Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação Especial”
Por: danielasilva13 • 1/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.652 Palavras (11 Páginas) • 446 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ANNA CLAUDIA CAETANO DA SILVA RA: 5540129822
DANIELA APARECIDA DE MELLO SILVA DE MOURA RA: 5710150682
MARIA REGINA DA SILVA RA: 5540119417
EDUCAÇÃO ESPECIAL
PINDAMONHANGABA/SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO ESPECIAL
ANNA CLAUDIA CAETANO DA SILVA RA: 5540129822
DANIELA APARECIDA DE MELLO SILVA DE MOURA RA: 5710150682
MARIA REGINA DA SILVA RA: 5540119417
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação Especial”, sob orientação do professor-tutor à distância Elizângela Siqueira
PINDAMONHANGABA-SP
2015
SUMÁRIO
Introdução.....................................................................................................................04
Etapa 1 – Inclusão ........................................................................................................06
Etapa 2 – Charge, vídeo, música ................................................................................. 08
Etapa 3 – Componentes para a formação de professores para educação especial.........10
Etapa 4 – Músicas e imagens ........................................................................................13
Considerações Finais .....................................................................................................14
Referências Bibliográficas..............................................................................................15
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo discutir sobre a Educação Especial abordando a inclusão, a escola inclusiva, a formação dos professores e as diversas linguagens utilizadas para se atingir o objetivo que é a educação de qualidade para todos, capacitando os alunos para a cidadania global e plena.
ETAPA 1- INCLUSÃO
Inclusão é inserir todos fisicamente como socialmente oportunizando os mesmos direitos de aprendizagem e socialização, oferecendo as mesmas condições da criança que freqüenta a sala de aula comum.
É dever da escola oferecer a todos os recursos necessários para a aprendizagem, respeitando os limites e habilidades de cada aluno independente de sua condição social, cultural, religiosa, étnica, psicológica ou deficiência, afinal a nossa Constituição Federal garante que a educação é um direito de todos.
Segundo o professor Mel Ainscon inclusão significa o aluno estar na escola, participando, aprendendo e desenvolvendo suas potencialidades, portanto a matrícula de um aluno na escola não significa inclusão se ele não conseguir aprender e desenvolver suas habilidades.
Para se alcançar a verdadeira inclusão se faz necessário construir uma nova cultura educacional, no qual o acolhimento da diferença se faça no reconhecimento do outro igual, como parceiro, como par.
Os professores são fatores essenciais no processo de inclusão fazendo adaptações, modificando e adotando métodos e processos de ensino/aprendizagem que venham atender as necessidades específica de cada aluno; é também de grande importância que os professores se preocupem em estar aprendendo, reaprendendo, pesquisando e investigando novas formas para poderem ajudar os alunos em suas dificuldades e refletir sempre sobre sua prática, procurando sempre melhorar e buscar soluções para resolver essa difícil tarefa de se trabalhar com a diversidade e atingir os objetivos que uma educação de qualidade exige.
Outro ponto importante é a participação dos pais e familiares nesse processo, auxiliando a escola e os professores com informações e também no processo de desenvolvimento de seus filhos, unindo forças para lutar pelo direito que todos tem a uma educação de qualidade e que seja verdadeiramente inclusiva.
O papel de nossos governantes é oferecer formação que venha qualificar e preparar os professores para trabalhar com a Educação Especial e também recursos humanos e tecnológicos que venham contribuir e facilitar o trabalho do docente e sua práxis pedagógica É relevante fazer reforma no sistema educacional concernente ao currículo que hoje é oferecido que deixou de ser eficaz para se trabalhar com a diversidade existente e não satisfaz aos anseios e necessidades dos alunos e professores da atualidade.
Somando tudo isso que foi descrito então teremos a verdadeira inclusão e escola, professores, alunos e pais poderão dizer: Somos parte da solução e nunca do problema.
Finalizando deixo descrita a metáfora do caleidoscópio de Marsh Forest para a inclusão que é muito interessante: O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem, quando se retira pedaços dele, o desenho se torna menos complexo, menos rico. As crianças se desenvolvem e evoluem melhor em ambiente rico e variado.
Escola inclusiva trata todos com igualdade, com afetividade, respeita as diferenças e entende que o conhecimento evolui por recomposição, contextualização e integração de saberes e deve ter uma educação voltada para a cidadania global, plena e sem preconceitos, reconhecendo e valorizando as diferenças.
ETAPA 2- CHARGE/VÍDEO/MÚSICA
A imagem revela com propriedade indiscutível como o nosso modelo de educação é ultrapassado e injusto, pois como podemos ter o mesmo olhar para pessoas tão diferentes? A charge traduz a situação do sistema educacional que não respeita a especificidade característica de cada indivíduo, como ser único e merecedor de um olhar diferenciado, e infelizmente a maioria das escolas trata seus alunos dessa maneira, querendo transformar todos em seres iguais ignorando as diferenças que tanto acrescenta no desenvolvimento e crescimento dos alunos.
...