Administração de Materiais e Logísticas
Por: jonescastro • 3/6/2016 • Resenha • 2.087 Palavras (9 Páginas) • 243 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO - FSB
ANGELA DA SILVA CASTRO RA: 5866180763
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGISTICA
PROFESSOR ANTONIO VANDERLEI MUNIZ
SÃO BERNARDO DO CAMPO[pic 1]
2016
RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Administração de Recursos
Entende se por recursos tudo aquilo que tem ou gera riquezas. As empresas necessitam e têm 5 tipos de recursos: materiais, patrimoniais, capital/financeiro, humanos e tecnológicos, para administrar esses recursos são necessários profissionais formados e treinados.
Administração de recursos materiais envolve várias pessoas internamente e externamente da empresa, iniciando pela escolha dos fornecedores, os departamentos, como compras, recursos humanos, operacional, logística, transporte, revendedores até chegar ao consumidor. Utilizamos dessa mesma sequência para o recursos patrimoniais, fornecedores, compras, recebimento, conservação, manutenção e se necessário alienação.
Fatores de produção
Os clássicos fatores de produção, capital, terra e trabalho são recursos e devem ser administrados como item de estoque, instalações, pessoas que trabalham na empresa.
O capital é um recurso mais fácil de se administrar, pois está sendo sob forma de números sendo fácil de mensurar, além de que pode ser utilizado na aquisição de outros bens.
A tecnologia é um recurso que vem evoluindo, produz diferencial, custos menores e consequentemente lucros.
Bens
Transmite a ideia de que são capazes através de produtos e serviços de gerar riquezas, por isso são considerados um recurso.
Patrimônio
Patrimônio é o conjunto de bens, valores, direitos e obrigações que pode ser avaliados monetariamente na realização de seus objetivos. Administrar patrimônio significa gerir os direito e obrigações
Recursos tecnológicos
Tecnologia é considerado um fator de produção ao lado dos recursos clássicos: natureza, trabalho e capital.
A tecnologia é o corpo do conhecimento com o qual a empresa conta para produzir com o qual a empresa conta para produzir produtos e serviços, por isso é preciso saber como ele é adquirido, como se aprimora, como é transmitido, aplicado e preservado.
O negócio essencial é fundamental para competividade, tem que ser compreendido, e não necessita de superespecialização.
Planejados, desenvolvidos, controlados e ter ações, o clico PDCA de Edward Deming, serve tanto para implantação de novas ideias tanto na resolução de problema, esse ciclo se encerra quanto os objetivos são alcançados.
AQUISIÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PRATRIMONIAIS
RECURSOS MATERIAIS
São os componentes indispensáveis para produção de um produto no dia-a-dia. São adquiridos de forma regular para que não falte no estoque e não prejudique a produção, é considerado, como matéria-prima, produto em processo, acabado ou auxiliares.
- Matéria-prima: São os materiais diretos (ex: parafuso, madeira, cimento, etc...)
- Produto em processo: Estão em fase de produção
- Produto acabado: Produto finalizado, pronto para ir pra casa do consumidor
- Materiais auxiliares: São materiais indiretos (Ex: material de escritório, manutenção, óleos de corte, etc ...)
Organização
A organização em compras está ligada a participação no custo do produto. Antigamente os donos que assumiam a função de comprador, mas com o crescimento das empresas, foi criado o departamento de compras, fazendo com que a forma de comprar fossem organizadas das melhores maneiras.
Sinal de demanda
É a informação necessária para que compras adquira bens patrimonial e material.
Solicitação de compras
É a realizada quando existe a necessidade de adquirir um benefício para empresa, por meio de requisição de pagamento.
MRP
É uma técnica que permite determinar a necessidade de comprar materiais para fabricação de um determinado pro produto. Devemos utilizar a matriz MRP a fim de determinarmos as datas para essas compras.
Sistema Just In Time
É uma forma de produção com o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos, apenas quando necessário para que seja gerado um custo menor.
Sistema de reposição Periódica
É utilizado para que se mantenha o nível máximo de estoque, ou seja, se determina prazo periódico para compras, observando o nível de estoque, para que compre a quantidade necessária para repor o estoque.
Sistema Reposição Contínua
É o mais popular, consiste em disparar o processo de comprar quando um item atinge um nível previamente determinado.
Caixeiro viajante
É o vendedor que visita cliente e verifica se falta mercadoria, e como um acordo o caixeiro tira o pedido. Com a evolução da comunicação esse tipo de operação está desaparecendo.
Software de Planejamento e Controle
Com a tecnologia muitas empresas acompanham seus processos através do computador o pedido de compra, acompanhamento é tudo feito através da informatização.
Procedimento
Cada organização cria o seu procedimento, é forma de executar algo seguindo uma sequência.
Parcerias
É a forma de desenvolver uma relação de confiança mútua entre empresa e fornecedor para que ambos saiam ganhando.
Evolução do relacionamento cliente-fornecedor
Abrange a quatro fases: Abordagem convencional, melhoria da qualidade, integração operacional e integração estratégica.
- Abordagem convencional: Prioriza o preço. A empresa não tem confiança no fornecedor.
- Melhoria da qualidade: Priorizada a qualidade do produto. Onde se inicia a possibilidade de um relacionamento mais duradoura e com confiança de ambas as partes.
- Integração operacional: O fornecedor já tem participação em alguns projetos, fazendo com que juntos invistam em pesquisas e desenvolvimento.
- Integração estratégica: É uma parceria de negócios.
Atingindo o Comakership
É o relacionamento entre cliente-fornecedor quando atinge um grau de confiança. Essa relação acontece depois de um determinado tempo, quando é reconhecido o a capacidade do fornecedor e a confiabilidade do cliente.
AQUISIÇÃO RECURSOS PATRIMONIAIS
Recursos patrimoniais são as instalações, prédios, equipamentos e veículos. De acordo com a complexidade os bens podem ser classificados em equipamentos, terrenos e jazidas.
Organização:
Organização matricial é a mais encontrada nas empresas, ela se define por uma força-tarefa que leva adiante um empreendimento. Essa força-tarefa conta com um líder, recursos humanos das próprias áreas ou terceiras subcontratada. Dependo do empreendimento o grau do líder pode variar.
...