Auditoria comparativa da auditoria interna
Relatório de pesquisa: Auditoria comparativa da auditoria interna. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Reginarcs • 28/9/2014 • Relatório de pesquisa • 711 Palavras (3 Páginas) • 289 Visualizações
Comparativo Auditoria Externa Auditoria Interna
Profissional Independente da Empresa Dependente da Empresa
Vinculo com Empresa Contrato de Prestação de Serviço Registrado em carteira - CLT
Ação e Objetivo Analisar as Demonstrações Contábeis Melhoria Interna
Finalidade Emitir um parecer Melhoria de Controles
Relatório Principal Parecer Recomendações / Relatórios internos
usuários do Trabalho Empresa, Governo, Investidores. Própria empresa/ Gestores, Gerencia etc.
Responsabilidade Profissional, Civil, Criminal. Trabalhista
Existência Obrigatória. Ex. Bcos,etc Facultativa
1- Exame Físico: geralmente envolve a medição da quantidade do ativo e do estoque ou a determinação de sua qualidade comparada com um padrão pré-determinado. A técnica pode ser utilizada na procura de provas negativas como o exame de evidências de falta ou avaria de bens, é freqüentemente usado para testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos à segurança de quantidades físicas ou qualidade de bens tangíveis.
2- Circularização: é uma técnica utilizada pelos auditores para confirmar informações constantes das demonstrações contábeis. Assim, ao fazer a análise de uma rubrica contábil, por exemplo o “Contas a Pagar”, e querendo verificar se os valores ali constantes são os efetivamente devidos, o auditor encaminha correspondência a todos os credores, ou a uma parte deles, solicitando informações sobre as pendências que ele tem com a empresa auditada. De posse das respostas, faz o confrontamento com os registros contábeis, para ter uma visão da verdadeira situação da rubrica. Havendo divergências entre os registros, caberá ao auditor caracterizar esses pontos e desenvolver ações investigativas para encontrar os números verdadeiros e o que deu causa às diferenças.
3-Documentos Originais: Trata-se de procedimento voltado para a comprovação das transações que por exigências legais, comerciais ou de controle são evidenciadas por documentos comprobatórios destas transações. O exame realizado pelo auditor, sobre tais documentos, deve atender às seguintes condições: Autenticidade: constatar se a documentação é fidedigna e merece crédito; Normalidade: constatar que a transação refere-se à operação normal e de acordo com os objetivos da empresa; Aprovação: verificação de que a operação e os documentos foram aprovados por pessoa autorizada e Registro: comprovar que o registro das operações foi adequado, a documentação é hábil e houve correspondência contábil, fiscal etc.
4- Cálculos: este procedimento é, por si e ao mesmo tempo, o mais simples e o mais completo. Esta técnica é amplamente utilizada em virtude da quase totalidade das operações do órgão/entidade envolver valores, números etc. Muito embora os valores auditados possam ter sido conferidos pelo órgão/entidade, é de grande importância --que sejam reconferidos.
5- Escrituração: é o procedimento usado pela auditoria para constatação da veracidade das informações contábeis, fiscais etc.,
...