Antropologia
Por: nareudaribeiro • 9/6/2015 • Trabalho acadêmico • 961 Palavras (4 Páginas) • 253 Visualizações
Universidade Braz Cubas
Mogi das Cruzes
27/05/2015
Nareuda Ribeiro
RGM: 272705
ANTROPOLOGIA
"O POVO BRASILEIRO"
Atividade exigida para obtenção parcial de nota da disciplina de Antropologia, do Curso de Serviço Social da Universidade Braz Cubas, sob a orientação do Profº Wilma Regina Eneas da Silva Justo.
Universidade Braz Cubas
Mogi das Cruzes
Universidade Braz Cubas
Mogi das Cruzes
27/05/2015
ANTROPOLOGIA
"O POVO BRASILEIRO"
Atividade exigida para obtenção parcial de nota da disciplina de Antropologia, do Curso de Serviço Social da Universidade Braz Cubas, sob a orientação do Profº Wilma Regina Eneas da Silva Justo.
Universidade Braz Cubas
Mogi das Cruzes
RESPOSTAS
1) Como o contexto histórico, político e social influenciam na formação cultural do povo brasileiro? Exemplifique sua resposta.
Todos nós somos carne das mesmas carnes daqueles negros e índios. A doçura mais tensa e a crueldade mais atroz a que se conjugam para fazer de nós gente sentida e sofrida. Foi essa gente que fundaram esse país.
Devido a invasão do Brasil a Resolução mercantil em Portugal e Espanha estimulou a procura por novas terras onde se extrairia matérias primas e riquezas. Somos um país racista, mas que respeita a identidade pelo menos a distancia. Há sim um brasileirismo arraigado, sem tensões entre raças, culturas e regiões. Há 3 tipos diferentes de mestiços, relata o Antropólogo.
Caboclos (pai branco e mãe índia)
Curibocas (pais negros e índios)
Mulatos (pai branco e mãe negra)
Essa formação cultural, deu-se no século XIX, onde 7 milhões de pessoas vieram 19 para cá, devido o desemprego na Europa. Esses imigrantes foram os italianos, alemães, japoneses. A população brasileira já era bem numerosa 14 milhões de brasileiro, definida etnicamente, mesmo assim absorveu a cultura e a raça dos imigrantes diferentes dos europeus.
2) Ao longo do filme, Darcy Ribeiro apresenta, de maneira didática, as muitas matrizes culturais que ajudaram a construir nosso povo, a exemplo dos africanos, indígenas, lusos e caipiras. Pensando em todas as matrizes apresentadas ao longo do filme, com qual delas você mais se identifica (ou seja, a origem de sua família) e por que? Qual a importância dessa matriz ou matrizes em sua formação cultural?
A origem da minha família veio da raça indígena, tanto da parte de pai como da parte de mãe e avós. Eu me sinto lisonjeada por ter herdado essa origem. São um povo guerreiro, sabem viver em coletividade, ajudam um ao outro, criativos, festeiros não fogem das lutas, das adversidades e sempre comemoram com danças e rituais a cada colheita na terra.
Isso foi muito importante na minha formação cultural, me ajudou muito na minha concepção de ver o mundo com suas culturas tão diversificadas e fazendo com que escolhesse uma profissão tão desafiante.
3) o Assistente Social é um profissional que deve saber trabalhar com a diversidade. Como o filme "O Povo brasileiro" ajudou-lhe a pensar sobre sua prática profissional?
O povo brasileiro é rico em criatividade com seus cultos e rituais culturais, herdado dessas misturas de raça. Alem de ser um povo singular capaz de fazer e tornar a beleza do carnaval carioca criado por negros, transforma-se na maior festa de todos os tempos, mesmo com a tecnologia em evidencia, o Brasil e já a maior das grandes nações neo-latinas, populosa em criatividade artística e cultural.
Estamos construindo um potencial autossustentável para o crescimento de uma nova civilização capacitada mestiça e tropical, menos sofrida, feliz e mais generosa e aberta a conviver com todas as nações com suas culturas.
4) Escolha uma das matrizes culturais apresentadas no filme de Darcy Ribeiro e demonstre, ao menos, duas dificuldades enfrentadas por esses cidadãos em nosso país. E, da mesma forma, como você, enquanto assistente social agiria para ajudá-los a superar essas dificuldades.
Outro tipo humano surgido foi o boia-fria. As dificuldades por eles enfrentadas eram as piores possíveis. Eram cerca de 5 milhões de pessoas a espera da posse de terras em que possam trabalhar. Eles estão presentes mais nos canaviais do que nas fazendas de café, isto por que os cafezais precisam de muita gente apenas na derrubada da mata e nos 4 primeiros anos, depois só na colheita.
...