Aula tema: Conceitos de Decisão Pesquisa operacional
Por: tamireeess • 25/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.236 Palavras (5 Páginas) • 746 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Sorocaba
Curso de Administração
Pesquisa Operacional
Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS
Etapa 1 – Aula tema: Conceitos de Decisão
Relatório 1
Sorocaba
2015
Sumário
INTRODUÇÃO ...................................................................................................................................... 1 ETAPA 1 ................................................................................................................................................ 2 Conceitos de Decisão ...................................................................................................................... 2 Relatório 1. ........................................................................................................................................ 2 CONCLUSÃO ....................................................................................................................................... 4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS .................................................................................................. 5
1
INTRODUÇÃO
Iniciamos esta atividade com o conteúdo acadêmico muito importante, sendo considerada uma ciência que visa obter o objetivo de melhoria do desempenho em organização e trabalha através de cálculos matemáticos, que são desenvolvidos com a ajuda de sistemas de computadores, utiliza-se materiais que auxiliam no desempenham de melhores resultados e nas decisões de investimentos.
2
ETAPA 1
Conceitos de Decisão
Força as decisões a tornar explicitas seus objetivos, a identificação das diferentes decisões que influenciam os objetivos, armazenamento dos relacionamentos entre as decisões, identificação das variáveis a serem incluídas em termos quantificáveis. As principais fases de um estudo típico de PO são: 1. Formulação do problema; são objetivos, alternativas de decisões, porem limitasse nas restrições variáveis. 2. Construção do modelo: são características importantes do problema abordado, conhecimento relevante das analise intelectuais. 3. Obtenção da solução: fazer o projeto acontecer no prazo acontecer no prazo ou não terá sucesso por não ter plano de investimento. 4. Avaliação da solução: informações disponíveis, atinjam suas necessidades no tempo disponível. 5. Implantação e acompanhamento da solução (manutenção): são transferidos para a realidade provenientes das simulações ou das otimizações. 6. Avaliação final: observação dos resultados práticos e soluções através de modelos.
Relatório 1.
Pesquisa Operacional é uma ferramenta administrativa muito usada para avaliar e solucionar problemas muitas das vezes empresariais, sua utilidade funcional é tão grande que seus principais objetivos da Pesquisa Operacional é solucionar problemas de maneira eficaz e simplificada. É uma ferramenta muito utilizada pela Administração, Engenharia de Produção e, consequentemente, a Logística após a Segunda Guerra Mundial através do ambiente militar, pois os exércitos precisavam ser abastecidos de mantimentos e munição. A Pesquisa Operacional foi se aperfeiçoando com o passar dos anos e a partir do séc. XX, sendo chamada de “ nova ciência de eficácia e eficiência ”. Esta
3
ferramenta levou as empresas a se adaptarem às transformações e a atender as exigências de seus clientes, através da intensificação da globalização, aumentando também a produção sendo assim os gestores tiveram que ser mais convictos nas tomadas de decisões. Quando falamos de PO temos a atenção voltada para modelagem, Pesquisa Operacional seria a definição de modelos de decisões com bases quantitativas e suas ferramentas como programação linear, exponencial, programação PERT, matriz payoff e os modelos de simulação, entra como dinâmica de uma análise de problemas em uma manutenção podemos definir uma máquina é um sistema, porém seu estado defini idade e conservação. Hoje em dia é resolvido com programações dinâmicas, atualizações de programas softwares, dando mais ênfase nos trabalhos e facilidade para termino dos trabalhos e produtos, obtendo controle de sua natureza, facilitando suas necessidades, mas respeitando os limites do sistema e restrições e respeitando ordem de limites da empresa e seus gestores. Pois a falta de MOD limita a capacidade produtiva abordando a capacidade produtiva.
4
CONCLUSÃO
Todos nós sabemos como cada ferramenta nos ajuda no dia-a-dia para fazer com que a empresa consiga ter ótimos resultados para que aja sempre uma boa evolução nos resultados. Para que tudo fique certo utilizamos de vários métodos de pesquisa operacional para chegar a um objetivo claro para uma tomada de decisão que seja a mais assertiva possível. Existem ferramentas bem especificas para como PERT e payoff, métodos que simulam uma realidade para uma tomada de decisão para um presidente ou um alto executivo, esses simuladores são também conhecidos como Business Intelligence (BI).
