Análise de Investimento do Curso de Administração de Empresas
Por: salvadorjesus • 6/6/2015 • Trabalho acadêmico • 907 Palavras (4 Páginas) • 297 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Trabalho da Disciplina Análise de Investimento do Curso de Administração de Empresas da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra.
Professor: Gerson do Santos Correia.
SÃO PAULO
2015
SUMÁRIO
Introdução
Etapa 1 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Passo 1- Cenário da Economia Brasileira ----------------------------------------------------------------------
Passo 2 - Principais Modalidades de Aplicações Financeiras --------------------------------------------
Passo 3 – Modalidade de Aplicação de Investimento -------------------------------------------------------
Passo 4 – Negócio onde vamos aplicar dinheiro -------------------------------------------------------------
Etapa 2 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Passo 1 -
Passo 2 -
Passo 3 -
Passo 4 -
Etapa 3-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Passo 1 -
Passo 2 -
Passo 3 -
Passo 4 -
INTRODUÇÃO
A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos, com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital. Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:
projeto vai se pagar?
projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?
esta é a melhor alternativa de investimentos?
O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível. De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.
Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são:
Payback;
Payback descontado;
Valor presente líquido – VPL;
Taxa interna de retorno – TIR
ETAPA 1- PASSO 1
Fiz uma leitura do artigo, e busquei informações para comparar o ano que estamos de 2015 e até o momento, o IPCA considera a inflação oficial do país ter atingido em março agora de 2015 o maior valor para este mês desde o ano de 2003, os economistas do mercado financeiro elevaram sua estimativa para todo este ano de 6,35% para 6,47%, informações apresentadas pelo Banco Central, por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus.
O documento é fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. A alta na expectativa de inflação dos economistas dos bancos para este ano aconteceu pela sexta semana consecutiva. Para 2015, a previsão dos analistas para o IPCA avançou de 5,84% para 6%.
Com o novo aumento na previsão para o IPCA de 2014, a estimativa do mercado financeiro para a inflação se aproxima, portanto, mais ainda do teto de 6,5% vigente no sistema de metas. Nos últimos quatro anos, a inflação tem oscilado ao redor de 6%. Em 2010, somou 5,91%, passando para 6,50% em 2011, para 5,84% em 2012 e para 5,91% no último ano.
Pelo sistema que vigora no Brasil, o BC tem que calibrar os juros para atingir metas preestabelecidas, tendo por base o IPCA. Para 2014 e 2015, a inflação tem de ficar em 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Desse modo, o IPCA pode oscilar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.
A perspectiva do mercado financeiro é que a alta de juros, realizada no fim do mês passado pelo Banco Central, não seja a última elevação no ano da taxa básica da economia brasileira – que vem avançando desde abril do ano passado para conter pressões inflacionárias. Para o fechamento de 2014, a previsão dos analistas para a taxa de juros permaneceu em 11,25% ao ano e, para o final de 2015, ficou estável em 12% ao ano.
O reflexo de tudo isso, podemos analisar o que está acontecendo atualmente em nosso país, aumento de todos os lados, da gasolina, energia elétrica, supermercado de modo geral, e o pior de tudo isso quem é o mais prejudicado é a classe mais humilde, apenas podemos manifestar que as coisas em nosso país não estão nada bem, e com esta alta do dólar tudo fica mais complicado, portanto é momento de cautela, acredito que não é um bom momento para investimentos. Esperamos que todo este momento de crise passe, para usufruir dos nossos direitos.
ETAPA 1- PASSO 2
Painel Comparativo:
Tipos de Aplicação Risco Prazo Rentabilidade Liquidez
Caderneta de poupança baixo mensal 0,5% ao mês a cada 30 dias
CDB( Certificado de Depósito bancário) baixo de 1 a 12 meses % 1 a 12 meses
RDB( Recibo de Depósito Bancário) baixo de 01 a 12 meses % 1 a 12 meses
Ações baixo Longo
...