Teoria Clássica De Fayol
Dissertações: Teoria Clássica De Fayol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: reol • 23/4/2013 • 525 Palavras (3 Páginas) • 1.192 Visualizações
2. Teoria Geral da Administração (TGA)
A Teoria Geral da Administração (TGA) é um conjunto orgânico e integrado de teorias, hipóteses e idéias a respeito da administração como ciência, técnica e arte. A TGA oferece aos dirigentes das organizações modelos e estratégias adequadas para a solução de problemas empresarias. Essa teoria é um conjunto integrado de teorias em crescente expansão e gradativamente abrangente.
A Teoria Geral da Administração (TGA) atravessou diversas fases diferentes e que se superpõem. Cada fase realça e enfatiza um aspecto importante da administração, chamado de variável da administração.
São cinco variáveis básicas da teoria geral da administração:
1. Ênfase nas tarefas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.
2. Ênfase nas estruturas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações.
3. Ênfase nas pessoas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações.
4. Ênfase na tecnologia: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da aplicação bem-sucedida da tecnologia na atividade organizacional.
5. Ênfase no ambiente: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que busca a adequação das organizações as demandas e situações que ocorrem em seu contexto externo.
A Teoria Geral da Administração começou com Ênfase nas Tarefas, com a típica abordagem da Escola da Administração Científica. O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, a fim de alcançar elevada eficiência industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração.
A Escola da Administração Científica foi iniciada pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, que teve inúmeros seguidores e provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época.Sua preocupação original foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial. Frederick Winslow Taylor (1856-1915) foi considerado o fundador da moderna TGA.
Taylor procurou tirar do operário o direito de escolher o seu jeito pessoal de executar a tarefa, no que foi bem sucedido; procurou em construir um modelo de administração com base na racionalização e no controle da atividade humana. Ao buscar uma produtividade maior, a Administração Científica concentrou-se na tecnologia de produção em massa, cujos princípios (padronização, racionalização do trabalho e ritmo) se apóiam em conceitos ligados ao estudo de tempos e movimentos. O pagamento nesta época era atrelado ao montante produzido, confirmando a concepção do “Homo Economicus” da Administração Científica. A ênfase nas tarefas é uma abordagem
...