Analise demonstracoes financeiras
Por: caohata • 16/9/2015 • Projeto de pesquisa • 5.262 Palavras (22 Páginas) • 342 Visualizações
[pic 2]
[pic 4][pic 3]
Administração de Empresas
Administração Financeira e Orçamentária II
6º Semestre
Prof. Luís Rogério Lourenço
2010
Análise das Demonstrações Financeiras
Ao iniciarmos o estudo da análise financeira dos demonstrativos contábeis das empresas, nos deparamos novamente com a diferença existente entre os campos de atuação da Contabilidade e o da Administração Financeira.
A Contabilidade tem como função à organização dos dados financeiros provenientes das diversas atividades da empresa, transformando-os em demonstrativos contábeis. A preocupação do administrador financeiro é transformar os dados contidos nesses demonstrativos, em informações que lhe permitam diagnosticar a situação econômica e financeira da empresa.
Mesmo não sendo exigida por lei, a análise das demonstrações é essencial para que se possa diagnosticar a situação econômica, financeira e patrimonial de uma entidade, tanto em termos estáticos (= situação atual), quanto em termos dinâmicos (=variações ao longo do tempo).
Desta forma, a análise pode ser melhor entendida como a arte de saber extrair informações úteis, para o objetivo que se deseja chegar. Em outras palavras, com o mesmo conjunto de dados, os diversos analistas podem chegar a conclusões parecidas (mas nunca exatamente iguais) ou totalmente distintas.
Na interpretação de dados isolados, é mais provável que cheguem a conclusões semelhantes. No entanto, na interpretação conjunta de vários índices referentes as demonstrações de uma mesma empresa, há maior probabilidade de interpretações duvidosas.
A avaliação sobre a empresa tem por finalidade analisar o resultado e o desempenho da empresa, detectar os pontos fortes e fracos do processo operacional e financeiro, objetivando propor alternativas a serem tomadas e seguidas pelos gestores da empresa.
O objetivo é colher informações sobre:
Liquidez - Saber-se a empresa está em condições de honrar os compromissos assumidos.
Eficiência Operacional – Saber-se os prazos de recebimentos de vendas, estocagem e pagamento a fornecedores estão dentro de padrões aceitáveis.
Endividamento – Saber-se o nível de endividamento da empresa é compatível com seus investimentos.
Rentabilidade – Saber-se a atividade operacional está gerando o retorno desejado pelos sócios ou acionistas.
Evolução – Saber-se a evolução histórica do desempenho da empresa projeta tendências satisfatórias.
ENFOQUES E OBJETIVOS
A análise das demonstrações financeiras sempre estará associada a um processo decisório. Cada agente abordará a empresa com determinado objetivo, e este determinará a profundidade e o enfoque da análise. Obviamente, tudo o que disser respeito à saúde financeira da empresa, representada pela sua liquidez e rentabilidade, deverá interessar aos referidos agentes.
Nos tópicos abaixo são destacados os aspectos que interessam mais especificamente a cada tipo de agente.
Dirigentes da empresa.
Além dos dados mais abrangentes constantes das demonstrações publicadas, os administradores a empresa dispõem de grande volume de informações detalhadas que lhes são continuamente transmitidas através do sistema interno de informações gerenciais.
A análise de todos esses dados suporta o planejamento e o controle gerencial. Os administradores desejam conhecer a posição patrimonial e identificar os fatores que afetaram a sua evolução. Comparam o desempenho da empresa com o de seus concorrentes diretos, detectam os pontos fracos a serem corrigidos e os pontos fortes a serem melhores explorados.
Acionistas.
Preocupam-se com o retorno do seu investimento, determinado pela valorização das ações e pelos dividendos periodicamente distribuídos.
Quando os acionistas majoritários não estão à frente da direção dos negócios da empresa, a análise das demonstrações financeiras também, avaliará a atuação dos administradores profissionais que integram o quadro de diretores.
Credores.
Fornecedores, instituições financeiras e outros, preocupam-se com a capacidade de solvência da empresa, avaliando o risco no horizonte de tempo em que ocorrerão os vencimentos de seus haveres.
Concorrentes:
As empresas devem acompanhar tudo o que ocorre com seus concorrentes diretos, que tem forma de atuação e porte semelhantes.
A análise das demonstrações financeiras dos principais concorrentes permitirá à empresa extrair valiosas conclusões através da comparação de diversos dados, como: volume de faturamento, margens de rentabilidade das vendas, prazos concedidos aos clientes e obtidos dos fornecedores, giros dos estoques, retorno sobre investimento total e sobre o capital próprio etc.... Tudo isso permite identificar os pontos fracos e fortes dos concorrentes e as causas determinantes de seus sucessos e fracassos.
Analista de Crédito Bancário -
Analisar se a empresa tem condições de honrar os empréstimos solicitados.
COMPARABILIDADE E TENDÊNCIAS
A análise de balanço deve ser um instrumento que possibilite o gerenciamento da informação contábil. Assim, um dos fundamentos deste modelo de análise é a criação de indicadores que permitem sempre uma análise comparativa. A comparabilidade dos dados de análise do balanço pode ser feita em vários aspectos, como:
- Comparação com períodos passados;
- Comparação com períodos orçados;
- Comparação com padrões setoriais;
- Comparação com padrões internacionais;
- Comparação com padrões internos da empresa
- Comparação com empresas concorrentes etc...
TÉCNICAS BÁSICAS DE ANÁLISE.
A análise das demonstrações contábeis costuma ser desenvolvida mediante a aplicação de técnicas simples e bastante difundidas, como:
...