As Estruturas Organizacionais
Por: Guilherme Camilo • 1/5/2017 • Artigo • 781 Palavras (4 Páginas) • 2.086 Visualizações
3.3 Novas perspectivas em estruturas organizacionais
3.3.1 • Rede Criativa
Segundo Conklin & Tapp (2003), a rede criativa tem como atributo um foco a inovação e um aprimoramento contínuo, isto é, não parar de evoluir e melhorar independentemente do sucesso ou não da empresa. A análise nesse modo é diferente, ao invés de uma análise estática, ela tem uma análise muito dinâmica, uma análise muito mais agressiva e que visa a evolução rápida do setor específico e as respostas para essas demandas poderão mudar com o tempo. O grupo é unido, todos colaboram com todos, estão do mesmo lado, eles competem e colaboram entre si. Existe também uma pessoa que será o organizador central, que irá organizar as ações da rede, o poder de decisão é concentrado e próximo ao centro da rede.
Então a ideia para uma Rede Criativa é que com as atuais demandas organizacionais, a necessidade de uma inovação é muito grande e importante, muito ligado ao modelo de terceirizar, só que muito mais complexo isto por que o interesse é enorme no quesito cooperação e colaboração.
Segundo Chowdhury (2003), a rede criativa vai ao oposto do modelo de Porter (1980) quando anuncia como fundamento a teoria dos jogos, pois se trata de um tipo recente de estrutura organizacional, pois possibilita que diversas empresas de uma rede colaborem, pela inovação, para ocasionar ganho a todos, por exemplo, um grupo de empresas, irá unir seus respectivos trabalhos para provocar ganhos para seu grupo em um setor semelhante.
3.3.2 • Estrutura Circular
Segundo LeFauve & Hax (1992), na década de 1970 a General Motors (GM) enfrentava cada vez mais dificuldades, pela recessão que ocorria nos EUA, pela concorrência externa, principalmente a dos veículos produzidos no Japão.
A solução para esse problema seria a capacidade para a construção de um veículo pequeno de classe mundial. Uma nova estrutura organizacional seria imprescindível, definiu-se o Projeto Saturno. Criada como uma companhia separada, a Saturno ficava encarregada de criar um novo entendimento de negócios, a ser incorporada posteriormente ao restante da equipe.
Os valores iniciais definidos pelo site Terra (1999) foram os seguintes:
- Compromisso com o cliente;
- Compromisso com a excelência;
- Trabalho em equipe;
- Confiança e respeito pelo indivíduo;
- Melhoria contínua.
Com cerca de 15 pessoas em equipes a unidade básica de trabalho constitui-se. Durante a formação de cada célula de trabalho, a equipe dispõe de um líder e de duas outras pessoas com participação temporária,um representante do sindicato e outro do "management" (equipe dirigente de uma empresa). Depois de dois a três anos a equipe se estabiliza, e a função de líder desaparece, e de fato, a equipe de torna auto-dirigida.
[pic 1]
Essas unidades de trabalho são responsáveis por diversas áreas:
- Programação da produção
- Orçamento
- Qualidade
- Housekeeping
- Segurança e higiene
- Manutenção
- Controle de inventário
- Treinamento
- Alocação de tarefas individuais
- Reparos
- Seleção de pessoal, etc.
Independente do grau de experiência profissional, cada membro da equipe, passa por intenso treinamento antes de integrar o grupo de trabalho: entre 250 e 750 horas, em grande medida, sobre tópicos comportamentais.
É por meio de círculos que representa a maneira de integração das células de trabalho, as unidades básicas de trabalho são interligadas no chamado "círculo de decisão", que conta com representantes de cada uma das células de trabalho e de recursos adicionais.
...