Atps de teoria da contabilidade
Por: clodoaldosjc • 14/4/2015 • Trabalho acadêmico • 4.111 Palavras (17 Páginas) • 118 Visualizações
Universidade Anhanguera
[pic 1] Administração
Teoria da Contabilidade
Nome: Andreza Roberta de Barros.
RA: 3883787876
Nome: Clodoaldo Oliveira Nazário.
RA: 5560122061
Nome: Flávia Caroline T. Ribeiro.
RA: 3883754099
Nome: Linda Mara da Silva Lima.
RA: 3883787875
Nome: Mary Pereira do Nascimento.
RA: 3873754084
Nome: Viviane Ribeiro da Silva.
RA: 4304793293
Professor: Ma. Juliana Leite Kirchner
São José dos Campos Novembro / 2012
Sumário
Introdução. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 01
1 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 02
2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 03
3. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 04
4. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 06
5 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 06
5. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 07
6. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 08
Conclusão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .09
Referências Bibliográficas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10
Introdução
Através deste trabalho apresentamos a origem da contabilidade, onde ela surgiu nos primórdios da civilização humana onde havia a necessidade contabilizar todos os seus provimentos já que naquela época não existia nem escrita ou moeda (dinheiro). Vamos ver que o homem daquela época já contabilizava seus bens através de riscos, desenhos em paredes e que se utilizavam também das condições do tempo e até de objetos como pedras para se certificar da quantidade de rebanhos obtidos ou perdidos. Vamos ver que a contabilidade também ela se faz presente na bíblia onde Jó já demonstrava um cuidado no controle do seu patrimônio pessoal
Poderemos observar que diversos exemplos mostram que a Contabilidade já existia com o primitivismo dos povos, ainda que os conhecimentos de matemática, das letras, dos negócios e até mesmo do patrimônio fossem limitados.
A contabilidade ainda bem primitiva ela passou um nível satisfatório a partir do século XV que é fase pré-científica da Contabilidade Ela acaba se tornando importante à medida que ia ocorrendo desenvolvimento econômico. No Brasil, até a década de 60, a profissão era chamada de “guarda livros”. Todavia com o milagre econômico na década de 70, desaparece este termo e surge valorizado mercado de trabalho para os contabilistas.
A contabilidade é uma ciência social, pois é a ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial. Ela se utiliza de métodos quantitativos. Observaremos neste item que o grande objetivo da contabilidade é o de fornecer informações estruturadas de natureza econômica, financeira, física produtiva e social aos usuários internos e externos à entidade objeto da Contabilidade. Veremos que os usuários são os investidores atuais e potenciais, clientes, governo e suas agências e o público que tem em suas necessidades em investidores, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e etc.
Qualitativamente veremos as características das demonstrações contábeis: Compressibilidade, Relevância, Confiabilidade, Comparabilidade.
Os princípios básicos da Contabilidade são os conceitos básicos que constituem i núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da contabilidade.
Entenderemos o conceito de ativo que é conjunto de bens e direitos juntamente com avaliação pelo custo (valores de entrada).
Observaremos que o Ativo Intangível passa a fazer parte do Ativo permanente no Balanço Patrimonial constituindo de bens físicos, materiais ou também invisíveis que você. Não pode tocar. Entenderemos também o conceito de Passivo são no patrimônio líquido todas as obrigações, dividas e financiamentos que serão cobrados (exigidos) da empresa conforme prazo determinado que Patrimônio Líquido seja Ativo menos o Passivo onde ele é o negativo. Conceituar receitas como origem de recursos ou entrada de bens ou direitos para o ativo sob a forma de dinheiro ou contas a receber. Apresentaremos ganhos ou perdas de capital.
...