As Redes sociais e a sociedade
Por: Célia de Oliveira Santos Lima do Nascimento • 8/5/2015 • Relatório de pesquisa • 503 Palavras (3 Páginas) • 302 Visualizações
As redes sociais e a sociedade
Tópico 1: Rede Social x Mídia Social
Rede Social: Um grupo de pessoas que compartilham de um mesmo interesse. Um lugar que permite a conectividade entre as pessoas. O objetivo é o relacionamento.
Mídia Social: Uma ferramenta utilizada para o compartilhamento de conteúdo (texto, imagem, vídeo, música) – provocando a disseminação de opiniões, ideias e experiências.
Desde que o mundo é mundo as pessoas se socializam através da comunicação.
A História nos mostra que no tempo das cavernas, o homem utilizava a tinta para desenhar gravuras e com isso se comunicava com os demais e expressava sua opinião. Nesse caso, a rede social é a mensagem pintada na caverna e o publico que essa mensagem atingiu. A mídia social é a tinta, que era ferramenta, ou seja, a tecnologia de ponta que existia naquela época.
Isso nos mostra que esses termos já existiam antes, mas com o avanço da tecnologia e a chegada da internet eles foram mais divulgados.
As redes sociais e a sociedade
Tópico 2: O impacto e a influência das redes sociais na sociedade
A nova geração começa a vida teclando e vivenciando um mundo rápido, instantâneo, com troca de informações a cada instante, convivendo com um enorme volume de informação.
Muitas pessoas dizem que isso não passa de uma sensação, um modismo, os mais velhos costumam dizer que isso é “coisa da molecada”. Mas está cada vez mais claro que não é nada disso. A utilização das redes sociais não está relacionada a faixa etária da sociedade e sim com a necessidade do ser humano em se comunicar.
Um fato que marcou a influência das redes sociais sobre a sociedade foi o caso da tragédia lá na região serrana do Rio de Janeiro, em 2011. Foram surgindo comunidades no extinto Orkut e no Facebook e também perfis no Twitter divulgando a situação das áreas afetadas, através de fotos, mapas e dados de metereologia. Qual foi o resultado disso? A sociedade participou de forma madura e solidária, conseguindo junto aos órgãos públicos grandes conquistas para as comunidades sofridas, agilizando o processo de doações de remédios e coletas de sangue.
Um desastre como esse desencandeou uma gigantesca mobilização, que ultrapassou as fronteiras do país, e as redes sociais mostraram que têm um valor inestimável.
As redes sociais e a sociedade
Tópico 3: Vantagens e desvantagens das redes sociais
Vantagens:
- Custo baixo (gratuidade)
- Conectar com amigos e familiares distantes sem gastos com telefone.
- Interconectividade (conexões extensivas)
- Conectar com amigos de amigos
Desvantagens
- Perseguição (pessoas não desejáveis)
- É preciso ter cuidado com a informação que divulgamos nas redes.
- Vício
- Se você permitir, as redes sociais podem consumir a sua vida completamente deixando de ser uma diversão agradável e se tornando um desperdício de tempo.
As redes sociais e a sociedade
Tópico 4: Dicas de uso das redes sociais
- Bom senso e cautela ao compartilhar informações.
- Lembre-se que além de compartilhar informações com os amigos diretos, há pessoas nas listas deles que verão suas publicações.
- Verifique as configurações de privacidade com frequência.
...