Analise swot
Por: aman96 • 8/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 1.050 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Amanda Marques
Aline Camilo
Brenda Alves
Gabriela Quesado
Leydmar Maria Lucena
Angélica Costa
Valquíria Siqueira
Comportamento Organizacional
Osasco/SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Amanda Marques RA: 1572209033
Aline Camilo Viana RA: 1579114141
Brenda Alves dos Santos RA: 1571209226
Gabriela Quesado Leonel RA: 2485713818
Leydmar Maria Lucena RA: 1696651371
Angélica Costa Xavier RA:1596842553
Valquíria Siqueira RA:1574859990
Comportamento Organizacional
“Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Ciências Contábeis, referente a disciplina Comportamento Organizacional, para obtenção de nota do 1ºSemestre da Universidade Anhanguera, sob a orientação da Profª Ligia.”
Osasco/SP
2015
- SUMÁRIO
2 INTRODUÇÃO
3 ETAPA 1 – RELATÓRIO.
3.1 ETAPA 2 – TEXTO ARGUMENTATIVO
3.1.1 Tabela com os traços de personalidade dos funcionários da loja “Ceara”
4 CONCLUSÃO
5 REFERENCIAS
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo na primeira etapa, mostrar como se portar perante uma situação dentro de uma organização e relatar a importância do Comportamento Organizacional em forma de consultoria, o que acontece com a falta dele, e também o modo como nos adaptamos as mudanças no nosso dia-a-dia no trabalho, se isso interfere ou não na nossa vida profissional e exemplos de como podemos lhe dar com elas.
Na segunda etapa deste trabalho vamos falar um pouco sobre personalidade e como ela esta relacionada ao funcionamento da empresa, como uma líder deve se posicionar diante dos colaboradores e a Teoria Big Five que descreve traços de personalidades.
ETAPA 1 – RELATÓRIO.
O responsável por uma empresa precisa de um conjunto de qualidades dentre elas a iniciativa é muito importante para possíveis mudanças, visando favorecer os departamentos de uma organização e o objetivo da instituição.É necessário compartilhamento de informações, uma boa convivência e funcionários motivados, tendo assim a ação do Sr. Luís Augusto como de extrema importância para um bom rendimento do funcionário e da empresa.
Atualmente vivemos em um mercado competitivo e em constante mudança, a adaptação é algo necessário em uma organização e está no cotidiano dos colaboradores. A habilidade de se adaptar é uma qualidade do funcionário que completa a organização, a vantagem de se ajustar é adquirir conhecimento a cada mudança, manter uma equipe adaptativa é um ponto crucial para concorrer no mercado de trabalho.Os clientes estão bem mais exigentes e atentos as características e preços dos produtos o que gera uma obrigatoriedade de se afeiçoar e conhecer os diversos tipos, estilos, de cada consumidor por parte da empresa.
O meritório é de conhecer tudo sobre a organização, quanto mais informações
maiores o conhecimento e estratégias de se chegar em um objetivo mais claro, entendendo todos os conceitos e características, tendo um planejamento, controle, organização e direção. O colaborador tem a responsabilidade de representar a empresa o que compete a necessidade de conhecer o propósito, objetivo e decência da instituição que a médio prazo se alcance a finalidade da companhia que são cooperadores mais motivados e se unindo para um bem comum.
A alteração de comportamento é decorrente de mudanças positivas e negativas dentro da organização a insatisfação da liderança é uma delas desmotiva o funcionário que transmite para a equipe esse descontentamento que é geralmente consequente da falta de reconhecimento e crescimento na empresa. Na organização Casa Ceará a falta de motivação em exercer o trabalho da melhor forma e com satisfação era o principal ponto negativo, que tendo como alvo a mudança deste ambiente foi proposto a modificação do cenário onde se exercia as funções para um lugar mais descontraídos, confraternizações entre departamentos e premiação quando alcançado o objetivo. Após colocar em pratica estas propostas os funcionários são mais eficientes o que causou uma imagem positiva pelos clientes, tendo uma maior demanda e satisfação dos consumidores e colaboradores alcançando assim o foco principal da empresa.
ETAPA 2 – TEXTO ARGUMENTATIVO
Analisando a charge e o trecho de Peter Drucker, percebemos que essa dimensão de personalidades de cada individuo é constante entre todos, porém temos que equilibrá-las em uma coligação, pois as mesmas podem adequar-se em uma determinada ocasião. A liderança pode ser diferenciada, pois um líder não ordena, ele ajuda a solucionar o problema da instituição, tentando melhorar a imagem e o comportamento do dirigente, em uma corporação deve ter polaridades, tendo cinco pontos principais que compõe a teoria do Big Five são: 1.Conscienciosidade, que define profissionais responsáveis, confiante ,persistente e organizado; 2.Extroversão são pessoas com facilidade de se sociabilizar; 3. Estabilidade Emocional são colaboradores que podem se manifestar como calmo, autoconfiante e seguro ou deprimido e indeciso; 4. Amabilidade consiste em pessoas receptivas, colaborativas e confiantes; 5. Abertura para experiências designa para sociabilidade e abertura aos termos benevolência, inteligência e Imaginação.
...