Administração do terceiro setor
Por: casamae • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 761 Palavras (4 Páginas) • 339 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RESENHA CRÍTICA
TEXTO: (Re) visitando O Conceito de Gestão Social.
AUTOR: Fernando Guilherme Tenório
ALUNA: ÉRICA ARAÚJO AZEVEDO
ITUIUTABA
2015
O grande desafio sobre gestão social é quebrar os conceitos e paradigmas que ao mesmo tempo junta valores e princípios da administração privada, como por exemplo, o ato de planejamento, controle menos burocráticos, eficiências nos gastos e nos resultados, porem, com objetivos diferentes. Fazendo uma breve diferença entre gestão estratégica a qual seria adotada por instituições provadas e gestão social é que a primeira é determinada pelo mercado, um método no qual a gestão se dá pela competição no qual o seu concorrente mais próximo deve ser excluído, tendo como o lucro o seu fator motivacional. Opostamente a gestão social que visa à concordância dos dois lados da moeda, na qual o outro deve ser incluído e a solidariedade é o ponto de partida do seu modo de gerir, valorizando sempre o dialogo e o coletivo.
A questão social hoje é tema de debate em escolas, jornais, internet, decorrente em diversos setores da sociedade, porém existem diversas controvérsias de ideias sobre gestão social. Alguns autores relacionam com a área publica outros com a geração de emprego e renda, como instrumento social de desenvolvimento social. Antes dos novos conceitos sobre gestão social, ela era gerida pelo Estado, onde o governo autuava as demandas da população de forma arbitraria, onde eram desenvolvidas as politicas sociais e ali mesmo executadas. Mas tarde com esses conceitos de “revistamento”, de uma nova forma de democratização do país, surgiu uma sociedade civil mais forte e organizada, onde essas politicas sociais que antes eram monopolizadas pelo Estado, passaram a serem geridas de forma mais diferente, beneficiando o dialogo entre cidadãos e governo, tanto no seu processamento quanto na sua aplicação, assim nascia um novo padrão sobre gestão social.
A inversão da posição Estado-sociedade e capital-trabalho veio para trazer mudanças em que diz respeito à sociedade e trabalho, que são os alvos principais com objetivo de dar foco na sociedade civil e do trabalho, os cidadãos e trabalhadores são as partes principais da relação da gestão social, com essa mudança os conceitos também são mudados colocando em frente relação à cidadania.
O terceiro setor tem o papel de unir sociedade civil, Estado e empresas privadas, procurando dar ao cidadão um lugar relevante nesse ciclo. Cidadania deliberativa é intermediaria na relação dos pares das palavras é onde o cidadão consegue participar nas tomadas de decisão da organização, não estando rpesente só nas suas manifestações de melhorias. Segundo Tenório (p.105): cidadania deliberativa é “que a legitimidade das decisões da inclusão, do pluralismo, da igualdade participativa, da autonomia e do bem comum”.
A esfera publica e a sociedade civil tem uma correlação nas teorias politicas. A esfera publica é adaptada para informação de conteúdo, em relação a opiniões e posição, são filtrados os pontos de comunicações e se reduzirem opinião pública, tem como objetivo a igualdade de direito individual. A sociedade civil se conecta com as instituições de caratê não econômico e não estatal, tem como característica “ancorar as estruturas de comunicação da esfera publica nos componentes sociais do mundo da vida”, a sociedade civil é ligada e tem mais proximidade com os cidadãos. Com relação à esfera pública é o espaço social onde interage a sociedade civil e o estado, tomando decisões de politicas publicas, sendo uma parceria de grande importância. Sugerindo um caminho democrático e com participação, tendo conquista os direitos ampliando a democracia da sociedade civil na esfera publica.
...