Analise de mercado
Por: clebes_resende • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.534 Palavras (7 Páginas) • 269 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO À DISTÂNCIA CONECTADO
PROCESSOS GERENCIAIS
CLEBERSON RESENDE, REGINA ROLIM, MARCELO AMARANTE, JESSICA A. BASTOS, PRISCILA BARILLI E JULIANA BARILLI
ANÁLISE E RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS: MERCADO LUSA.
[pic 4]
Passo Fundo
2014
[pic 5]
CLEBERSON RESENDE, REGINA ROLIM, MARCELO AMARANTE, PRISCILA BARILLI E JULIANA BARILLI
ANÁLISE E RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS: MERCADO LUSA.
Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Matemática Financeira, Introdução a Contabilidade, Gestão Financeira e Orçamentária.
Professores Helenara Figueiredo, Regis Garcia, Fábio Proença, Edilson Moreira e Vânia Machado.
- INTRODUÇÃO
O ramo de supermercado encara uma gigantesca transformação e atualmente é uma das atividades que mais acendem no Brasil, tem uma boa lucratividade e aumentam gradativamente os números de empregados, contendo micro empresas a redes de supermercados, desenvolvidos, a partir de um início familiar e muitas vezes sem conhecimento teórico profissional.
Por haver um supermercado em qualquer espaço, torna-se de extremo valor para a sociedade e a economia comercial. O desenvolvimento deste segmento contribui para a geração de empregos, criação e acréscimo de tecnologia, inovação nos produtos e alta produção, também pelo aumento da concorrência. São itens que fazem a qualidade do serviço, novas ideias e dinamismo, crescerem.
Portanto, vimos que o mais importante está na capacidade de organizar a empresa, seja economicamente, na gestão de pessoas ou uma eficaz parceria com fornecedores. O efeito será com certeza um estoque e quantidade certa nas prateleiras a preços competitivos e um serviço de qualidade que ganhe a confiança e principalmente a fidelização do cliente.
- DADOS GERAIS DO MERCADO.
2.1 ESTRUTURA DO MERCADO.
- Ramo de atividade.
O supermercado trabalha com diversos produtos, porém investe mais no setor alimentício.
- Principais produtos.
A empresa atualmente tem força de venda principalmente no departamento de açougue e na padaria.
- Principais concorrentes.
Qualquer empresa que trabalhe com o ramo alimentício, pode ser considerado um concorrente.
- Clientes em potencial.
A população do bairro e moradores da redondeza. Normalmente é feito ações de marketing na cidade para atrair clientes de outros locais mais afastados, principalmente enaltecendo o forte do supermercado, como o açougue e a padaria.
- Quantidade de funcionários.
Hoje a empresa conta com um quadro de 33 colaboradores.
- Tempo de funcionamento.
A empresa foi formada por familiares e atua no mercado a 8 anos. Surgiu com o propósito de abastecer um comunidade que carecia de um estabelecimento próximo.
- Faturamento mensal.
O faturamento total mensal levantado foi de R$ 300.000,00.
- Despesas fixas e variáveis.
Abaixo segue as despesas consideradas fixas, porque, produzindo ou não, vendendo ou não seus produtos e mercadorias, ela acontece. Veja a seguir:
- Aluguel
- Folha de pagamento
- Água e luz
- Telefonia
- Pró-labore
As despesas variáveis são aquelas devido à sua condicionalidade frente às variações de suas vendas mensais. Ou seja, vende-se mais, paga-se mais de despesas variáveis.
- Impostos
- Marketing
- Embalagens
- Fornecedores
- Manutenção de máquinas, etc.
A empresa normalmente tem um lucro de 30% do valor arrecado mensalmente.
- Disposição do quadro de funcionários.
Estabelecimento setorizado, dispondo os colaboradores da seguinte maneira:
- 6 caixas
- 4 açougueiros
- 8 repositores
- 2 no setor de horti fruti
- 2 chefes de caixa
- 8 na padaria
- 3 empacotadores.
- AVALIAÇÃO DO ORGANOGRAMA
3.1 ORGANOGRAMA
[pic 6]
- Análise do organograma.
Veja abaixo que pode ser mudado no organograma a fim de melhorar o andamento operacional e otimização das pessoas assim como economia na folha de pagamento.
O gerente que é o administrador não tem tempo para estar o tempo todo na loja vistoriando a reposição e divulgação dos produtos na prateleiras, portanto, deve-se criar a função de chefe de loja que irá cuidar da apresentação da loja, precificação, marketing e exposições.
Promover um chefe de caixa para esta função e desligar os empacotadores, fazendo com que os caixas desempenhem esta função com a ajuda dos repositores. Propõe-se também que pelo fluxo do mercado podemos ter apenas um açougueiro e dois atendentes, e na padaria um padeiro, um confeiteiro, um auxiliar e dois atendentes. Essas modificações reduzirão significativamente os custos com folha em mais ou menos 30%.
...