Atps Processos Adm
Por: Crisfajoli01 • 1/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.811 Palavras (12 Páginas) • 226 Visualizações
2014 | |
Anhanguera Educacional - Uniderp Adriana da Silva Santos RA 414553 Cristiana Fajoli RA 412229 Administração Processos Administrativos |
[pic 1]
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS RELATÓRIO FINAL |
Hortolândia, 25 de Maio de 2014.
2014 | |
Anhanguera Educacional - Uniderp Adriana da Silva Santos RA Cristiana Fajoli RA Administração Processos Administrativos Nome do professor |
[pic 2]
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS ETAPA 1 |
Hortolândia, 25 de Maio de 2014.
Introdução
Este relatório utiliza-se de revisão bibliográfica para desenvolver o tema Planejamento. Tem por objetivo conceituar o termo, passando por definições diversas de autores credíveis. A análise comparativa tem como objetivo o enriquecimento da definição de Planejamento e seus processos, de forma a fornecer ao gestor bases sólidas para as tomadas de decisão, minimizando riscos e potencializando resultados positivos.
Desenvolvimento
Entende-se como planejamento o ato de estruturar e organizar as etapas de um determinado processo. Definir o objetivo a ser alcançado é parte essencial do planejamento.
Planejar consiste em ser capaz de analisar o cenário, propondo medidas para um resultado mais satisfatório e, posteriormente, submeter-se a avaliação da eficácia dessas medidas. Diz respeito à “o quê” e “como” será feito.
Segundo Chiavenato (2007), planejamento consiste em sistematizar ações que possam otimizar o funcionamento de uma empresa. Diz respeito a como, de que maneira, alcançar determinado objetivo. Ainda de acordo com o autor, são 7 as etapas do planejamento: determinação dos objetivos; análise ambiental externa; análise organizacional interna; formulação de alternativas; elaboração de planejamento; implementação e execução; avaliação dos resultados.
Para Lacombe (2003), é função do administrador articular o que deseja alcançar, assim como identificar meios e recursos disponíveis para tal. O planejamento se inicia com a coleta de informações; deve-se também traçar metas, montar cronogramas e definir estratégias.
Oliveira (2006) define planejamento como o desenvolvimento de estratégias no presente que visam alcançar uma situação futura, de forma mais coerente e eficiente. É a tentativa de reduzir riscos, prever erros, potencializar o sucesso.
Tipos de Planejamento
Considerando os autores de referência, todos consideram haver, numa empresa, três tipos de Planejamento, com diferentes níveis de decisão.
- Planejamento estratégico – Alta administração (direção geral).
Objetivos a longo prazo; ações que afetam toda a corporação.
Determina a missão da empresa, estratégias, objetivos.
- Planejamento tático – Média administração (executivos da diretoria).
Objetivos a médio prazo. Objetivo de otimizar parte da organização. Trabalha com frações do que foi definido no Planejamento estratégico.
Gestão de recursos.
- Planejamento operacional – Baixa administração (chefes de departamento).
Objetivos a curto prazo; descreve, determina quais operações devem ser realizadas, os recursos disponíveis. Otimiza as operações.
Considerações Finais
Podemos considerar o planejamento como a base de sucesso para qualquer empreendimento. Toda ação, por mais simples que pareça, deve ser planejada, pois determina com clareza o objetivo da ação, minimizando erros.
Ao desenvolver o planejamento, podemos prever a viabilidade do que se pretende alcançar, bem como a eficácia, eficiência e efetividade da situação.
O planejamento criterioso minimiza riscos e a necessidade de reestabelecer novos caminhos, o que protege o gasto de recursos.
Professor Roberto Shinyashiki
Em seu artigo, o Professor Shinyashiki discorre acerca da necessidade de ver além do obvio, além do que se apresenta de imediato. Podemos observar a importância de viver o presente, com os olhos, também, no futuro. Ver além nos faz encontrar oportunidades que a maioria não encontra, faz desenvolver caminhos que outros não pensaram percorrer. Neste medida, podemos comparar as definições de Planejamento com a visão empreendedora de Shinyashiki, pois, o gestor, ao planejar, também está com os olhos no futuro, também desenha as estratégias do hoje, consoante o que visualiza no futuro. Quando conseguimos prever as consequências, o futuro é apenas parte do plano.
O administrador que consegue calcular o resultado de suas estratégias e ações minimiza erros, gasto de recursos e tempo. A visão no futuro nos permite andar à frente do nosso tempo, potencializa os resultados e garante eficácia ao processo.
Referências
CHIAVENATO, IDALBERTO. Administração: teoria processo e prática. 4° Ed. Rio de Janeiro: Elsever, 2007.
LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. São. Paulo: Saraiva, 2003.
OLIVEIRA, DJALMA DE P. REBOUÇAS. Planejamento Estratégico. Conceitos, Metodologia, Práticas. São Paulo: Atlas, 2006.
Planejamento Estratégico. Disponível em: http://professorrobertocesar.files.wordpress.com/2010/08/3-tipos-de-planejamento.pdf. Acessado em 21 de maio de 14.
SHINYASHIKI, Roberto. Veja o futuro antes dos outros. Planejamento Estratégico aplicado a micro e pequenas empresas. Disponível em: . Acesso em: 21 de maio de 14.
Significado de Planejamento. Disponível em: http://www.significados.com.br/planejamento. Acessado em 21 de maio de 14.
2014 | |
Anhanguera Educacional - Uniderp Adriana da Silva Santos RA 414553 Cristiana Fajoli RA Administração Processos Administrativos Nome do professor |
...