Artigo margem de contribuição
Por: Gabriel Araújo • 17/9/2017 • Artigo • 5.850 Palavras (24 Páginas) • 368 Visualizações
[pic 1]
ESTUDO DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO DE UMA EMPRESA COMERCIAL NO RAMO DE INFORMATICA E MATERIAIS ELETRICOS E ELETRÔNICOS EM ILHEUS - BAHIA
Autor: Gabriel Soares Araújo ¹ (gabriel-s-araujo@hotmail.com)
Orientador: Pablo Assis (admpabloassis@yahoo.com.br)
RESUMO
Este trabalho buscou calcular a margem de contribuição de uma empresa varejista no ramo de informática e materiais elétricos e eletrônicos em Ilhéus – BA. Para tanto, o custeio variável, a análise de custos e receitas, investimento, os custos fixos, bem como a análise da margem de contribuição, estão miradas neste estudo. O presente artigo foi um estudo de caso e os dados coletados foram secundários, ou seja, os dados prontos da própria empresa, o que auxiliou e facilitou bastante nas previsões das despesas e custos fixos e variáveis, relatório de vendas, entre outros. Também se utilizou de uma pesquisa bibliográfica que incluiu livros, monografias, revistas, artigos científicos entre outros. O resultado revela que a empresa analisada proporciona uma margem de contribuição consideravelmente positiva, possuindo uma média dos meses estudados de 47,2%, com isso a empresa possui quase metade do seu faturamento para cobrir seus custos fixos e ainda gerar o seu resultado esperando. Mas ainda pode-se observar que a empresa tem um alto custo operacional que precisará ser enxugado para poder gerar um resultado positivo confortável para a empresa. Conclui-se que com esse artigo a organização irá dispor de uma importante informação, como ferramenta para tomada de decisão.
Palavras-Chaves: Margem de contribuição, análise de custos e custos fixos
- INTRODUÇÃO
As constantes mudanças no perfil do consumidor tornam o mercado cada vez mais competitivo. Este novo perfil prevê clientes cada vez mais exigentes, o que obriga as empresas a estarem cada vez mais competitivas, oferecendo sempre os melhores produtos e serviços. Com isso a margem de contribuição aparece como uma ferramenta que possibilita ao gestor comparar o resultado das vendas de sua organização, com os custos dela mensurados, e com isso podendo resultar numa ferramenta de apoio ao gestor para o processo decisório dela no mercado.
As empresas de varejo no ramo de informática, elétrica e eletrônica, além de trabalhar com uma grande quantidade de produtos, têm de se adequar a este novo perfil, mantendo sempre seu mix de produtos bastante atualizado ao gosto do cliente. É diante deste cenário, que foi atribuída uma maior importância à contabilidade, principalmente a contabilidade de custos destas organizações, já que os preços praticados são ditados pelos segmentos de mercados no quais elas atuam. Ter uma precisa administração dos custos torna-se uma grande vantagem competitiva. Como o preço a ser cobrado não deve ultrapassar ao praticado no setor, a precisa mensuração dos custos torna-se uma excelente ferramenta para organização, já que quanto menor o custo, maior será à margem de contribuição desta organização, e portanto, maior sua vantagem em relação à concorrência (MARTINS, 2010).
A empresa analisada atua no mercado da cidade de Ilhéus na Bahia há vinte anos, possui quatro funcionários e um estagiário, esta localizada no centro da cidade, o seu publico abrange todas as classes sociais e possui bastantes concorrentes neste seu setor, não só na cidade como também na região (cidades vizinhas). O presente artigo tem como tema a margem de contribuição de um micro empresa no ramo varejista em Ilhéus – BA, buscando resolver o seguinte problema: Qual a margem de contribuição da empresa estudada no ramo de Informática e materiais elétricos e eletrônicos?
Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar a margem de contribuição da empresa no ramo de Informática e materiais elétricos e eletrônicos. Para atingir esse objetivo geral foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: - Definir margem de contribuição; - Apresentar os dados coletados da empresa estudada; - Calcular a margem de contribuição da empresa estudada e analisar o resultado da margem de contribuição frente à teoria de base levantada.
Com todas estas exigências, os controles efetivos dos custos tornam-se um desafio para as tomadas de decisões gerenciais. Pois avaliar a lucratividade, observar seus indicadores de desempenho requer indicadores criteriosos para se obter de informações precisas.
Neste contexto, a justificativa deste presente artigo mostrará o quanto é importante para uma empresa conhecer sua margem e contribuição e estilizá-la como uma ferramenta para as suas tomadas de decisões gerenciais.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O entendimento dos conceitos da contabilidade de custos é importante para o alcance do objetivo geral deste presente artigo, já que o conhecimento deles se faz necessário para propor soluções ao problema proposto. Esses conceitos foram coletados e avaliados através da literatura relacionada ao tema; portanto, são apresentados diferentes pontos de vistas de variados autores, referente aos seguintes assuntos: gasto, desembolso, investimento, perda, despesa, custos, margem de contribuição e tipos de custeio.
- Gasto
Os gastos podem ser englobados como todos aqueles sacrifícios financeiros realizados para obter um produto ou serviço, como gastos com a compra de matérias primas, mão de obra, honorários, entre outros. Para Ribeiro (2009, p.20) “gastos é todo desembolso a vista ou a prazo para obtenção de bens ou serviços, independentemente da destinação que esses bens ou serviços possam ter na empresa”.
Segundo Datar (2000, p.704):
Gastos são todos os custos de fabricação considerados parte do objeto de custo (por exemplo, unidades acabadas ou semi-acabadas), mas que não podem ser individualmente identificados ao objeto de custo de modo economicamente viável.
Um gasto pode se transformar num investimento que logo depois se torna um custo e uma despesa, exemplo disto seria um a aquisição de um veiculo, equipamentos, fardamento, ferramentas, entre outros.
- Desembolso
De acordo com Leite (1997, p.60) “Desembolso (ou desencaixe) é uma saída de caixa para pagar uma dívida, ou para pagar despesas, ou para distribuir aos acionistas o lucro auferido pela empresa”. Com esta afirmação de Leite podemos deduzir que o desembolso se caracteriza por ser qualquer esforço financeiro associado ao pagamento (saída de caixa), normalmente, resultante da aquisição de bem ou serviço.
...