Administração De Materiais
Trabalho acadêmico: Administração De Materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 586810 • 8/10/2014 • Trabalho acadêmico • 3.912 Palavras (16 Páginas) • 221 Visualizações
1 – INTRODUÇÃO
A Administração de Material é de grande importância no atendimento das atividades fins da empresa, pois contribui diretamente no custo final do produto e no gerenciamento financeiro dos insumos e bens de consumo.
Veremos no conteúdo a seguir como são e de que maneira atuam as composições da administração de matérias.
CLIENTES
Atender bem todos os clientes é uma tarefa quase impossível para as empresas. Isso porque todos envolve uma generalização tão grande que dificulta a busca pelas melhores soluções às demandas dos clientes.
Hoje o principal ponto é a parceria. Clientes e fornecedores devem ter uma relação ganha/ganha quando tudo está bem, mas também perde/perde quando as coisas estão ruins. Isso requer a existência de um alto nível de confiança e abertura no relacionamento. A existência desse tipo de parceria não elimina o benchmarking periódico, mas o parceiro pode até ajudar na preparação desse. Isso é parceria.
O principal ponto a ser considerado entre cliente e fornecedor é a confiança, ou seja, estabelecer um relacionamento baseado na confiança mutua é fundamental para relações de longevidade. Mas, como confiança não tem preço, portanto confiança não se compra, confiança se conquista, essa relação leva algum tempo para ser estabelecida. Uma vez que a relação de confiança foi estabelecida é possível aumentar o tamanho dos negócios entre cliente & fornecedor. O processo de estabelecer confiança deve ser contínuo e de ambas as partes, pois tanto cliente como fornecedor, precisam estar confortáveis durante a execução dos serviços.
2 - ANALISE DAS INFORMAÇÕES
Todas as informações ao imprescindível à área de Administração de Material, não se deve desprezar a menor que informação, as quais pensam ser desnecessária ao processo.
A atenção às datas de necessidade dos materiais solicitados, nomes e características técnicas dos itens a serem comprados, quantidades e volumes do pedido (atingirão a área de armazenagem), unidades de estoques/compra, data de validade e outras...
3– REPOSIÇÃO DE MATERIAIS
O ponto de reposição é o nível determinado para que haja a solicitação de compras, sem que ocorra a compra desnecessária ou repetida do produto. Como forma de minimizar os imprevistos os estoques de segurança são utilizados para os produtos com incerteza e que possuem uma oscilação que impossibilita determinar o consumo médio, por esta razão aumenta-se o pedido através de uma margem de segurança, para permitir que a empresa não seja surpreendida com a falta do produto.
Na reposição dos materiais são incluídos vários fatores, como:
• Seleção dos fornecedores.
• Dados da empresa fornecedora.
• Características do material a ser adquirido.
• Embalagens
• Dados de qualidade
• Condições de pagamento
• Prazo de entrega, seguro e condições de transporte.
4 – RECEBIMENTO DE MATERIAIS.
O recebimento dos materiais adquiridos inicia-se na entrada dos itens na portaria da empresa, desde este ponto deve-se tomar cuidado nas ações que serão tomadas, pois muitos problemas poderão ocorrer.
Ao recebimento atendem as seguintes fases:
• Verificação da existência de pedido de compra, o qual aprovou a aquisição.
• Condições de disposição do transporte, quanto a: acondicionamento dos produtos na carroceria do veiculo.
• Verificação das embalagens unitárias.
• Quantidades fornecidas. Verificar medidas como peso, unidade, litro.
• Características técnicas: dimensões, material de fabricação, cor e outras.
Como vemos o recebimento, o recebimento está interligado a inspeção de material.
5 – ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS.
O armazenamento é o processo de aprovisionamento dos itens adquiridos, de forma a mantê-lo em condições de utilização no momento desejável.
As condições interiores da área de armazenagem devem atender as necessidades dos itens adquiridos, pois cada material possui sua exigência de vida. Deve-se observar a temperatura ambiente (durante o horário diurno e noturno), pois a variação de temperatura atinge a conformação dos materiais.
Outros aspectos importantes devem ser analisados, como: poeira, luminosidade, toxidade, grau de inflamábilidade e de explosão e principalmente a umidade relativa do ar, fato que provoca a oxidação dos materiais.
Equipamentos de movimentação de material
Acontece em muitos casos, a aquisição de equipamentos de movimentação inadequados a operação dos tipos de itens armazenados. Quanto a esse fator, deve-se tomar cuidado para não se dispender recursos financeiros, em que teremos futuramente de buscar justificativas dúbias da péssima aquisição realizada.
Deve-se verificar os espaços verticais e horizontais para utilização de paletes padronizados e estruturas que permitam a aplicação do sistema PEPS (primeiro que entra é o primeiro que sai).
As empilhadeiras manuais e motorizadas, carrinhos e cestos, bastante aplicados as movimentações podem ser encontrados disponíveis no mercado, porém devem ser estudados quanto sua aplicação.
6 – A EMPRESA.
Descrição da organização
A Labcentro Indústria e Comércio LTDA é considerada uma empresa limitada, pois seu capital social é representado por quotas. A responsabilidade dos sócios no investimento é limitada ao montante do capital social investido.
RELATÓRIOS DE VISITA
Natureza e Ramo de Atuação
Natureza: Indústria e Comércio.
Ramo: Lentes Oftálmicas.
A Labcentro está há mais de 25 anos mo mercado de lentes oftálmicas , esta localizada no centro da cidade de São Paulo.
Questionário
...