Analise de swot
Por: jotinha.25 • 1/12/2015 • Trabalho acadêmico • 955 Palavras (4 Páginas) • 751 Visualizações
ANALISE DE SWOT – TCC
- INTRODUÇÃO.
A avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, são denominadas de análise SWOT (dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities, threats). Ela envolve o monitoramento dos ambientes externos e internos. É bastante comum aqui no Brasil, e algumas pessoas usam a sigla FOFA, ao invés da tradicional. A Análise de SWOT é uma ferramenta estrutural da administração, a sua principal função é formular estratégias de negócios para as empresas com a finalidade de melhorar a sua atuação e desempenho no mercado.
A análise de SWOT ela também é responsável pela elaboração do planejamento estratégico que tem o objetivo principal, promover análise do cenário interno e externo para atuar nos negócios, no crescimento e no desenvolvimento da organização almejando alcançar os objetivos propostos pelos mesmos. Por Chiavenato (2000).
O planejamento estratégico foca também nas combinações de forças e fraquezas de uma organização e ao mesmo tempo nas oportunidades e ameaças do mercado competitivo. Por Philip Kotler (1975).
Segundo Kotler (1975), o planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando um maior grau de interação com o ambiente.
Com isso podemos dizer que a analise de SWOT e o planejamento estratégico, são ferramentas essenciais para obter sucesso junto à empresa.
Já Chiavenato e Sapiro (2003) Explicam sobre matriz de SWOT, que dar-se por meio de ferramentas que são utilizadas como estratégia competitiva, trata-se de relacionar as oportunidades e ameaças dentro do ambiente externo com forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organização.
Esta ferramenta é excelente para analisar forças e fraquezas da concorrência, bem como suas estratégias e comportamentos. Com isso fortalece os meios da organização de conseguir êxodo nos seus negócios.
Quadro 1: Mostra o os fatores internos e externos esquematizados da organização.
[pic 1]
- ETAPAS.
- ANALISE DO AMBIENTE EXTERNO (OPORTUNIDADES E AMEAÇAS)
Segundo Philip Kotler (2006) Uma unidade de negócios tem de monitorar importantes forças macroambientas (econômicas, demográficas, tecnológicas, político – legais e socioculturais) e significativos agentes microambientais (cliente, concorrentes, distribuidores, fornecedores) que afetam sua capacidade de obter lucros. É uma forma inteligente de marketing de estabelecer sistemas para acompanhar tendências e mudanças importantes. Já a administração precisa identificar as oportunidades e as ameaças associadas a cada tendência ou acontecimento.
O objetivo da avaliação ambiental é o reconhecimento de novas oportunidades. Essa ferramenta se dar através de um bom marketing, que tem a arte de encontrar, desenvolver e lucrar a parti de oportunidades. Essas oportunidades de marketing existem quando a empresa pode lucrar ao atender às necessidades dos consumidores de determinado segmento. (Existem algumas fontes) de recursos que podem aprimorar as oportunidades de mercado. A primeira é oferecer algo cuja oferta seja escassa, isso precisa de um bom conhecimento em marketing. A segunda é oferecer um produto ou serviço existente de uma maneira nova ou superior. A terceira fonte em geral leva a um produto ou serviço totalmente novo. Alem dessas existe modelos para descobrir e melhorar produtos, é simples mais bem importante, que é a consulta com seus clientes e consumidores, eles com certeza serão importantes para a melhoria e inovação dos produtos.
Segundo Chiavenato (2000), a análise externa dar-se por uma visão global que pode ir alem da organização, onde se atua e abrange política, cultura e leis. A análise é imprescindível nos casos de oscilações de mercados, por que nela faz – se o estudo dos concorrentes, para saber qual o nível de atuação e sua ameaça.
- ANALISE DO AMBIENTE INTERNO (FORÇAS E FRAQUESAS).
Para Kotler (2000) a analise do o ambiente interno, dar – se pela avaliação das suas forças e fraquezas internas, por um período que analisa também as competências financeiras, marketing, produção e organização, que classifica esses fatores como uma grande força, uma força, uma característica simples, uma fraqueza ou uma grande fraqueza.
...