TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração clássica - Fayol

Por:   •  4/5/2016  •  Seminário  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução:

A teoria clássica da administração começou no início do século XX, foi dado como a época do “berço” da administração como uma ciência, dois principais influenciadores deste movimento foram, o americano Frederick Winslow Taylor que foi o responsável pela teoria científica da administração, e o Frances Jules Henry Fayol que foi responsável pela teoria clássica da administração.

Diferente da à teoria científica da administração, a teoria clássica desenvolveu-se na Europa através de trabalhos de Fayol, com sua base inicial era a estrutura organizacional que seria a disposição dos setores das empresas e a sua relação entre os outros, com isto afirma-se que a teoria clássica possuía uma abordagem totalmente diferente que a teoria científica partindo-se de cima para baixo criando uma organização para os departamentos da empresa.

A abordagem clássica surgiu principalmente junto com a evolução industrial. Com a evolução as empresas passaram por um processo rápido e desorganizado de crescimento, sendo importante uma atividade que abordasse as questões de maneira mais adequadas, um fator muito importante era que quanto mais uma empresa crescesse e evoluía a sua administração ficava mais complexa, a divisão de cargos e tarefas e sua constante redução dos custos fez com que os estudos de Taylor e Fayol fossem tão importantes.

Jules Henry Fayol:

Nascido no dia 29 de julho de 1841 em Constantinopla atual Istambul, Fayol se formou em engenharia de minas na École Nationale Supérieure des Mines em Saint-Étienne, com seus 19 anos começou a trabalhar como engenheiro de minas Compagnie de Commentry-Fourchambeau-Decazeville em Commentry (companhia metalúrgica e carbonífera) que se encontrava na beira da falência, com o seu belo desenvolvimento com gestor onde levou a empresa a outro patamar de resultados, foi promovido a diretor em 1888 e se manteve no cargo até 1918. Com seu resultado de suas experiências como gestor á frente de uma das maiores empresas da França publicou em 1916 seu livro "Administração clássica industrial" que foi um dos marcos principal da historia do pensamento administrativo.

Fayol foi um dos primeiros que chegou analisar a natureza da atividade empresarial e defini-las como as principais atividades de um gestor, que eram prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Funções Administrativas

Previsão

A previsão é feita antes de iniciar o plano de ação, analisando os possíveis resultados e riscos até obtê-los. Esse tipo de análise é fundamental para o sucesso da empresa.

Organização

Organizar uma empresa é fornecer a ela tudo que é útil a seu funcionamento: Matérias-primas, utensílios, capital e pessoal.

Comando

O comando leva a organização a funcionar. Seu objetivo e alcançar o máximo retorno de todas as empregadas no interesse da empresa.

Coordenação

A coordenação permite que os atos coletivos sejam harmonizados, através de análise adaptação da ferramenta para seu uso. Colocam acessórios depois do principal, garantindo o bom funcionamento e aplicação das técnicas anteriores para conclusão do objetivo.

Controle

O controle verifica se tudo ocorre de acordo com as ordens dadas com objetivo de identificar falhas para que não sejam repetidas, aplica-se a tudo. Coisas pessoas e atos.

1. Funções técnicas = Relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa

2. Funções comerciais = Relacionadas com compra venda e permutação

3. Funções financeiras = Relacionadas com procura e gerência de capitais

4. Funções de segurança = Relacionadas com proteção e preservação dos bens e das pessoas.

5. Funções contábeis = Relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.

6. Funções administrativas = Relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, PAIRANDO sempre acima delas.

Princípios gerais de Administração

 Fayol definiu os “princípios gerais” da Administração, sistematizando-os sem muita originalidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (155.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com