Atps adm fin e orçamentaria
Por: savicevich • 11/10/2015 • Monografia • 722 Palavras (3 Páginas) • 257 Visualizações
ATPS ADMINISTRAÇÃO DA OPERAÇÃO E PRODUÇÃO
ETAPA 1
INTRODUÇÃO
Definimos como produção todo processo pelo qual as empresas transformam e convertem recursos humanos e materiais ao seu dispor, em bens e serviços adequados para alcançar seus objetivos e satisfazer seus clientes.
A produção, por suas características e relação com outras áreas funcionais da empresa, exerce influencia determinante sobre o custo, qualidade e disponibilidade dos bens ou serviços. As forças e limitações dentro do processo produtivo impactam na estratégia global da empresa.
PLANO DE PRODUÇÃO
O plano de produção permite fixar objetivos e facilita o controle, auxiliando na detecção e correção de desvios. Dentro de um plano de produção ressaltamos a importância de algumas questões:
- A quantidade a ser produzida;
- Os métodos a serem utilizados;
- O local das operações;
- A escolha das pessoas para realização dos trabalhos;
O planejamento da capacidade - é o processo da previsão da procura e quantificação dos recursos humanos e materiais para suprir esta procura. Ele é importante pois sua ausencia poderá ocasionar ruptura financeira, e como pior cenário, a inviabilidade do processo de produção.
O aspecto mais importante do planejamento é determinar a forma mais eficiente de disponibilizar essa capacidade. Deve-se definir quais os ajustes que deverão ser feitos nas variáveis de produção, com a finalidade de atender satisfatoriamente aos clientes com o menor custo possível.
As instalações e sua localização – as instalações são a face visível do empreendimento, o que já deixa evidente a sua importância. Diante de uma analise de mercado, a instalação de uma determinada área produtiva terá um impacto potencial nas receitas da empresa.
O custo de transporte é o primeiro a impactar de forma imediata, tanto para recebimento de materiais para produção como para escoamento do item produzido. Algumas empresas prevem dentro de seu pátio fabril, espaços para empresas satélites que se compõe a cadeia produtiva central de uma industria.
TERMOS E CONCEITOS IMPORTANTES
Faz-se necessário o conhecimento de alguns termos e conceitos para melhor compreensão de nosso trabalho.
Empresa – De acordo com Franco (1991), empresa é uma entidade constituída sob qualquer forma jurídica para exploração de uma atividade econômica. Crepaldo (1998), afirma que a empresa é uma associação de pessoas para exploração de negócios, produzindo bens ou serviços visando a obtenção de lucro.
Missão – a missão é a razão da existência de uma organização e ela delimita o espaço ocupado em relação às oportunidades de negocio. Ela define onde e qual será o foco de atuação da empresa.
Visão – diferente da missão, a visão determina a direção que a empresa deverá tomar, tal como definição de uma meta a ser cumprida, objetivos a serem alcançados.
Produto – é qualquer coisa que possa ser oferecida ao mercado com o objetivo de satisfação de um desejo ou uma necessidade, física ou material.
Produção – já explicado no inicio deste trabalho.
Tipos de Produção – tipo de processo utilizado na manufatura de produtos e serviços. Eles podem ser: Produção em massa, produção continua ininterrupta, produção intermitente, produção de projetos, produção cruzada (de Schroeder), produção enxuta.
Produto Final – resultado de um processo, sendo caracterizado pelo item gerado podendo ser um bem tangível quanto um serviço.
Condominio Industrial – alguns fornecedores, escolhidos pela empresa principal, estabelecem suas instalações nos arredores da planta da montadora. Facilidade no fornecimento de componentes ou subconjuntos completos. Opção formidável quando envolve alto custo logístico.
Consórcio Modular – os fornecedores de subprodutos se localizam no terreno da montadora e participam da montagem na linha de produção de todos os componentes de sua responsabilidade.
...