Atps 1 etapa
Por: Simpsons • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 446 Palavras (2 Páginas) • 505 Visualizações
Etapa 1. Identificando uma Oportunidade.
Em consenso com o grupo, chegamos à conclusão de que nem toda ideia por mais criativa e inovadora que seja é uma oportunidade de negócio que, por sua vez, avalia a viabilidade como um todo e visa atender a deficiência no mercado à cerca do público a quem prestará seus serviços.
Identifica-se como uma oportunidade, mercados de potencial e que tragam bom crescimento, bem como capitalidade. É necessário avaliar as reais possibilidades de retorno econômico, afinal, é melhor ser o segundo em um mercado que traga mais compensação financeira do que ser líder em um mercado com estrutura cara e pequenos lucros.
Portanto, é correto afirmar que identificar uma oportunidade é encontrar uma carência no mercado e um público-alvo esquecido e mal explorado.
Quanto ao desafio proposto, o desenvolvimento de um plano de negócios de uma sorveteria, o grupo entende que é necessário avaliar a oportunidade respondendo algumas perguntas.
Qual será seu público? Em qual lugar? Como? O que difere nossa empresa das demais?
1. Nome fantasia da sorveteria.
Ice Cream.
2. Breve histórico da empresa.
Pensando em uma maneira de inovar o mercado da sorveteria, pesquisamos diferentes empreendimentos até chegarmos aos FoodTrucks, que em tradução literal significam “caminhões de comida” –nossos trailers brasileiros.
Há mais de um século, os americanos já utilizavam o conceito desse restaurante ambulante, mas só em 2008, ganharam um novo alento quando um americano de origem coreana, Roy Choi, colocou o nome “Kogi” em um caminhão e saiu pelas ruas de Los Angeles para vender tortilhas mexicanas recheadas com churrasco coreano. Ele inspirou empreendedores a fazerem o mesmo, principalmente depois da crise econômica de 2009 e a moda acabou por sealastrar para fora do país.
Com uma interface jovem e descolada, o FoodTruck ganhou seu espaço no terreno gourmet com uma grande variedade de produtos, incluindo sorvetes e por ser uma alternativa rápida, fácil e barata é um empreendimento viável ao mundo em que vivemos hoje, onde tudo o que buscamos é a praticidade e agilidade no atendimento.
Em nossa proposta, ocarro chefe da Ice Cream é o“Frozenwaffles”, uma massa suave com as mais variadas opções de sorvetes e coberturas/condimentos, entre elas, frutas da época. Para o frio, nossa aposta serãowaffles com coberturas/condimentos quentes.
3. Segmento a ser atendido pela sorveteria.
Jovens de 15 a 25 anos. Meninos e meninas que estejam sempre conectados as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram).
4. Possíveis vantagens competitivas a serem desenvolvidas pela sorveteria.
O serviço FoodTrucké o primeiro na cidade, que por sua vez, chamará atenção dos jovens (nosso público-alvo) que se interessam por produtos “americanizados”.
Os concorrentes locais (Sorvetes italianos e outros) não teriam a mesma qualidade dos nossos produtos que serão de fabricação
...