Administração de Recursos Humanos - Staff e Linha
Por: Bernardo Cabral • 1/4/2017 • Resenha • 602 Palavras (3 Páginas) • 531 Visualizações
Universidade Federal de Pernambuco
Departamento de Ciências Administrativas
Aluno: Bernardo Gonzaga B. Cabral
6º Período – Manhã
Administração de Recursos Humanos
Paper Semanal
Podemos dividir a Gestão de Pessoas em várias atividades integradas, como descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação das pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, entre muitas outras. Desde cedo, nós, estudantes de administração, somos ensinados a cumprir as quatro grandes funções administrativas: planejar, organizar, dirigir (liderar) e controlar. A ARH nos dá as ferramentas necessárias para desempenhar essas funções, pois um administrador não realiza seu trabalho sozinho, mas através da sua equipe. É junto com ela que os administradores executa tarefas e cumpre seus objetivos.
São seis os processos básicos da Gestão de Pessoas: os Processos de Agregar Pessoas, que são utilizados na inclusão de novos contratados na organização; os Processos de Aplicar Pessoas, que indicam às pessoas as suas atividades dentro da empresa e as orientam em seu desempenho; Processos de Recompensar Pessoas, que são utilizados para incentivas as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas, como já foi exaustivamente estudado na famigerada Pirâmide de Marslow; processos de Desenvolver Pessoas, que são utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários; Processos de Manter Pessoas, que criam condições ambientais e psicológicas favoráveis para as atividades das pessoas; e os Processos de Monitorar Pessoas, que são os processos usados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. É importante salienter que todos esses processos estão relacionados de tal forma que se influenciam reciprocamente, onde a má utilização de um prejudica intensamente os demais.
Gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e função de staff, ou seja, é funçao do gerente, que tem a responsabilidade pela condução dos seus subordinados. Para isso existe uma unidade de comando, ou seja, cada pessoa deve ter somente um gerente. Quando isso não ocorre, e decisões diferentes são tomadas sobre a mesma pessoa é certo que haverá um conflito. Este conflito ocorre entre os gerentes de linha e os especialistas em RH. Na teoria, para que o gerente possa assumir com plena autonomia essa responsabilidade de gerir seu pessoal, ele precisa receber assessoria e consultoria do órgão de ARH, que lhe ofecere os meios e serviços de apoio.
Os conflitos entre linha e staff já são tradicionais e acontecem porque os gerentes de linha e os consultores de RH discordam sobre quem tem a autoridade para tomar as decisões sobre pessoas porque têm diferentes orientações a respeito. O gerente de linha tem autoridade para tomar as decisões relacionadas com suas operações e subordinados, enquanto o especialista de staff está preocupado com suas funções básicas de proporcionar consultoria, aconselhamento e informação sobre sua responsabilidade, e não tem autoridade direta sobre o gerente de linha.
...