Aula tema 3 atividade individual
Por: wilsonneto • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.007 Palavras (5 Páginas) • 227 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
NOME | Wilson Ribeiro Silva Neto |
RA | 6271261300 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Anhanguera Educacional
2015
Introdução:
O presente trabalho visa ajudar a organização organizadora das olimpíadas no Brasil a executar bem o seu trabalho, com o autor do trabalho sendo tido como um membro dessa organização, na busca da melhor divisão do trabalho, na apresentação de idéias que ajudem promover melhorias, e buscando novos horizontes descobrindo os mentes de obra, e os qualificando através de uma ótima gestão do conhecimento. Afinal conhecimento é o ouro moderno .
Passo 1
As melhorias nas novas praticas de gestão, estão caminhando em uma continua estrada de evolução onde muito se preocupa com o investimento em tecnologia, claro que é um fator muito relevante para o sucesso de um evento ou de um organização, pois a tecnologia hoje facilita e ajuda em praticamente tudo, vivemos na era da tecnologia, onde essas ferramentas tem substituído o trabalho humano, e as vezes o faz com maior qualidade, porem para obter sucesso não é apenas nas áreas de tecnologia que deve-se investir, deve-se valorizar também o capital intelectual daqueles que o tem, é necessário fazer uma gestão do conhecimento, e dentro desse contexto de olimpíadas, deve-se juntar a tecnologia e o conhecimento dos técnicos e dos atletas, para os organizadores do evento obterem um feedback de como agir, pois no meio desses técnicos e atletas existem grandes mentes com grandes idéias, deve-se então fazer uma gestão do conhecimento.
Como cada modalidade do atletismo tem uma comissão, composta por técnicos e atletas, faz-se necessário fazer com que essas comissões forme organizações para aprenderem entre si, buscando obter sucesso no desenvolvimento do evento, para isso a comissão organizadora deve montar grupos informais entre esses atletas e técnicos para que haja entre eles dialogo ou uma troca de idéias, onde soluções serão compartilhadas o tempo todo, mas isso sendo feito com lideres escolhidos pela comissão organizadora, como pessoas mais influentes, inseridas no meio dos demais, promovendo um pensamento comum entre todos.
Passo 2
O ambiente de trabalho é uma questão bastante relevante no que se refere a qualidade, a produtividade do determinado produto ou serviço tem sido alvo de estudos na tentativa de ser melhorado para cada trabalhador se sentir a vontade em seu ambiente de trabalho que pode-se chamar também de sua segunda casa, pois há estudos que provam que o segundo lugar onde as pessoas mais passam seu tempo é no ambiente de trabalho, ficando atrás apenas da própria casa, mas isso no gera, porque sabemos que existem pessoas que passam muito mais tempo no trabalho do que em casa. Então esse ambiente de trabalho deve ser no mínimo parecido com o trabalhador, para que ele seja mais produtivo. Mas como temos muitos trabalhadores precisamos criar um ambiente que seja agradável a todos, algumas medidas a serem tomadas são:
- Criar um local, ate certo ponto, descontraído, e que haja confiança: ate certo ponto, o ambiente de trabalho deve ser descontraído, para que as pessoas mais tímidas possam entender que se elas estão ali é porque elas merecem estar ali, mas não muito descontraído a ponto de perder o foco. E a confiança uns nos outros e com o seu superior é fundamental.
- Promover brainstorming: brainstorming quer dizer “tempestade de idéias” quando o líder pede opinião para o grupo e anota todas as idéias que aparecerem, e daí com certeza saíra grandes e importantes idéias. É uma técnica de grupo bastante dinâmica e eficiente.
- Respeito: entre outros fatores, o respeito é muito importante dentro do ambiente de trabalho. Se houver respeito conseqüentemente haverá maior união e produtividade.
Passo 3
Com o passar do tempo, tudo se deteriora, e perde qualidade, isso é inevitável, ate mesmo quando se fala de seres humanos, não que a pessoa perca seu valor, mas com o tempo ela já não possui muito aproveitamento para as coisas que antes fazia, principalmente nos esporte, o condicionamento das pessoas vão se enfraquecendo, faz-se necessário a sua substituição, com isso um assunto que merece muita atenção é a descoberta de novos talentos, pois quem não investe na juventude não investe no futuro, sendo assim “inovação” é a palavra chave pra tudo, é preciso pensar em futuro, pois se agora temos os atletas que serão campeões olímpicos, é preciso que no futuro também o tenhamos, e pra serem campeões precisam ser treinados e para serem treinados precisam ser descobertos. É muito importante que a comissão geral das olimpíadas descubra esses novos talentos, que podem estar em qualquer lugar como periferias ou cidades do interior, esperando uma chance para “estourar” no mundo do esporte. Então juntamente com o governo, a comissão pode buscar organizar equipes qualificadas, que entendam de novos talentos, e espalhá-las por muitas cidades, para fazer testes, na busca de encontrar promessas, essas equipes tendo todo o suporte necessário para sua manutenção e para cumprimento do seu designo, podem ficar em cada cidade por um determinado período de tempo, e então sair para outra cidade, entregando os novos selecionados para a comissão de treinamento, mas sem matar os sonhos daqueles que da primeira vez não conseguiram ser selecionados, deixando a certeza de que voltaram a fazer testes naquele lugar e buscar novos talentos, assim é certo de que acharam muitos “grandes” em lugares não muito “grandes”. E quando falamos em futuros profissionais não estamos falando apenas do atleta em si, mas também de técnicos, pois existem grandes mentes de obra dando treinamento para “estrelas” de rua.
...