Atps adm mercadológica 7 semesntre
Por: Carlos Almeida • 19/5/2016 • Trabalho acadêmico • 6.856 Palavras (28 Páginas) • 248 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ
ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
ETAPAS 1, 2, 3 e 4.
[pic 1]
TAUBATÉ
2015
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ
ADMINISTRAÇÃO
Agatha de Oliveira Teixeira Leite RA: 4252048097
Bruno Augusto Silva Torres RA: 3715662302
Cesar Santos Borges RA: 3776767434
Diogo Altobelli de Almeida Vargas RA: 1299866470
Fernando Leocildo Pompeu do Nascimento RA: 3708602563
Trabalho apresentado no Curso
Superior de Administração de Empresas
à Faculdade Anhanguera de Taubaté
– Unidade 1.
Profª Mestranda: Francine Maia
TAUBATÉ
2015
INTRODUÇÃO
No desenvolvimento da Atividade Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina de Administração Mercadológica, a equipe realizou análises e pesquisas sobre todos os conceitos de Marketing, Mix de Marketing e Administração de Marketing. A atividade apresentou a proposta de avaliar o cenário de uma empresa fictícia na qual apresentava diversos problemas; como por exemplo, a falta de gestores de marketing para administrar essa área da empresa e a troca da logomarca por três vezes em apenas cinco anos de atuação no mercado.
Através dos estudos dos conceitos e do desenvolvimento de um Plano de Marketing, foram detectadas inúmeras possibilidades de correção dos erros apresentados pelo problema e também ideias de promoções, estratégias de marketing etc.
A princípio as pesquisas relacionadas ao mix de marketing que identificam na empresa Cacau Sabor os quatro P’s: Produto, Preço, Praça e Promoção; deram enfoque para o Produto e Promoção; e através das definições a equipe pode criar novos produtos (com o intuito de aumentar a lucratividade fora das épocas sazonais), e desenvolver novas promoções para divulgação e conquista de clientes potenciais. O desenvolvimento do plano de marketing contemplou os principais pontos de estudo de uma empresa, no que diz respeito á planejamento de marketing; e para a empresa Cacau Sabor a equipe pode realizar as pesquisas sobre mix de marketing, branding de marca e estratégias de marketing.. Além de definir os objetivos e metas, criar o símbolo e slogan da empresa, apresentar os novos produtos e as promoções que seriam responsáveis pela divulgação dos mesmos.
Por fim, foram estimados todos os custos para que a Cacau Sabor pudesse planejar as novas ações e realizar os levantamentos dos resultados obtidos, uma vez que todo o plano de marketing fosse seguido.
ETAPA 1.
Aula-tema: Conceitos Básicos de Marketing.
PASSO 1:
Pesquisar sobre Mix de Marketing.
Mix de Marketing;
É o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Os 4P’s de marketing: produto, preço, praça (ou canal) e promoção (ou comunicação).
Composto de marketing é a combinação de ferramentas estratégicas usadas para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos da organização.
Produto:
Inclui não só bens ou serviços, mas também marcas, embalagens, serviços aos clientes e outras características. O produto deve, obrigatoriamente, ser aquele desejado pelo cliente, estar dentro das suas expectativas e satisfazer suas necessidades. Podemos considerar o produto como sendo a mais crítica no processo decisório. As empresas precisam administrar suas marcas como um dos principais patrimônios da empresa. Produtos é o conjunto de atributos, funções e benefícios que os clientes compram.
Preço:
É o volume de dinheiro cobrado por um produto e/ou serviço. O preço é apenas uma parte do custo total que os clientes pagam numa troca, que também inclui várias outras variáveis. A determinação do preço de um produto ou serviço nem sempre é uma tarefa simples. É preciso considerar que, quando bem posicionado, o preço de um produto ou serviço é fator primordial ao sucesso do plano de marketing. O cliente procurará um preço justo, que não deve ser nem muito elevado, de modo que o cliente ache que não vale a pena comprá-lo, nem tão baixo que o leve a pensar que há algo de errado com o produto. O preço ideal de um produto é simplesmente aquele que o cliente julga justo e que, ao mesmo tempo, é interessante lucrativamente para a empresa.
Praça:
Conhecido como ponto-de-venda ou canal de distribuição, executa todas as funções necessárias para ligar os fabricantes aos usuários-finais a fim de realizar a tarefa de marketing. Disponibiliza o produto ou serviço ao cliente da forma mais fácil e conveniente para ser adquirido, deve estar acessível ao cliente, isto é, num local onde ele possa comprá-lo no momento em que desejar.
Promoção:
Podemos considerar como sendo cinco as principais ferramentas da promoção. São elas: propaganda, promoção de vendas, relações públicas e publicidade, força de vendas e marketing direto.
Propaganda: A propaganda se torna importante porque informa os clientes sobre os produtos e ativa a necessidade de comprá-los. A propaganda, além de transmitir informações sobre os produtos, oferece informações sobre a empresa, tem a capacidade de informar um grande número de clientes, ajuda o consumidor a criar ou aumentar a percepção dos atributos dos produtos.
Promoção de Vendas: As ferramentas de promoção de vendas são: cupons, concursos, prêmios, e possuem três características distintas: de comunicação, que visa atrair a atenção dos consumidores; de incentivo, que visa estimular o consumo; e de convite, que objetiva convidar para uma transação imediata.
Relações Públicas: Trata-se do desenvolvimento de apelos, junto ao consumidor, utilizando histórias da empresa ou da criação de produtos reconhecidos no mercado.
Publicidade: É toda comunicação que não é paga pela veiculação.
Força de Vendas: É a ferramenta mais eficaz em termos de custos nos estágios finais do processo de compra, particularmente, no desenvolvimento da preferência, convicção e ação do consumidor. A venda pessoal envolve relacionamento ao vivo, imediato e interativo com o consumidor, permitindo uma relação duradoura.
...