Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ética e Relações Humanas no Trabalho
Por: estervieira001 • 12/6/2015 • Artigo • 702 Palavras (3 Páginas) • 460 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Nome do Curso
Unidade de Ensino: Nome da Unidade
NOME | Ester Vieira de Souza |
RA | 4236810441 |
Atividade Colaborativa
[pic 2]
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Nome do Curso
Unidade de Ensino: Nome da Unidade
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (inserir nome completo).
ARTIGO
Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI
Introdução
Há muito tem atrás a escravidão era muito presente no cotidiano das pessoas e pra elas eram uma situação normal. Nos dias atuais quando se fala no tema escravidão, parece uma situação tão distante e improvável nos dias atuais. Antigamente os escravos eram expostos pelos seus “donos” como troféu e eram castigados e comercializados em praça publica, hoje em dia não se vemos pessoas sendo escravizadas em praça publica, mais infelizmente casos de crianças, mulheres e homens sendo escravos de trabalho, ainda existe, mais é escondido e camuflado.
Mesmo com os avanços da tecnologia, leis, fortalecimento dos sindicatos e mais acessibilidade a informação, pode por lado ajuda e por outro lado às vezes acaba trazendo mais conflito.
Neste trabalho será abordado o tema: Escravidão em Pleno Século XXI que para muitas pessoas é um assunto remoto e distante.
Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores.
Foi em 1888 que a princesa Isabel assinou o documento que libertava homens e mulheres da escravidão, mais com essa lei muitos ex- escravos não conseguiram se manter na sociedade pois o custo de vida era bem caro, muito deles na situação que estavam optaram por prestar serviços aos antigos senhores trocando por comidas e algumas moedas.
No país que vivemos a economia brasileira não favorece a todos, pessoas que vivem em estados com um índice grande de pobreza como: Pará, Tocantins, Maranhão, trabalham dura pra receber um salário não condizente ao seu esforço e que na maioria das vezes o único sustento da família toda.
Antigamente os escravos trabalhavam para seus senhores, eles se aproveitavam dos seus esforços e não os remuneravam da forma que deveriam. Hoje em dia não é diferente, pois existem muitos patrões “pessoas que tem um grande poder aquisitivo”, buscam esses lugares menos favorecidos e aproveitam da falta de conhecimento dos seus funcionários e usa de esperteza para lucrar com a mão de obra barata.
Outra agente responsável também é a educação, a defasagem nesses estados de pobreza é muito grande e por conta disso muitos que estão ali não tem conhecimento dos seus direitos e pior, eles acreditam que o valor que recebem é o necessário pelo seu esforço.
Escravidão e ética.
Quais seriam os argumentos que justificam o fato de a escravidão no trabalho, atualmente, ser um problema de consciência ética?
Considerações finais.
O trabalho escravo é a forma mais grave de exploração de um ser humano, onde todos os direitos da pessoa são deixados de lado como o respeito, a liberdade e dignidade.
...