Aspectos Semioticos
Por: Talel nissr • 3/5/2016 • Monografia • 262 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
Nome: Talel Nissr
Resenha Crítica: Aspectos Semióticos da Informação X CI
Durante a intersecção entre o estudo da ciência da informação e do estudo da Semiótica, podemos encontrar diversos conteúdos que se complementam, assunto abordado pelo artigo da Mestre Camila Monteiro Barros e a Doutora Lígia Maria.
O entendimento da Semiótica para os estudos voltados a Ciência da Informação, ajudam na compreensão/iluminação de variáveis que permaneciam ocultas ou não tão bem esclarecidas em diagramas clássicos e artigos nos estudos da CI, ex: Diagrama de Shanon e Weaver.
A maior parte dos estudiosos baseia-se da escola Peirceana(1995), escola Americana e pioneira moderna da Semiótica, não sendo a primeira (Soviéticos: A. N. Viesse-Iovski, A.A. Potiebniá e Iuri Lotman) que tinha como intuito de aprofundar o entendimento do alfabeto eslavo, retomando a ideia de que os estudiosos dessa área sempre estão na busca de elucidar a representação e entendimento dos signos.
Porém conforme apresentado nos estudos de Peirce, foi verificado que o mesmo sempre buscou criar palavras novas para o esclarecimento de termos criados por ele mesmo de forma de preservar a semiótica deste termo.
“”Assim como Aristóteles, Kant e outros estudiosos, Peirce desenvolveu categorias universais, que visam a englobar todo e qualquer fenômeno do mundo. A essas categorias, Peirce chamou Primeiridade, Secundidade e Terceiridade.”( Perspectivas em Ciência da Informação, v.17, n.3, p.18-33, jul./set. 2012)
É possível perceber durante a dissertação de ambos os escritores que existe algo além do científico, linguístico e matemático mas também uma certa carga filosófica o que torna deste estudo um campo ainda mais amplo e profundo do que imaginado no começo da literatura.
...