Apresentação da cidade de Piracicaba
Artigo: Apresentação da cidade de Piracicaba. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ikw9u5dc • 17/11/2014 • Artigo • 458 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Ciências Sociais
NOME
RA
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Ciências Sociais
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ciências Sociais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
a) Apresentação da cidade.
Nome: Piracicaba
Bandeira:
Localização (mapa, Estado, etc.): Localiza-se a noroeste da capital do estado, distante cerca de 164 km.
Número de habitantes. 388.412 habitantes.
Economias principais:
INDÚSTRIA
Piracicaba é composta por um complexo industrial que é formado por mais de 5 mil indústrias, dentre as quais se destacam as atividades do setor metalúrgico, alimentício, biocombustíveis.
COMÉRCIO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Os segmentos comerciais e de prestação de serviços, correspondem às necessidades da população, e às necessidades básicas das empresas locais.
Além de um Shopping Center com lojas de redes nacionais, a região central conta com um grande e variado núcleo comercial e uma grande rede bancária com agências dos maiores bancos do país.
AGRICULTURA
Destacam-se neste setor principalmente a cultura da cana-de-açúcar, tanto para açúcar como para álcool, a cultura do café, milho, laranja e pecuária.
Pontos turísticos e outros pontos de interesse público:
Ponto Pênsil e Mirante, Rio Piracicaba, Engenho Central, Rua do Porto, Museu da água, dentre outros.
b) Descrição dos fatores locais produtores de cultura e que são típicos da cidade.
Piracicaba é berço da cultura caipira e abriga em seu seio, manifestações que nos remetem a própria formação do povo brasileiro, miscigenada pelo índio, o negro e o branco colonizador. Forjada nesse ambiente rural, banhada por um rio de muitos causos e lendas, em tempero genuíno, essas manifestações aqui afloradas como o batuque de umbigada, o samba de lenço, samba de roda, o cururu, a catira, a viola caipira, a congada do Divino, a Festa do Divino e o Boneco do Elias, que dialogam permanentemente com o seu tempo e seu espaço, necessitam de um apoio à altura de sua importância para a construção da identidade cultural brasileira.
...