TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Habilidades necessárias para um gestor de sucesso

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.580 Palavras (11 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Leandro Peixoto Rosa RA: 9025429336

Bruna Almeida da Silva RA: 9097445974

Igor Vinicius Kaizer Meireles RA: 8803341122

Camila dos Santos Martins RA: 9298510640

Dayane da silva Gandos RA: 9097456840

Paulo Sérgio Maciel de Araújo RA: 1299102735

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ATPS de Processos Administrativos da Faculdade Anhanguera Educacional Ltda., como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharelado em Ciências Contábeis sob a orientação do Professor Ronildo

Belo Horizonte, 17 de março de 2015


Dá-me, ó Deus, sabedoria e

conhecimento, para que agora eu

saiba conduzir-me.

2ª Crônicas – 1º, v. 10

Belo Horizonte, 17 de março de 2015

SUMÁRIO:

  1. Introdução
  2. Conceitos
  1. Empresa
  2. Gestor
  3. Empresário
  4. Sistemas Abertos
  5. Visão  
  6. Valores
  1. Habilidades necessárias para um gestor de sucesso.
  1. Capacidade de lidar com problemas
  2. Adaptabilidade
  3. Resiliência
  4. Interatividade
  5. Polivalência
  6. Ponderação
  1. Missão, Visão e Valores de uma Cafeteria
  1. Missão
  2. Visão
  3. Valores
  1. Conclusão
  2. Referencias Bibliográficas


  1. INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos abordar as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso. Conceituar Empresa, Gestor e Empresários, Definir porque as empresas são consideradas Sistemas abertos e conceituar também missão visão e valores  e aplicar estes conceitos na empresa de alimentação, especificamente uma cafeteria para se ter uma base de apoio que auxilie no desenvolvimento do planejamento estratégico.

  1. CONCEITOS

  1. - Empresa

As Empresas representam um tipo especial de organização: Organização focada no lucro. Elas constituem uma das complexas e admiráveis instituições sociais que a criatividade e a engenhosidade humana constituíram. Uma empresa é uma unidade económico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objectivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos factores produtivos (trabalho, terra e capital).Na moderna sociedade em que vivemos, todo processo produtivo é realizado dentro de organizações. Assim nossa sociedade moderna é industrializada por ser uma sociedade composta de organizações e o homem passa sua maior parte do tempo dentro de uma organização.

Mas o que são organizações? São unidades sociais (ou agrupamentos humanos ), intencionalmente construídas e reconstruídas a fim de atingir objetivos específicos. Isso significa que organizações são propositadas e planejamentos construídos e elaboradas para atingir determinado objetivo

As empresas podem ser classificadas de acordo com a actividade económica que desenvolvem. Deste modo, deparamo-nos com as empresas do sector primário (que obtêm os recursos a partir da natureza, como é o caso das agrícolas, pesqueiras ou pecuárias), as empresas do sector secundário (dedicadas à transformação de matérias-primas, como acontece com as industriais e as da construção civil) e as empresas do sector terciário (empresas que se dedicam à prestação de serviços ou ao comércio).

Outra classificação igualmente possível para as empresas é de acordo com a sua constituição jurídica. Existem empresas individuais (que pertencem a uma única pessoa) e societárias (constituídas por várias pessoas). Neste último grupo, as sociedades, por sua vez, podem ser anónimas, de responsabilidade limitada e de economia social (as chamadas cooperativas), entre outras.

As empresas também podem ser definidas de acordo com a respectiva titularidade do capital. Assim, mencionaremos as empresas privadas (cujo capital está nas mãos de particulares), as públicas (controladas pelo Estado), as mistas (o capital é partilhado por particulares e pelo Estado) e as empresas de autogestão (o capital é propriedade dos trabalhadores).

  1.  - Gestor

E aquele que de varias formas apresenta seu trabalho administrativo onde suas funções é cumprir suas obrigações sejam elas de modo inesperado ou planejado. Gestor e aquele que a cada atividade de modo inesperado ele tenha a capacidade de sobressair em situações adversas no decorrer de sua rotina de trabalho. Um ponto muito importante e a visão do sistema, sem se descuidar da capacidade de analisar as situações que envolvem as suas decisões tomadas no dia a dia. Por tanto o gestor precisa colher informações para está sempre apto a tomar a decisão mais sensata, correta, e justa. A analise e a estratégia são fatores que o gestor em seu trabalho necessita para enfatizar sem deixar o seu lado humano de lado e perder o foco de modo externo em que seu objetivo maior são os clientes e internamente a sua equipe, sem uma grande equipe não se conquista grandes resultados. Saber lidar com pessoas e de principal importância, qualidades técnicas, e buscar a excelência em suas operações.

  1. - Empresário

É o sujeito de direito que exerce a empresa, ou seja, aquele que exerce profissionalmente uma atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. O empresário pode ser pessoa física ou jurídica (sociedade empresária). Os sócios de uma sociedade empresária (sejam eles empreendedores, sejam eles investidores) não são empresários; o empresário é a própria sociedade, sujeito de direito com personalidade autônoma em relação aos sócios.

Segundo Fábio Ulhoa Coelho: “Deve-se desde logo acentuar que os sócios da sociedade empresária não são empresários. Quando pessoas (naturais) unem seus esforços para, em sociedade, ganhar dinheiro com a exploração empresarial de uma atividade econômica, elas não se tornam empresárias. A sociedade por elas constituída, uma pessoa jurídica com personalidade autônoma, sujeito de direito independente, é que será empresária, para todos os efeitos legais. Os sócios da sociedade empresária são empreendedores ou investidores, de acordo com a colaboração dada à sociedade (os empreendedores, além de capital, costumam devotar também trabalho à pessoa jurídica, na condição de seus administradores, ou as controlam; os investidores se limitam a aportar capital). As regras que são aplicáveis ao empresário individual não se aplicam aos sócios da sociedade empresária”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (180.2 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com