Análise do Ambiente Interno e Externo da Coca-Cola
Por: gleisianeroucas • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 715 Palavras (3 Páginas) • 7.830 Visualizações
[pic 1]
Curso de Administração
Disciplina – Análise Crítica das Organizações
Análise do Ambiente Interno e Externo da Coca-Cola
2015.1
Importantes considerações para análise dos fatores internos e externos da Coca-Cola:
Análise Interna
Pontos fortes:
Uma competência distintiva? Recursos financeiros adequados? Boa habilidade competitiva? Considerada pelos compradores? Líder reconhecido de mercado? Estratégias de áreas funcionais bem concebidas? Acesso a economias de escala? Isolado (pelo menos um pouco) da forte pressão de concorrentes? Dona da tecnologia? Vantagens de custo? Vantagens competitivas? Capacidade de inovação de produtos? Administração competente? Outros?
Ex.: A Coca-cola, possui uma grande habilidade nas redes de Comunicação sempre atingindo o consumidor de maneira a estimular o seu desejo e sentimentos – como as mensagens de Natal; seus Valores e normas são bem definidos e seguidos com lealdade, haja vista a grande força que a marca possui; seu Estilo de administração, sua Competência administrativa e sua Competência logística (força de trabalho) são bem planejados, executados, direcionados e controlados, mantendo o mesmo padrão de desempenho nos processos e logística; o seu Volume de tecnologia, incluindo sua fórmula, é diferenciado e único; Diversificação de produtos e Diversificação de mercados estão relacionados com a demografia, perfil dos clientes e região, pois conseguem atingir o máximo de clientes fiéis adequando o seu produto diretamente ao consumidor final, seja adaptando embalagem, volume, preço, seja comprando outras marcas de produtos semelhantes como a Del Vale; Diversificação tecnológica está voltada para o aprimoramento do produto em termos de manutenção de sua qualidade e logística perfeita.
Pontos Fracos:
Direção estratégica não clara? Posição competitiva deteriorada? Instalações obsoletas? Lucratividade baixa devida a...?Falta de talento e profundidade administrativa? Falta de experiência ou competências-chave? Controles ruins na implementação da estratégia? Contaminado com problemas operacionais internos? Vulnerável a pressões da concorrência? Ficando para trás em Pesquisa e Desenvolvimento? Linha muito limitada de produtos? Imagem de mercado fraca? Desvantagens competitivas? Experiência de Marketing abaixo da média? Incapaz de financiar as mudanças necessárias na estratégia? Outros?
Ex.: - .
Análise Externa
Oportunidades:
Entrar em novos mercados ou segmentos? Aumentar a linha de produtos? Diversidade de produtos relacionados? Incluir produtos complementares? Integração vertical? Capacidade de mudar para melhor grupo estratégico? Complacência com empresas rivais? Crescimento de mercado mais rápido? Outros?
Ex.: São influências que contribuem para uma concorrência que não permite a entrada na zona de conforto e faz com que a empresa permaneça sempre atenta às inovações e na manutenção e aprimoramento da qualidade e estabilidade no mercado: Desenvolvimento de mercados comuns, Surgimento de empresas multinacionais, Surgimento de novas indústrias. Os Consumidores muito ricos e as Vendas para consumidores relutantes são oportunidades de desenvolvimento da diversificação da apresentação do seu produto para cada um desses perfis e aquisição de marcas presentes no dia-a-dia destes. Assim, terá a oportunidade de conquistar mais um nicho do mercado e de maneira que a possibilidade de se tornar líder de mercado com relação a estes consumidores. Atitudes sociais relacionadas com os negócios; Impacto da preocupação da sociedade com a ecologia são fatores que hoje faz com que a credibilidade e seriedade da empresa aumente frente aos seus consumidores e clientes, impulsionando ainda mais a fidelidade destes.
...