Analize org.
Por: Jefferson s.melo • 21/11/2015 • Trabalho acadêmico • 5.926 Palavras (24 Páginas) • 144 Visualizações
Universidade Estácio de Sá
Nome: Jefferson dos Santos Melo Matricula: 201403320314
Disciplina: Introdução à Administração
Turma: 3001
Atividade Estruturada
Rio de Janeiro
2015
Sumário
As Funções Organizacionais em Diferenciação dos Setores .........................Página 1.
Conceito – Finanças; Principais Áreas em Finanças.......................................Página 2.
O Administrador Financeiro .............................................................................Página 3.
O Papel do Administrador Financeiro; Áreas da Administração de Finanças Empresariais; Orçamento de Capital ou Análise de Investimento ...................Página 4.
Estrutura de Capital; Administração do Capital de Giro; Forma Jurídica de Organização das Empresas ............................................................................Página 5.
Responsabilidade Social da Empresa; Conceito – Recursos Humanos; Atuação no Mercado...........................................................................................................Página 6.
O que Mudou Desde 1995 Até os Dias Atuais........................................Página 7,8 e 9.
Conceito – Marketing; Departamento de Marketing; Gerente de Marketing.......................................................................................................Página 10.
Coordenadores de Marketing; Designers Gráficos; Perspectivas; Conceito – Operações; Cargos e Funções Operacionais ................................................Página 11.
Objetivos de Desemprenho de Operações e Sua Influência na Competitividade: A Importância Para as Empresas no Brasil .......................................................Pagina 12.
Operações .............................................................................................Página 13 e14.
Consórcio Construtor Transrio; Atividade Econômica Principal; Atividades Econômicas Secundárias .............................................................................Página 15.
Missão, Visão e Valores; Consórcio Entre Empresas – Tributação ...............Página 16.
Características; Entidade Líder; Registros Contábeis; Proibição Para Formação de Consórcio .....................................................................................................Página 17.
Personalidade Jurídica e Responsabilidade Tributária; Inscrição no CNPJ; Formalidades do Contrato ............................................................................Página 18.
Método de Baumol; Relatório Final da Atividade ..........................................Página 19.
Bibliografia ....................................................................................................Página 20.
As Funções Organizacionais em Diferenciação de Setores:
Na medida em que as necessidades aparecem, as pessoas assumem novas tarefas e não fica claro quem é responsável por o que e a quem deveriam se reportar. Assim, fica difícil coordenar as atividades das pessoas de forma a trabalharem como uma equipe.
O principal desafio do desenho organizacional é como gerenciar a diferenciação para que os objetivos sejam atingidos. Diferenciação é o processo através do qual uma organização aloca as pessoas e recursos nas atividades e estabelece as relações de autoridade que permitem à empresa alcançar seus objetivos. Ou seja, é o processo de estabelecer e controlar a divisão do trabalho. Numa organização simples, a diferenciação é baixa porque a divisão do trabalho é pequena e uma ou poucas pessoas fazem todo o trabalho, existindo poucos problemas de coordenação. Já numa organização complexa, tanto a divisão do trabalho como a diferenciação, são altas.
Papéis Organizacionais é o conjunto de comportamentos relacionados às tarefas, requeridos de uma pessoa pela sua posição na organização. Na medida em que cresce a divisão do trabalho, os gerentes se especializam em alguns papéis e contratam outras pessoas para as demais atividades. A especialização permite que as pessoas desenvolvam suas habilidades individuais e conhecimentos, que são a fonte das principais competências organizacionais.
A estrutura organizacional é baseada no sistema de relacionamentos entre seus papéis e alguns papéis requerem pessoas para supervisionar o comportamento de outras. Uma pessoa responsável por supervisionar o desempenho de outra possui autoridade sobre essa outra pessoa. Autoridade é o poder para ter responsabilidade sobre as ações de outras pessoas e para tomar decisões relacionadas ao uso de recursos da organização. Quando um indivíduo entende claramente as responsabilidades de seu papel como supervisor, o resultado é o controle, ou a habilidade para coordenar e motivar as pessoas a trabalharem para o interesse da organização.
Na maioria das organizações, as pessoas que possuem papéis similares são agrupadas em subunidades, sendo funções e divisões as subunidades principais. Uma função é composta por um grupo de pessoas trabalhando juntas, com habilidades parecidas ou que usam o mesmo tipo de conhecimento, ferramentas ou técnicas na realização do trabalho. Uma divisão consiste num conjunto de funções ou departamentos que dividem responsabilidades na produção de algum bem ou serviço.
A quantidade de funções e divisões diferentes é uma medida da complexidade da organização. A diferenciação em funções e divisões aumenta o controle sobre as atividades e permite que a empresa as desempenhe de forma mais eficiente.
Na medida em que as organizações crescem, elas se diferenciam em cinco tipos diferentes de funções. As funções de suporte facilitam o controle da empresa sobre sua relação com o ambiente e com os stakeholders. As funções de produção gerenciam a eficiência dos processos de conversão de forma a criar mais valor. As funções de manutenção permitem à organização manter seus departamentos em operação. As funções adaptativas permitem à organização se ajustar às mudanças de ambiente. As funções gerenciais facilitam o controle e a coordenação das atividades nos departamentos. Gerentes de diferentes níveis dirigem a aquisição e controle de recursos para aumentar a habilidade da empresa em criar valor.
...