Administrção 7 semestre
Por: ramonribeiro23 • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.346 Palavras (6 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9][pic 10][pic 11]
1 INTRODUÇÃO
O ideal de todo o empreendedor é ver seu negócio bem sucedido e com isso a concretização de seus sonhos. Mas para isso acontecer, além de muito entusiasmo e determinação, é necessária a organização, ideias, estratégias e atitudes. Desse modo o plano de negócios entra como uma peça fundamental na gestão. Por meio dele, o gestor pode medir as incertezas e riscos que irá enfrentar, poderá fazer previsões, projeções e identificar as melhores oportunidades e saber como aproveitá-las.
Assim, o presente trabalho pretende esboçar um plano de negócios, cuja ideia central é estruturar o mesmo pra a implantação de uma lanchonete de lanches saudáveis, onde o gestor é levado a pensar bem sobre os vários fatores que envolvem o seu negócio, realizando um planejamento bem detalhado antes de iniciar a atividade.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PRMEIRO DESAFIO – GESTÃO DE PROJETOS
2.1.1 Fases do projeto
Um projeto é um esforço que, por definição, não tem uma ideia de continuidade ou tempo indeterminado. Desta forma, é algo que terá um tempo determinado de duração. Ou seja, se alguém começa um trabalho que não tem data para acabar, não pode chamar isso de um projeto.
Todo projeto possui um ciclo de vida próprio, oriundo da própria temporalidade e escopo, evoluindo gradativamente até seu encerramento, ou seja, possui serviços ou produtos únicos, e, por mais próximos que sejam em relação a outros projetos, a situação será outra, implicando em novo modelo, fornecedores, a mão de obra e outras variáveis que vão torná-los únicos.
O ciclo de vida de um projeto é composto por cinco fases, a saber: iniciação; planejamento; execução; monitoramento e controle; e encerramento.
Para que possamos gerenciar os projetos, precisamos conhecer e gerenciar de forma eficaz os seus processos principais.
Os cinco principais grupos de processos são:
• Iniciação – realizados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou a fase;
• Planejamento – realizados para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e desenvolver o curso de ação necessário para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado;
• Execução – realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do mesmo;
• Monitoramento e controle – necessários para acompanhar, revisar e regular o progresso e o desempenho do projeto, identificar todas as áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano e iniciar as mudanças correspondentes;
• Encerramento – executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos, visando encerrar formalmente o projeto ou fase.
2.1.2 Áreas de conhecimentos do projeto
Como dito, na gestão de projetos existe uma característica forte de interação. Uma atividade, ou a falta dela, geralmente afeta outras áreas e essas interações exigem frequentemente balanceamento do projeto. Nove áreas de conhecimento utilizadas na gestão de projeto:
Gerenciamento de integração do projeto
O gerenciamento de integração é a primeira das nove grandes áreas que é dividido o PMBOK (2004). Segundo o próprio guia, essa área inclui processos e atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os diversos processos de gerenciamento de projetos.
A integração é uma área muito focada na comunicação, onde as informações macro do projeto precisam ser claramente definidas para evitar desvios no futuro. Para isso o PMBOK (2004) prevê sete processos:
- Desenvolver o termo de abertura do projeto;
- Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto;
- Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto;
- Orientar e gerenciar a execução do projeto;
- Monitorar e controlar o trabalho do projeto;
- Controle integrado de mudanças;
- Encerrar o projeto.
Gerenciamento De Escopo Do Projeto
Escopo é a próxima área tratada no guia. Os esforços realizados nesse ponto são para que o projeto seja entregue com sucesso com o que foi acordado. Para isso são previstos cinco processos:
- Planejamento do escopo;
- Definição do escopo;
- Criar a EAP;
- Verificação do escopo;
- Controle do escopo.
Gerenciamento De Tempo Do Projeto
Tempo, junto com escopo e custo, forma o tripé que permeia a maioria das decisões nos projetos. Sabendo dessa importância o PMBOK (2004) orientar seis processos para que seja dada a devida atenção:
- Definição da atividade;
- Sequenciamento de atividades;
- Estimativa de recursos da atividade;
- Estimativa de duração da atividade;
- Desenvolvimento do cronograma;
- Controle do cronograma.
Gerenciamento De Custo Do Projeto
Para finalizar a tríade comentada, custo aparece como a quarta área apresentada e é sempre um ponto crítico em projetos. Mesmo com o guia apresentando apenas três processos para gerenciá-lo, não é por isso que tal área perde sua saliência.
- Estimativa de custos;
- Orçamentação;
- Controle de custos.
Gerenciamento De Qualidade Do Projeto
Costuma-se dizer que qualidade permeia todas as áreas de um projeto. Entretanto, quando tratada de uma maneira macro no PMBOK (2004) são apresentados três processos:
- Planejamento da qualidade;
- Realizar a garantia da qualidade;
- Realizar o controle da qualidade.
Gerenciamento De Recursos Humanos Do Projeto
...