Artigo cientifico
Por: luciano28 • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 629 Palavras (3 Páginas) • 269 Visualizações
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO INSTRUMENTO PARA O SUCESSO NAS GRANDES EMPRESAS
¹
RESUMO:
PALAVRA CHAVE:
Planejamento, Elaboração, Análise e Estratégia.
ABSTRACT:
KEY WORDS:
Planning, Preparation, Analysis and Strategy.
INTRODUÇÃO
Atualmente as grandes empresas buscam nos instrumentos disponíveis, formas para aumentar sua produtividade e lucratividade, tendo em vista, que o tempo é um valioso recurso à disposição. Portanto, é possível citar que o planejamento estratégico é um meio essencial para alcançar a busca pelo sucesso nas grandes empresas.
PLANEJAMENTO
Para entender os aspectos fundamentais de planejamento estratégico faz-se necessário, definir alguns conceitos básicos sobre planejamento. De acordo com Minidicionário Luft (2000, p. 524), planejar é “fazer o plano, o esboço de; projetar; estabelecer o desígnio, o fito de; tencionar (...)”.
Segundo Drucker (1954 apud CHIAVENATO, 2004, p. 167), na teoria neoclássica traz a idéia de que, “o planejamento é função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los”. Existem vários tipos de planejamento que são identificados em três níveis distintos: planejamento estratégico, tático e o operacional.
Planejamento estratégico:
Santos, (2009), o planejamento estratégico é um importante instrumento gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização. Visando a empresa como um todo, onde se é projetado em longo prazo.
Planejamento Tático:
Santos, (2009), o planejamento tático tem por objetivo aperfeiçoar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico, onde se é projetado em um prazo médio.
Planejamento Operacional:
Santos, (2009), o planejamento operacional pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Portanto, nesta situação têm-se, basicamente, os planos de ação ou planos operacionais, onde se é projetado em curto prazo.
ETAPAS DA ELABORAÇÃO
Primeiramente uma organização necessita definir a visão e missão para o alcance em longo prazo de suas metas e objetivos, determinados por uma ordem de hierarquia dos mesmos. A visão é onde a organização pretende chegar e sua missão é definir qual o alvo e produto a ser realizado. Portanto, após definir os objetivos e metas, será necessário avaliar o ambiente interno e externo.
Analise do ambiente Interno e externo
A análise do ambiente interno consiste em conhecer quais são os seus pontos fortes e fracos, levando ao aperfeiçoamento e qualidade. Assim sendo, os pontos fortes da organização são aqueles que impulsionam a mesma melhorar e superar suas limitações que são os pontos fracos. Esta análise envolve os âmbitos financeiros; operacionais; tecnológico e humanos, de estrutura e desenvolvimentos de modo geral.
A análise do ambiente externo implica na visão de oportunidades e ameaças que os fatores proporcionam, ou seja, as características atuais do mercado; ambiente econômico; político e empresarial, visando atualizar-se de acordo com seu crescimento e se antecipando em relação aos seus concorrentes.
...