Atividade de literatura infantil
Por: Marinilde Santos de Almeida • 6/6/2015 • Monografia • 462 Palavras (2 Páginas) • 886 Visualizações
Atividade de Literatura Infantil
Livro: Minha família é colorida
Autora: Georgina Martins
Ilustrador: Maria Eugênia
Editora : SM
Ano da publicação: 1º edição: 2005
Ano/ série: Último estágio de Educação infantil: 5 anos.
Recurso utilizado para contar a história:
Personagens confeccionados de material de EVA.
Para contar essa história de uma forma lúdica e fácil de entender, usarei bonequinhos de várias cores e ambos os sexos, adultos e crianças, confeccionados com o material EVA: de cor branca, negra, parda; com cabelos lisos , crespos e encaracolados; olhos de diferentes cores. Com um painel de EVA preso à parede e com muitos orifícios para encaixar os palitos que cada personagem contém, irei narrando a história e colocando os personagens no painel de acordo com os fatos acontecidos. Dando ênfase aos acontecimentos, visando envolver as crianças na história . Ao final da história estará formada a família colorida de Ângelo e de tantos brasileiros.
Resumo do livro: Minha família é colorida:
O menino Ângelo tinha dois irmãos que chamavam- se João e Camilo. Ele observava que toda a família era diferente , era uma família colorida e isso o intrigava.
Certo dia, ele chegou em casa e foi logo perguntando:
- Mãe, porque o meu cabelo não vua e o cabelo da vovô vua?
A sua mãe ficou sem entender o porquê daquela pergunta e da palavra "vua", mas entendeu que ele queria dizer "voa". E que o menino estava se referindo ao fato da família ter cabelos diferentes. Uns ter cabelos lisos e outros cabelos crespos. Então explicou :
- A história da nossa família começou a muito e muitos anos atrás e começou mais ou menos assim: Um dia o seu bisavô, que tinha os olhos bem azuis, gostou de uma moça que tinha a pele bem negra e os olhos bem pretinhos, parecidos com jabuticabas. A moça também gostou dele e se casaram para viverem juntos para sempre. Desse casamento nasceram muitos filhos e um deles conheceu, gostou e se casou com outra moça, que tinha os olhos verdes, que é a sua avó Célia. Com o passar do tempo a família foi crescendo e se casando. Uns casavam com pessoas brancas e outros com pessoas negras, ou morenas de olhos claros. E a família foi se misturando e foram nascendo os filhos. Uns nasciam brancos, outros negros e ainda alguns pardo. E os cabelos também iam sendo diferentes, alguns lisos, outros crespos ou encaracolados. E cada um era de uma cor, com as suas diferenças tanto na cor dos olhos como no formato do cabelo.
Foi aí que o menino Ângelo entendeu porque a sua família era toda colorida. E ele achou que a sua família era muito bonita, parecida com a caixa de lápis de cor.
...