Administracao
Por: RoberthaCarvalho • 28/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.250 Palavras (5 Páginas) • 201 Visualizações
Como proposto, fizemos uma pesquisa na Farmácia Saúde a fim de descobrir como os seus donos lidam com os desafios que são apresentados no dia – a - dia. Neste trabalho, pretende-se dissertar sobre o universo que gira em torno dessa organização para a conquista do sucesso. Sendo exemplificado em quatro contextos: Administrativo, Econômico, Contábil e Matemático.
Vejamos agora de forma mais profunda cada um destes contextos.
2.1 Contexto Administrativo
Situada na Praça Manoel Pantaleão S/N Pintadas - BA, a Farmácia Oliveira Ramos Ltda., foi criada em Janeiro de 2010, pelos colegas Milton Ramos e Odiley Oliveira – ambos graduados em administração - tendo como principal foco a satisfação do cliente e o compromisso com a saúde da publica. A ideia do comércio surgiu de ambas as partes que já tinham em mente esse projeto e quando um expôs para o outro acabou virando uma sociedade entre os dois. A empresa é de pequeno porte, com três funcionários, entre eles um farmacêutico de que se responsabiliza pelos controles da farmácia, e tendo com gerentes os proprietários Odiley e Milton. O horário de funcionamento é de Segunda à Sábado das 07h40min às 20h00min e aos domingos de 08h00min as 13h00min.
Na visão do proprietário Milton Ramos, para a melhoria de resultados de sua empresa seria necessária à implantação de informatização do estabelecimento e da continuidade aos treinamentos e capacitação de seus funcionários para um melhor aproveitamento na sua organização.
Segundo o pesquisado, a abordagem teórica utilizada pelos gerentes da organização é a Neoclássica, pois assim como a teoria, os focos principais para os gestores é a ênfase nos princípios gerais de administração, estabelecimentos de normas administrativas como objetivo de buscar soluções práticas e a partir dos princípios gerais, como planejar, organizar, dirigir e controlar, eles orientar suas ações de maneira flexível, adequando os princípios gerais aos diferentes tipos de desafios.
Depois de observarmos a empresa, chegamos à conclusão de que os gestores poderiam aplicar uma teoria de administração mais moderna em sua organização e das mais modernas teorias, a que mais se encaixa no perfil da empresa em estudo é a abordagem Gestão pela Qualidade Total. Vista como filosofia que deve ser aplicada a toda organização, independente da área e nível hierárquico, exigindo da alta administração, comprometimento e apoio, a gestão pela qualidade total é motivada pelo constante aprimoramento e respostas as necessidades e expectativas do consumidor e suas principais características são: Foco intenso no cliente; Preocupação pelo aprimoramento constante; Aprimoramento na qualidade de tudo o que o que a organização faz; Mensuração precisa; Participação ativa dos funcionários.
E como toda abordagem, a Gestão pela Qualidade Total tem em seus principais objetivos melhorias na qualidade do produto; redução de perdas e de custos de operação; maior satisfação dos empregados em relação ao trabalho e à empresa; base concreta para retrabalhos e para inspeção.
Em resumo, como escreveu Thomas J. Barry, “Gestão pela Qualidade Total é uma jornada, não um destino. É um processo sistêmico, estratégico, para a excelência organizacional”.
2.2 Contexto Econômico
A Farmácia Oliveira Ramos – fantasia, Farmácia Saúde- atua no setor terciário no ramo de farmácia e perfumaria, tendo com perfil de clientes, mulheres entre 30 e 40 anos com grau de escolaridade de nível médio a superior, com exigência por medicamentos de referência e por produtos que já conhecem e usam e não optam por conhecer novas marcas.
As formas de vendas mais utilizadas são à vista e à prazo para 30 dias, com uma margem de 50% para cada tipo de venda, como se trata de uma empresa de pequeno porte e que esta atuando em uma cidade pequena, não fornece produto a outras empresas.
Os principais fornecedores da empresa são: Distribuidor Farmacêutico Panarello, Distribuidor farmacêutico Santa Cruz, Nazaria Distribuidor farmacêutico e o ProFarma Distribuidora, a forma de pagamento utilizada varia de 30 a 60 dias.
Como se trata de uma cidade pequena que tem mais farmácias, a concorrência existente, na visão dos sócios, é uma concorrência saudável, pois se trata de empresas de mesmo porte e acabam atuando como parceiras ao invés de concorrentes, porque se não fosse assim ficaria difícil um único estabelecimento atender a toda demanda e exigência dos consumidores.
A definição do preço na farmácia é decidida com base no guia eletrônico disponibilizado pelo ministério da saúde, onde os preços estão catalogados em três partes: o preço bruto do medicamento, os impostos e o preço sugerido. Com essas informações, é que decide qual vai ser o preço final.
Na compra a vista sempre tem desconto só que depende de qual tipo de medicamento esta levando, se for um genérico, o desconto pode ser de até 8%, os similares tem descontos de ate 10%. Já os medicamentos de referência chegam até 5%.
2.3 Contexto Contábil
Sabendo que a Contabilidade é uma ciência que fornece informações úteis para tomada de decisões da empresa, verificamos
...