Atividade pratica
Por: Luana Sargentim • 18/11/2015 • Trabalho acadêmico • 674 Palavras (3 Páginas) • 181 Visualizações
2.2 – Estrutura Organizacional
2.2.1-
Conforme analisado na visita à empresa, a estrutura organizacional é linear.
A Estrutura Linear basicamente possui pequena tecnoestrutura, pequena hierarquia administrativa, reduzida divisão de trabalho e poucos assessores de apoio.
A coordenação é feita pela supervisão direta. Sendo que, especificamente , o poder sobre as decisões importantes é centralizado nas mãos do principal executivo.
O ambiente é um só, porém simples e dinâmico.
A maioria das organizações passa pela estrutura simples durante sua formação, mas apenas pequenas estruturas permanecem com ela.
Na centralização das decisões, todos os órgãos são ligados a uma única linha de comunicação que liga o subordinado ao seu superior,tendo assim, uma tomada de decisão flexível ,de resultados rápidos e eficazes. Entretanto, a centralização pode causar confusão entre problemas estratégicos e operacionais.
Por ser uma estrutura simples, é de fácil compreensão , clara delimitação das responsabilidades e de cada órgão, facilidade de sua implantação e estabilidade, e adequação à organizações de pequeno porte.
Duas das principais desvantagens da estrutura linear são a falta de especialização e os chefes generalistas que congestionam a comunicação conforme a empresa cresce.
Essa estrutura é indicada quando a empresa é de pequeno porte ou quando esta em seu estágio inicial.
2.2.2-
O aspecto físico e ambiental de trabalho é o escritório, que possui a sala dos diretores e as divisórias por departamento. Os departamentos são divididos em financeiro, administrativo, Rh, compras, jurídico e supervisores. No departamento financeiro possui o coordenador financeiro e dois assistentes. No departamento administrativo possui o coordenador administrativo, três assistentes e dois recepcionistas. No departamento de RH possui o coordenador de RH e um assistente. No departamento de compras possui um coordenador de compras e um assistente. No departamento jurídico, possui um advogado e dois assistentes jurídicos. No departamento de supervisores, possui sete supervisores, trinta e cinco zeladores, duzentos e setenta quatro porteiros, cento e três auxiliares de limpeza e serviçais gerais.
É um ambiente de trabalho liberal, os subordinados ficam a vontade, pois os coordenadores não são exigentes em relação a uma determinada postura, desde que os serviços sejam devidamente exercidos de acordo com o prazo estipulado.
É uma estrutura centralizada, pois a tomada de decisões esta no topo hierárquico. A delegação é feita pelos diretores da empresa para os coordenadores de departamento, sendo assim, os coordenadores também delegam sobre os assistentes do seu respectivo departamento. A empresa não possui terceirização. A sua hierarquia é familiar. Quatro irmãos, que são sócios, dirigem a empresa.
Alem do atendimento pessoalmente e por telefone a empresa possui mais dois meios de comunicação que facilitam o relacionamento com clientes e fornecedores. São eles: skype e email.
2.2.3 -
Por ser uma empresa dirigida pela família do fundador, é uma estrutura que não permite a ascensão de cargos por livre promoção. Os clientes são beneficiados pelo serviço prestado, tanto pela empresa física, que são os recursos que o escritório oferece para o cliente, quanto pelos serviços externos que a empresa oferece aos condomínios, trazendo segurança, conforto e comodidade para quem mora nos mesmos.
2.2.4 –
A empresa não utiliza medição de desempenho da estrutura organizacional.
2.2.5-
...