As Estruturas Organizacionais
Por: agnes_pqna • 29/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.992 Palavras (12 Páginas) • 172 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO
APS – ATIVIDADE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SANTANA DE PARNAÍBA
2014
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS:
TEMA: Ambiente contextual, Estratégia e Estágio de Desenvolvimento da Empresa Como Determinantes da Estrutura Organizacional: Um estudo em uma empresa de (pequeno ou médio) porte.
[pic 2]
SANTANA DE PARNAÍBA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL - CONCEITO
1.2 TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
1.3 ELEMENTOS DO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO
1.4 DEPARTAMENTALIZAÇÃO
1.5 ORGANOGRAMA
1.6 NÍVEIS ORGANIZACIONAIS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
BIBLIOGRAFIA
RESUMO
Neste trabalho discorreremos sobre o conceito de estrutura organizacional, departamentalização, níveis estratégicos entre outras ferramentas que qualquer organização poderá utilizar para alcançar o sucesso. Será abordado o que é a estrutura organizacional, os tipos de estruturas, suas vantagens e desvantagens, assim como suas importâncias, analisaremos também o conceito de departamentalização e centralização, a importância destes tópicos para a organização, seus tipos, características, vantagens e desvantagens e áreas de atuação. Como a empresa em nosso caso de estudo se trata de uma empresa de médio porte, analisaremos como esses tópicos estão inseridos nesta organização e o que poder ser realizado com o objetivo de agregar melhorias.
Palavra-chave: Estrutura Organizacional, Departamentalização, Centralização, Níveis Estratégicos, Vantagens, desvantagens.
ABSTRACT
In this paper we will discuss the concept of organizational structure, departmentalization, strategic levels among other tools that any organization can use to achieve success. Shall discuss what is the organizational structure, types of structures, their advantages and disadvantages, as well as their importance, we also analyze the concept of centralization and departmentalization, the importance of these topics to the organization, their types, characteristics, advantages and disadvantages and areas. As the company in our case study it is a medium-sized company, we will analyze how these topics are included in this organization and what can be done with the goal of adding improvements.
Keyword: Organizational, departmentalization, centralization, Strategic Levels, Advantages, Disadvantages structure.
ÍNDICE DE FIGURAS
Figura 1 – Organograma Vertical 15
Figura 2 – Organograma Circular 15
Figura 3 – Organograma Horizontal 16
Figura 4 – Organograma Funcional 17
Figura 5 – Organograma Matricial 17
Figura 6 – Nível Organizacional 20
Figura 7 – Organograma D-Link 25
ÍNDICE DE TABELAS
Tabela 1 – Grau de Formação 22
1 INTRODUÇÃO - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Conforme temos analisado no decorrer deste semestre, o assunto “Estruturas Organizacionais” é um elemento fundamental para que qualquer empresa mantenha o foco nos seus objetivos, isto é, suas estratégias e assim servirão de alicerce para a formulação de sua estrutura. Por isso podemos afirmar que a Estrutura Organizacional influencia diretamente no desempenho, na gestão, e nos resultados de uma empresa, por isso, seu modelo deve ser escolhido de forma a garantir a melhor eficiência, uma vez que não existe um único modelo de estrutura organizacional que todas as empresas possam seguir, mas sim aquele modelo que mais se adéqua às atividades e estratégias da organização.
Essa estrutura também reflete diretamente no aspecto da Centralização, maneira como as autoridades e as atividades será distribuída e como será feita a comunicação, isto também deve ficar bem especificado no organograma, que é a representação gráfica da empresa.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL – CONCEITO
A estrutura organizacional é a finalização do processo de organização. Define o modo de como as atividades de uma organização são ordenadas para possibilitar o alcance dos objetivos. Essa estrutura especifica os papeis referentes a cada área de atuação, as relações e os procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada de seus membros. Tem como funções básicas:
Permitir aos membros da organização a execução de uma variedade de atividades de acordo com os critérios de divisão de trabalho que definem a especialização, a padronização e a departamentalização de tarefas e funções;
Proporcionar a coordenação das atividades por meio de mecanismos integradores como supervisão hierárquica, regras e procedimentos formais, treinamento e socialização.
Determinar as fronteiras da organização e suas interfaces com o ambiente e outras organizações com as quais interage.
As estruturas organizacionais basicamente procuram minimizar ou controlar a influência das variações individuais sobre a organização e minimizar as consequências indesejáveis da divisão do trabalho, inerente à existência das organizações.
1.2 TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Segundo Djalma de Oliveira (2002), e demais estudiosos de organização, são duas as formatações básicas da estrutura organizacional:
A Estrutura Formal, que é o principal foco dos estudos das organizações nas empresas, sendo representada, em alguns de seus aspectos, pelo tradicional organograma;
...