Administração de Cia.Hering
Projeto de pesquisa: Administração de Cia.Hering. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodrigosav • 29/5/2014 • Projeto de pesquisa • 2.958 Palavras (12 Páginas) • 661 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4
2.1 ORGANOGRAMA ................................................................................................5.
3 CONCLUSÃO......................................................................................................13
4 REFERÊNCIAS.....................................................................................................14
1 INTRODUÇÃO
Objetivos Gerais:
Aprofundar os conhecimentos através da visão sistêmica na administração da empresa Cia.Hering.
Objetivos específicos:
Identificar dentro da Cia.Hering informações sobre Processos Administrativos, Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas e Introdução a Economia.
Apresentação da empresa:
Trikotwaren Fabrik Gerbruder Hering, com esse nome extenso e difícil, que a Cia. Hering iniciou sua história. O ano era 1880, a produção se concentrava numa casa de comércio que funcionava no centro de Blumenau (SC). De lá para cá ocorreram duas passagens de século. A pequena tecelagem acompanhou as mudanças, cresceu, modernizou-se e se transformou numa conceituada empresa de design de vestuário do Brasil.
Os primeiros tempos foram heroicos. A história começou na cidade de Hartha, na Alemanha. Integrante de uma tradicional família de tecelões, Hermann Hering decidiu que era hora de mudar. Queria dar melhores condições de vida para a família. Deixou a mulher Minna e os filhos aos cuidados do irmão Bruno e cruzou o Atlântico rumo ao Brasil.
Hermann tinha tudo planejado. Atento às novas oportunidades, havia se informado sobre a colônia alemã fundada em 1850 pelo Dr. Hermann Bruno Otto Von no Sul do País.
Hermann reuniu condições para fazer o primeiro investimento já em 1880. Comprou um tear circular e um caixote de fios. Era preciso dar um jeito de fazer a empresa funcionar. Escreveu uma carta à Minna e pediu a ela que encaminhasse ao Brasil os filhos mais velhos, Paul e Elise junto com o irmão Bruno.
Os Hering enfrentaram as condições precárias, as dificuldades para a compra de matérias primas e outros percalços naturais.
Com sua perseverança, a dedicação e a qualidade dos produtos obtida ainda nos primeiros anos de funcionamento, os irmãos Hermann e Bruno Hering contribuíram para escrever uma das mais belas e importantes páginas da história do desenvolvimento econômico brasileiro.
2 DESENVOLVIMENTO
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Numa analise geral da Cia Hering, podemos refletir sobre estratégias de crescimento, pesquisando a história de uma empresa que surgiu a partir do ano de 1878, com a chegada ao Brasil dos irmãos Bruno e Hermann Hering, foi fundada em 1880 na cidade de Blumenau em SC e considerada uma das maiores empresas do ramo têxtil. Uma empresa de grande porte que tem seus produtos presentes em todos os continentes, com públicos segmentados e produzindo mais de 1000 itens, entre eles jeans, moletons e as básicas camisetas com a etiqueta Hering, PUC e Dzarm. No ano de 1990, com a abertura comercial da década, tornou-se para a Cia um momento de reestruturação devido o aumento da competitividade, seguindo a tendência de padrão mundial de produção com o foco de suas atividades e esforços nos ativos intangíveis, sendo isto sua marca: desenvolvimento de produtos, marketing e também os ambientes para o varejo no setor de vestuário e a continuar nos processos de reorganização da empresa que despontam a melhoria no crescimento da Cia Hering.
Companhia Hering, marca dos dois peixinhos a palavra Hering significa “arenque” em Alemão. É um tipo de peixe parecido com a sardinha. Os dois peixinhos representam os irmãos Hermann e Bruno Hering. Atua na Industria Têxtil, hoje com mais de 8mil funcionários.
De acordo com a Web Aula podemos dizer que a Cia Hering se enquadra na teoria de Taylor “O principal objetivo da administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado". (“Taylor, 1903).”
ORGANOGRAMA CIA.HERING
2.1Gráfico que representa a estrutura formal da organização.
Área de organização Manufaturista / Logística /TI
Nas funções de manufatura, logística, tecnologia de informação (TI) e manutenção são centralizadas na matriz. Segundo os entrevistados, para estas funções, as UENs precisavam programar suas necessidades de tal forma a aumentar ao máximo os ganhos de sinergia (especialmente com compra, manufatura e logística). Há igualmente uma centralização de integração e automação de processos (estes são ligados diretamente à gerência de TI). E como nem todas as funções para as UENs são independentes, o processo decisório nestas unidades também não é independente. Há autonomia somente nas questões de segmentação de mercado, determinação de preços, marketing e vendas, pesquisa & desenvolvimento e inovação localizada.
Este contexto de disparidade entre centralização e descentralização parcial causou um desnivelamento nos processos de sinergia intra-departamental. Na percepção dos entrevistados, as unidades de Manufatura e Logística passaram a desenvolver um comportamento análogo às UENs, em termos de autonomia administrativa e operacional. Ao contrário de comportarem-se como divisões para aumentar a sinergia e diminuir custos, tendiam a comportar-se de forma independente, como se fossem verdadeiras UENs.
Sob o ponto de vista das estratégias, na Cia. Hering estas são formuladas deliberadamente, isto é, propostas pela alta administração da matriz e executadas pelas unidades. Analisando sob o conceito de Whittington (2002), as estratégias foram formuladas de forma clássica (visando a resultados e
...