5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
PLT 401 – Pesquisa Operacional.
http://www.inpeau.ufsc.br/coloquio04/completos/Carlos%20Augusto%20Silveira%20%20Pesquisa%20operacional%20no%20ensino%20da%20.doc https://drive.google.com/file/d/0B30OueqS8kbtR3JrYmp0LWx4QnM/edit?usp =sharing http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2001_TR61_0245.pdf https://drive.google.com/file/d/0B30OueqS8kbtY1d2S3JCUnJ4Ujg/edit?usp=sh aring http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR111_0240.pdf https://drive.google.com/file/d/0B30OueqS8kbtWWlKUjl5MEprZEk/edit?usp =sharing
ETAPA 2
2. INTRODUÇÃO
Nesta etapa estaremos formulando um modelo matemático baseado no estudo de PO e as características gerais dos problemas de programação linear, através das informações disponibilizadas pela companhia Metalíssimo e a empresa Temperos e Sabores.
2.1. DESENVOLVIMENTO
2.1.1. Modelos de Programação Matemática e Programação Linear
A modelização de programação matemática é aplicada em situações em que há a necessidade de se otimizar a utilização de uma ou diversas matérias primas ao mesmo tempo. Nos dois casos apresentados nesta ATPS é possível observar a aplicação dessa ferramenta que embora sejam distintos, assemelham-se pelo fato da necessidade de haver a minimização de recursos utilizados sem comprometer o resultado esperado.
Além da forma que será aplicado deste trabalho, a programação matemática pode ser aplicada nas mais variadas situações como:
Determinação de Mix de Produtos
Escalonamento de Produção
Roteamento e logística
Análise de projetos
Designação de Equipe
Alocação de Recursos de Mídia
De semelhante modo, há também a aplicação da programação linear, que permite através de cálculos matemáticos (inclusive Softwares) a obtenção de soluções que atendam a necessidade e também avaliar qual seria a melhor maneira de alocar seus recursos (Solução Ótima). Seus resultados são apresentados graficamente e apresentam uma forma de explorar todos os resultados possíveis.
A aplicação da programação linear também é bem variável, podendo ser aplicadas nas seguintes áreas:
Administração da produção;
Análise de investimentos;
Alocação de recursos limitados;
Planejamento Regional;
Logística;
Custo de Transporte;
Localização da rede de distribuição;
Alocação de recursos de publicidade entre os diversos meios de comunicação;
No Caso 1 a companhia “Metalíssimo” deseja criar uma nova liga de metal utilizando mínimo de custos à modelização de programação matemática mostrará através de uma série de cálculos matemáticos, qual seria utilização de cada matéria prima para a produção dessa nova liga.
Já no caso 2, a Empresa “Temperos e Sabores” possui a necessidade de otimizar a logística dos transportes de seletas de legumes entre as 3 fábricas de enlatadas,também com o objetivo de reduzir custos e melhorar sua distribuição.
Ao longo da ATPS será possível ver a aplicação dessas duas eficientes ferramentas nos dois casos apresentados.
2.1.2. Modelo Matemático de Programação Linear
Companhia Metalíssimo
Desenvolvimento de uma nova liga, composta de:
40% Estanho, 35% de Zinco e 24% de Chumbo
Função Objetiva: MinC
22 X1 + 20 X2 + 25 X3 + 24 X4 + 27 X5
Tabela 1 - Propriedades das Ligas
Propriedades
Liga
1
2
3
4
5
Porcentagem de estanho
60
25
45
20
50
Porcentagem de zinco
10
15
45
50
40
Porcentagem de chumbo
30
60
10
30
10
Custo (R$/Kg)
22
20
25
24
27
Restrição Estanho (E):
0,60 X1 + 0,25 X2 + 0,45 X3 + 0,20 X4 + 0,50 X5 = 0,40
Restrição Zinco (Z):
0,10 X1 + 0,15 X2 + 0,45 X3 + 0,50 X4 + 0,40 X5 = 0,35
Restrição Chumbo (C):
0,30 X1 + 0,60 X2 + 0,10 X3 + 0,30 X4 + 0,10 X5 = 0,24
X1, X2, X3, X4, X5 = 0
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
PLT Pesquisa operacional na tomada de decisões / Gerson Lachtermacher. -
4. ed. -
São Paulo : Pearson Prentice Hall ; Valinhos : Anhanguera Educacional, 2011-2013.
223p. : il. -
Disponível em:
http://www.inpeau.ufsc.br/coloquio04/completos/Carlos%20Augusto%20Silveira%20-%20Pesquisa%20operacional%20no%20ensino%20da%20.doc.
Acesso em: 08 Setembro. 2014
Disponível em:
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2001_TR61_0245.pdf
Acesso em: 08 Setembro. 2014
Disponível em:
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR111_0240.pdf
Acesso em: 08 Setembro. 2014
...