Administração científica - FORD
Por: Priscila Cezário • 31/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.456 Palavras (10 Páginas) • 508 Visualizações
[pic 1] Faculdade Promove
Relatório do Trabalho Teoria da Administração
Administração científica- Ford
Belo Horizonte
2016
Adriana Moreira
Ana Cristina Vieira
Fernanda Paula
Letícia Horranna
Priscila Cezário
Tatiane Medina
Relatório do Trabalho Teoria da Administração
Administração científica- Ford
Trabalho apresentado como requisito de avaliação da disciplina de Teoria da Administração, da Faculdade Promove.
Professor orientador: Juliano Amaral
Belo Horizonte
2016
SUMÁRIO
1 Introdução4
2 Sua história5
2.1 Henry Ford5
2.2 As tentativas de Ford como empresário5
2.3 Ford Motor Company6
2.4 Sua visão inovadora6
3 Fordismo9
3.1 Fordlândia9
3.2 Declínio do fordismo9
3.3 Toyotismo11
4 Considerações finais12
Referências13
1 INTRODUÇÃO
Para a elaboração desse trabalho utilizou-se pesquisas sobre os princípios da Administração científica, o interesse surgiu por meio da disciplina de Teoria da Administração no curso de Gestão Financeira.
Talvez um dos mais conhecidos de todos os anunciadores da moderna Administração, Henry Ford (1863 – 1947), iniciou sua vida como simples mecânico, passando a engenheiro chefe de uma fábrica, ele representou o símbolo da genialidade.
Ford introduziu inovações importantes para a engenharia mecânica e um avanço na produção de veículos.
Para discussão do tema alguns autores de artigos foram pesquisados. Esses autores apresentaram relevantes considerações que contribuíram de forma significativa para levantamento de informações sobre Administração e sua evolução.
Portanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa explicativa, de cunho bibliográfico que foi desenvolvida por meio dos seguintes recursos: pesquisa em livros, artigos e sites. Sendo utilizada: leitura seletiva, onde seleciona os materiais que de fato interessa a pesquisa; leitura analítica, cujo objetivo é ordenar e sumariar as informações que estão descritas nas fontes de maneira onde seja possível buscar resposta para o problema levantado e por último a leitura interpretativa, que significa o final do processo de leitura, sendo preciso uma atenção maior para análise a fim de relacionar o que é dito pelo autor com o problema para o qual está se buscando uma solução (GIL, 2002, p.105).
Os dados utilizados na realização desse trabalho, procurando manter os aspectos éticos, foram devidamente referenciados no final do trabalho, conforme o recomendado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
2 SUA HISTÓRIA
2.1 Henry Ford
Henry Ford, nasceu em 30 de julho de 1863, na cidade de Springwells Township .Primogênito de seis filhos, era, descendente de belgas e irlandeses, seus pais eram William e Mary Ford. Cresceu numa exploração familiar próspera, recebeu educação numa escola pública onde cedo demonstrou interesse pela mecânica. Com 13 anos, após a morte da mãe, mudou-se para Detroit, onde trabalhou como aprendiz de mecânica em diversas oficinas. A sua aprendizagem durou três anos, período após o qual regressou a casa, em Dearborn. Nos anos seguintes, Henry partilhou o seu tempo entre a construção e reparação de motores a vapor, encontrando trabalhos pontuais numa fábrica de Detroit e reparando as ferramentas agrícolas do seu pai. Depois de reunir dinheiro para estabelecer-se por conta própria, com uma fábrica de arados a vapor, viu que seu negócio não iria dar certo pois, não conseguia vender seus arados. Ford voltou à condição de mecânico, trabalhando na Edison Illuminating Company. Por volta de 1888, demitiu-se do emprego, decidido a tornar-se fabricante de automóveis. Nesse mesmo ano, casa-se com Clara Jane Bryant, o casal teve um único filho, Edsel Bryant Ford. Pouco tempo depois dava-se uma nova mudança, assumindo Ford em 1891 o lugar de engenheiro na Edison Illuminating Company, em Detroit.
2.2 As tentativas de Ford como empresário
Dois anos depois, no seguimento da sua promoção ao cargo de Engenheiro Chefe, Ford tinha então tempo e dinheiro suficiente para se dedicar mais às suas próprias experiências na área dos motores de combustão interna. Henry Ford conseguiu dinheiro e montou sua primeira oficina no subúrbio de Detroit. A instalação era precária, mas foi dali que saiu seu primeiro “quadriciclo” em 1896, que consumia pouco e desenvolvia uma velocidade razoável. O primeiro passo estava dado, mas a intenção de Ford era produzir um carro grande para conduzir a família. Logo em seguida Ford criou um motor montado numa estrutura apoiada em quatro rodas de bicicleta - o primeiro veículo Ford.
2.3 Ford Motor Company
Em 1903, junto com alguns amigos fundaram a Ford Motor Company, que trabalhando pelo processo de padronização lançou seu primeiro carro: o “Modelo A”, de dois cilindros. O sucesso foi rápido, logo a empresa produzia cem veículos por dia. A ideia de expansão logo veio, comprou as ações dos investidores e sozinho passou a fabricar um só modelo: o “Modelo T”, que foi posto no mercado em 1908, ao preço de 850 dólares.
Em 1912, já produzia o “Modelo T”, ou “Ford Bigode” como ficou conhecido, por um preço bem mais barato, restava inventar um modo de montar um carro atrás do outro, sem parar. E foi exatamente isso que Henry Ford fez, criando a linha de montagem – um processo que revolucionou a fabricação de automóveis. Graças a montagem em série, em 1925, um novo Ford ficava pronto em 15 segundos.
...