/4/2015 • Trabalho acadêmico • 644 Palavras (3 Páginas) • 362 Visualizações
A importância de Taylor na administração
Taylor de fato foi um individuo extremamente importante para administração e da produção, iniciou sua carreira como peão de fabrica a mecânico e depois encarregado a mecânico de manutenção, chefe e finalmente engenheiro. Passando a tempestade que a revolução industrial trouxe com o advento de diversas maquinas, foi quem trouxe para época uma melhor administração revolucionaria para a área de produção . Pois na época não existia uma forma de avaliar, controlar e melhorar o que um funcionaria produzia. Taylor foi crucial para o profundo desenvolvimento da administração ,seus pensamentos se fizeram tão relevantes que ate hoje os mesmo são encontrados na interior de diversas organizações Frederick winslow taylor e conhecido como pai da administração cientifica. Ele viu os problemas de sua época cientificamente e popularizou a noção de eficiência e não desperdiçando a eficácia, sem duvida a figura histórica preponderante no desenvolvimento do campo da administração da produção ao mesmo tempo, um penda dor e um homem de ação. O pai da administração cientifica era um homem totalmente preocupado com a ideia de controle. Possuidor de um caráter obsessivo e compulsivo, movido por insaciável necessidade de domar e dominar todos os aspectos da sua vida planejamento era tudo seguia a risca. Com muito trabalho surge a sistematização do conceito de produtividade, isto e a procura incessante de se obter melhoria da produtividade com o menor custo possível. Taylor queria era encontrar a melhor forma de se criar, produzir algo, sem perca de tempo, desperdício de material e Mao de obra. Demonstrou que a produtividade mais elevada resulta da minimização do esforço muscular. Essa e uma das ideias fundamentais da administração que resulta da eficiência do trabalho e não da maximização do esforço. A questão não é trabalho duro, depressa e nem bastante ,mas de forma inteligente gerante benefícios e mais salários .
A importância de weber na administração
Max weber demonstrou como o progresso da civilização no ocidente foi por uma redução a lógica da vida social. A modernidade não so deriva da diferença da economia capitalista e do estado, mas também de uma nacional cultura . A presença do pensamento de weber nos estudos organizacionais se da no caso brasileiro a partir de três frentes principais a da absorção dos processos analisticos weber com sua gestão de trabalho nas organizações . O entendimento do trabalho e da forma de administra-lo a partir da distinção entre o valor do entendimento para o mal estar do trabalho contemporâneo privano seu caráter .para weber a institucionalidade da racionalidade não leva ao progresso ,mas a unificação sistemática de tudo que é controlaves . Leva a emergenvia de esferas separada da ciência, da estética e dos valores morais,cada uma uma delas constituindo uma lógica clara interna própria,e a consequência perda de significado cultural decorrente da fragmentação das esferas cognitiva ,estética e moral do trabalho
Weber sustentou que o processo histórico é rígido por uma serie difusa de elementos não racionais . Que a realidade é fragmentada e desconexa. Desenvolve grande parte de processo tentando dar sentido numa só orientação a essa realidade de forma que o racionalismo ,como processo histórico,é uma contradição em si mesmo e nenhum elemento unifico,incluindo o materialismo histórico, é suficiente para explica como a evolução social acontece. O processo é multidimensional,constituída um erro reduzida para uma única dimensão . Suas teorias valores podem ser burocrática ,mas com estrutura administrativa formando um capitalismo moderno no pais, tem como dimensão formal.mas não seria possível sem os valores,a pragmática e as teoria que coformam o capitalismo moderno. Por outro lado,as racionalidades se contrapõem. A racionalidade substantiva se opõe a forma de tal conflito organizacional.
...