Análise do que é Globalização, Crise Econômica Global e como surgiu os BRIC´s
Por: xexeba • 26/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 975 Palavras (4 Páginas) • 425 Visualizações
Introdução
A introdução é uma apresentação com a síntese sobre o tema abordado e uma descrição de como ele será desenvolvido ao longo do texto.
A finalidade desse trabalho é uma análise do que é Globalização, Críse Econômica Global e como surgiu os BRIC´s, demonstrando a adaptação do mercado ás novas tecnologias que surgiram com a instalação da Globalização e sua expansão.
Descrição das definições de globalização
Definir conceitualmente o que é globalização e demonstrar, com exemplos, como e quando ela se dissemina ao redor do planeta.
Globalização, vêm á ser transformações políticas e econômicas em escala mundial, desde o final do século XX. É um fenômeno que interligou o mundo criando pontos cruciais em comum na economia social, cultural e política gerando união no planeta. A Globalização teve início na era dos descobrimentos e a partir da Revolução industrial ela se desenvolveu, sendo resultado da consolidação do capitalismo, da revolução tecnológica e da necessidade de expandir o fluxo comercial mundial.
Os países que se juntaram para fomentar relações comeciais, os chamados “Blocos Econômicos”, foi resultado desse processo econômico. A intensidade do impacto exercido pela globalização no mercado de trabalho, varia de acordo com o desenvolvimento de cada nação, sendo o período mais intenso, meados do século XX, com a Terceira Revolução Industrial.
Hoje, a globalização têm um envolvimento em toda a economia, tendo interferência na vida social da humanidade devido a internacionalização de produtos e internacionalização financeira, gerando debate entre economistas, sociólogos, políticos, cientistas e demais intelectuais da sociedade.
A unificação global do cíclo econômico mundial, possibilitou o surgimento de crises econômicas em escala mundial.
Definição de outsourcing
Definir o que é outsourcing e citar, no mínimo, três exemplos de marcas globais que se encaixam neste fenômeno corporativo do mundo globalizado.
Outsourcing é a prática de transferir a responsabilidade de execução de atividades ou serviços para uma empresa terceira, permitindo com que a empresa que delega essa responsabilidade foque na atividade principal, sendo uma prática que têm aumentado bastante nos últimos anos. Grandes empresas globais que podem ser citadas para exemplificar o Outsoucing é a Hyundai, John Deere, Volvo, Nissan, etc.
Estudo de caso
Escolher uma empresa, diferente das citadas no passo anterior, e produzir uma descrição detalhada de como ela se adaptou e se inseriu na realidade da globalização. Procure explorar aspectos econômico-financeiros e também as relações de trabalho resultantes deste processo.
Enquanto o Japão agonizava no pós-guerra, a fabricante de automóveis Toyota criava, na década de 50, um dos sistemas de produção mais inovadores de todos os tempos. O modelo idealizado pelo fundador da empresa, Sakichi Toyoda, e aprimorado por seu filho, Kiichiro, consiste basicamente numa cadeia de suprimentos enxuta, flexível e altamente terceirizada, que prevê a eliminação quase total dos estoques e a busca incessante pela agilização do processo produtivo. Com tal premissa, a Toyota tornou anacrônicos os métodos consagrados por Henry Ford, que, em 1908, introduziu a linha de montagem na fabricação de automóveis. A produção em série inventada por Ford possibilitou a confecção de bens a preços acessíveis, ajudou a erigir a sociedade de consumo e tornou-se um paradigma de sucesso cultuado e reproduzido por toda e qualquer empresa no mundo. Entretanto, os métodos produtivos de Ford revelaram-se inflexíveis (não à toa, todos os seus carros daquele período eram pretos) e altamente ineficientes, o oposto do que veio a ser o método Toyota. Graças a isso, nas últimas cinco décadas o sistema desenvolvido pelos japoneses foi replicado por centenas de companhias de diferentes setores, entre elas a Microsoft, produtora de softwares, e a Boeing, fabricante de aviões, sendo reconhecido como um padrão de excelência único no mundo. Fundada em 1933 na província de Aichi, no Japão, a Toyota sempre foi uma usina de idéias. "Com o surgimento do Sistema
...